Tipos de Dieta

Quais são as dietas proteicas mais populares

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Dietas de proteína com poucos carboidratos são formas populares de perder peso. No entanto, pode ser difícil segui-las. Além disso, elas nem sempre funcionam a longo prazo e ainda podem não ser saudáveis.

Também é importante consultar um médico antes de começar uma dieta proteica, para não correr o risco de ter algum problema de saúde devido à restrição alimentar.

Além disso, não basta só fazer a dieta para perder peso, deve-se conciliar uma alimentação saudável e equilibrada com a prática regular de exercícios físicos.

Então confira os principais tipos de dietas proteicas, as suas vantagens e se essa é realmente a melhor opção para você.

As dietas proteicas privilegiam o consumo de proteínas e gorduras em detrimento dos carboidratos

Dieta Atkins

A Dieta Atkins, criada pelo Dr. Robert Atkins, é uma das mais praticadas por quem quer emagrecer. Quem segue esse plano alimentar deve compor as suas refeições com 27% de proteínas, 5% de carboidratos e 68% de gordura.

continua depois da publicidade

No entanto, as diretrizes alimentares tradicionais recomendam uma dieta que tenha de 10 a 15% de proteínas 40 a 60% de carboidratos e 20 a 35% de gordura.

A dieta Atkins permite todos os tipos de proteína e gordura, incluindo carne, peixe, aves, ovos, queijo, manteiga e óleo, e restringe carboidratos como pão, macarrão, frutas, álcool e vegetais com amido como batata, ervilha e milho.

Entretanto, a grande quantidade de gordura presente nessa dieta pode não fazer bem à saúde.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, riscos associados à dieta Atkins incluem câncer de cólon, perda óssea, danos aos rins e cetoacidose, uma condição que causa tontura, fraqueza e irritabilidade.

continua depois da publicidade

Dieta de South Beach

Criada pelo Dr. Arthur Agatston em 2003, a Dieta de South Beach baseia-se no índice glicêmico, um sistema que avalia alimentos de acordo com a velocidade que o organismo absorve seus açúcares.

Segundo a Universidade do Colorado, essa dieta é mais saudável que outras dietas proteicas e, já que permite o consumo de 20 a 90 gramas de carboidratos por refeição e também libera o consumo de grãos inteiros, legumes, vegetais, laticínios com pouca gordura e gorduras insaturadas, como as presentes azeite de oliva, nos peixes e nas castanhas.

No entanto, a desvantagem dessa dieta é a restrição de alimentos saudáveis como frutas e cenouras, porque eles têm um índice glicêmico alto.

Dieta da Zona (Zone Diet)

O Dr. Barry Sears inventou a Dieta da Zona em meados dos anos 1990. As pessoas que fazem dieta estão na “zona” quando a sua alimentação é composta por 40% de carboidratos, 30% de proteína e 30% de gordura.

Muitos alimentos são permitidos na Dieta da Zona, desde que as proporções da dieta sejam mantidas. Entretanto, ela limita o consumo de massas e de certas frutas. Mas, um dos seus benefícios é que ela libera refeições regulares, desde que sejam de baixas calorias.

continua depois da publicidade

Dieta Paleolítica

Como no plano alimentar anterior, o cardápio da Dieta Paleolítica foca nos alimentos que os nossos ancestrais pré-históricos comiam, como frutas frescas, vegetais, carnes magras, carboidratos pouco glicêmicos e frutos do mar.

Quem segue essa dieta não deve comer alimentos processados, laticínios, legumes, cereais e doces.

A Dieta Paleolítica recria um plano alimentar imitando o que os caçadores-coletores comiam antes da revolução da agricultura. Além disso, recomenda uma ingestão de cerca de 1400-1500 calorias por dia.

A dieta paleolítica foca no hábito dos nossos ancestrais

Dieta Poder da Proteína

Os médicos Michael e Mary Eades criaram a Dieta Poder da proteína em 1996. Suas refeições são compostas por aproximadamente 26% de proteína, 16% de carboidratos, 54% de gordura e 4% de álcool.

A Dieta Poder da Proteína permite todos os tipos de carne, peixe, aves, ovos, queijo, vegetais sem amido, manteiga, óleo e molhos de salada. Além disso ela também permite o consumo de álcool com moderação. Os alimentos que devem ser evitados nessa dieta são frutas, vegetais com amido, grãos e leite.

continua depois da publicidade

Dieta Sugar Busters

A dieta Sugar Busters é composta de 27% proteína, 52% carboidratos e 21% gordura. Nela é permitido o consumo de todas as proteínas, gorduras e de alimentos com baixo índice glicêmico, além do consumo moderado de álcool.

No entanto, essa dieta restringe a ingestão dos seguintes alimentos:

  • Batatas;
  • Arroz branco;
  • Pão;
  • Milho;
  • Cenoura;
  • Beterraba;
  • Alimentos feitos com farinha branca refinada.

Dieta Stillman

A Dieta Stillman é a mais proteica de todas, composta por 64% de proteína, 3% de carboidratos e 33% de gordura. Ela é baseada na teoria de que as proteínas ajudam a queimar gordura, e por outro lado, os carboidratos são armazenados como gordura.

Essa dieta permite o consumo de proteínas magras como carne magra, aves sem pele, frutos do mar, ovos, e queijo com pouca gordura. No entanto, limita a ingestão de gordura, óleos e carboidratos como pão, macarrão, frutas, vegetais e laticínios.

Dieta das Cavernas

O cardápio da Dieta das Cavernas é focado nos alimentos da era paleolítica, que são aqueles que os humanos comiam antes de começar a plantar e a domesticar animais. Dessa maneira, o objetivo dela é treinar seu corpo a comer alimentos saudáveis.

Essa dieta promete ajudar a alcançar o peso ideal do seu corpo, fortalecer a mente e melhorar a conexão do seu corpo com seu ser interior – similar aos instintos de caça de um animal selvagem.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou alguma destas dietas proteicas? Qual delas, e qual o resultado que você obteve? Comente abaixo.

4.8 de 5 (9 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite