Saúde na Mídia

Técnica com sangue promete prolongar a vida e rejuvenescer

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Um estudo realizado pela Universidade de Nanjing apontou que pequenas vesículas extracelulares (sEVs) do sangue de ratos jovens podem rejuvenescer a fisiologia do corpo inteiro e trazer esperanças em relação a uma vida longeva.

O trabalho, publicado na Nature Aging, também sugeriu que o tratamento inovador reverte alterações degenerativas relacionadas à idade em ratos idosos.

Estudo foi conduzido em animais, mas traz esperanças para futuros tratamentos que visam o rejuvenescimento

No estudo, os camundongos machos de 20 meses receberam injeções semanais de sEVs e apresentaram um aumento médio da expectativa de vida para 1.031 dias, 22,7% maior do que a expectativa de vida típica (de 840 dias).

O rato que viveu mais tempo sobreviveu até 1.266 dias, o que equivale a 120/130 anos humanos. A infusão intravenosa de sEVs jovens em ratos idosos melhorou os declínios funcionais relacionados à idade em múltiplos tecidos (ossos, coração, hipocampo, músculos e testículos), além de aliviar os fenótipos senescentes.

Este, portanto, mostrou-se o método mais eficaz para prolongar a vida útil. A terapia de restrição calórica, por exemplo, pode estender a expectativa de vida em 16,4% (978 dias), enquanto a ingestão oral de metformina e nicotinamida causa um aumento de 5,8% (889 dia) e 4,2% (875 dias).

continua depois da publicidade

O estudo apontou também que os sEVs jovens causaram um estímulo na expressão de PGC-1α através de suas cargas de miRNA, melhorando as funções e aliviando déficits mitocondriais em tecidos envelhecidos.

O acúmulo progressivo de miRNAs pró-envelhecimento e a perda de miRNAs rejuvenescedoras no sangue causa uma confusão na homeostase dos tecidos e estimula os déficits energéticos para a atitividade fisiológica.

Método já foi testado por seres humanos, mas especialistas alertam sobre os riscos associados à transfusão de plasma sanguíneo, como imunodepressão e maior suscetibilidade a infecções

Portanto, manter miRNAs rejuvenescedores minimiza os impactos do envelhecimento na saúde e bem-estar. A infusão de sEVs jovens pode servir como uma ferramenta versátil no combate ao envelhecimento e melhora de saúde ao longo da vida por não causar toxicidade na corrente sanguínea.

Vale lembrar que esse tipo de tratamento utilizando o sangue jovem já vem sendo feito em seres humanos. Recentemente, por exemplo, um empresário norte-americano de 45 anos chamado Bryan Johnson recebeu o plasma do filho de 17 anos, Talmage. Veja: Milionário recebe sangue do filho para rejuvenescer.

continua depois da publicidade

Os três passaram por transfusões de um litro de sangue por meio de uma máquina (um lote de plasma líquido e um de glóbulos vermelhos, brancos, células e plaquetas).

O sangue injetado promete causar um rejuvenescimento em Johnson e reparar danos celulares causados ao longo do tempo, substituindo o sangue velho em um corpo idoso por um sangue novo de uma pessoa jovem.

O homem também passou por outros procedimentos na busca pela longevidade. Saiba mais: Milionário que busca imortalidade mostra fotos com mudanças no rosto causadas por tratamentos.

O que achou do estudo? Você faria o procedimento com sangue para rejuvenescer? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade