Um estudo realizado pela Universidade de Nanjing apontou que pequenas vesículas extracelulares (sEVs) do sangue de ratos jovens podem rejuvenescer a fisiologia do corpo inteiro e trazer esperanças em relação a uma vida longeva.
O trabalho, publicado na Nature Aging, também sugeriu que o tratamento inovador reverte alterações degenerativas relacionadas à idade em ratos idosos.
No estudo, os camundongos machos de 20 meses receberam injeções semanais de sEVs e apresentaram um aumento médio da expectativa de vida para 1.031 dias, 22,7% maior do que a expectativa de vida típica (de 840 dias).
O rato que viveu mais tempo sobreviveu até 1.266 dias, o que equivale a 120/130 anos humanos. A infusão intravenosa de sEVs jovens em ratos idosos melhorou os declínios funcionais relacionados à idade em múltiplos tecidos (ossos, coração, hipocampo, músculos e testículos), além de aliviar os fenótipos senescentes.
Este, portanto, mostrou-se o método mais eficaz para prolongar a vida útil. A terapia de restrição calórica, por exemplo, pode estender a expectativa de vida em 16,4% (978 dias), enquanto a ingestão oral de metformina e nicotinamida causa um aumento de 5,8% (889 dia) e 4,2% (875 dias).
O estudo apontou também que os sEVs jovens causaram um estímulo na expressão de PGC-1α através de suas cargas de miRNA, melhorando as funções e aliviando déficits mitocondriais em tecidos envelhecidos.
O acúmulo progressivo de miRNAs pró-envelhecimento e a perda de miRNAs rejuvenescedoras no sangue causa uma confusão na homeostase dos tecidos e estimula os déficits energéticos para a atitividade fisiológica.
Portanto, manter miRNAs rejuvenescedores minimiza os impactos do envelhecimento na saúde e bem-estar. A infusão de sEVs jovens pode servir como uma ferramenta versátil no combate ao envelhecimento e melhora de saúde ao longo da vida por não causar toxicidade na corrente sanguínea.
Vale lembrar que esse tipo de tratamento utilizando o sangue jovem já vem sendo feito em seres humanos. Recentemente, por exemplo, um empresário norte-americano de 45 anos chamado Bryan Johnson recebeu o plasma do filho de 17 anos, Talmage. Veja: Milionário recebe sangue do filho para rejuvenescer.
Os três passaram por transfusões de um litro de sangue por meio de uma máquina (um lote de plasma líquido e um de glóbulos vermelhos, brancos, células e plaquetas).
O sangue injetado promete causar um rejuvenescimento em Johnson e reparar danos celulares causados ao longo do tempo, substituindo o sangue velho em um corpo idoso por um sangue novo de uma pessoa jovem.
O homem também passou por outros procedimentos na busca pela longevidade. Saiba mais: Milionário que busca imortalidade mostra fotos com mudanças no rosto causadas por tratamentos.