Vitaminas e Minerais

Vitamina B12 injetável: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Publicado por
Dr. Alexandre Seraphim

A vitamina B12 injetável, também conhecida como hidroxocobalamina ou cianocobalamina, é uma vitamina do complexo B prescrita para pessoas que têm deficiência de vitamina B12. A falta da vitamina B12 no organismo pode ocorrer por carência nutricional ou por problemas de absorção da vitamina. 

A falta dessa vitamina precisa ser corrigida, pois ela participa de funções importantes no nosso organismo, como a formação de células sanguíneas, regeneração muscular e ainda atua no funcionamento do sistema nervoso. Se a falta de vitamina B12 não for tratada, ela pode resultar em complicações graves de saúde, como a anemia perniciosa

continua depois da publicidade

A vitamina B12 injetável deve ser aplicada diretamente no músculo por um profissional da saúde. Ela é encontrada em ampolas de 2 mL com 5.000 e 15.000 mcg de vitamina B12. 

Esta vitamina pode ser adquirida em farmácias e drogarias, mediante apresentação de receita médica, com o nome comercial de referência Rubranova® ou o similar Cronobê®, com a descrição de cobalamina cronoativa. A vitamina B12 injetável é rapidamente absorvida pelo organismo e tem ação prolongada que pode durar até 10 dias. 

Veja para que serve a vitamina B12 injetável, como usar, os possíveis efeitos colaterais e para quem está contraindicada. 

Para que serve a vitamina B12 injetável

A vitamina B12 serve como auxiliar no tratamento das seguintes condições de saúde: 

continua depois da publicidade

A forma injetável da vitamina B12 é especialmente útil para casos de deficiência grave do micronutriente, como pode ocorrer em pessoas que fizeram uma cirurgia bariátrica ou que têm dificuldade para absorver a proteína no intestino.

Veja quais são os alimentos ricos em vitamina B12, que você pode incluir no seu cardápio e contribuir positivamente com os resultados do tratamento. 

A anemia perniciosa é uma das principais indicações para o uso da vitamina B12 injetável

Como usar a vitamina B12 injetável

A vitamina B12 injetável deve ser aplicada no músculo do glúteo por um/uma profissional da enfermagem ou farmácia. 

A dose a ser usada depende da causa do problema e é determinada pelo médico ou médica que avaliou o caso e deu o diagnóstico. 

A dor leve causada por problemas nos nervos pode ser tratada com doses de 5.000 mcg, até a resolução do quadro doloroso. 

continua depois da publicidade

O tratamento de dores mais intensas pode requerer o uso de doses maiores, de até 15.000 mcg. Conforme a intensidade da dor diminui, o médico ou médica pode reduzir a dose. 

O tratamento de anemia perniciosa requer aplicações diárias de vitamina B12 injetável, na concentração de 100 a 1.000 mcg. As concentrações dessa vitamina no sangue são avaliadas periodicamente, para se determinar a duração do tratamento. 

Pode ser que seu médico ou médica faça o monitoramento de outros parâmetros que podem ter importância para o acompanhamento da doença de base e de sua resposta ao tratamento, por exemplo: 

Vídeo:

Saiba quais são os principais sintomas da falta de vitamina B12 no vídeo abaixo e aproveite para se inscrever no nosso canal com um clique no botão a seguir:

Possíveis efeitos colaterais da vitamina B12 injetável

Os efeitos colaterais mais comuns após as primeiras doses de vitamina B12 injetável são coceira na pele e diarreia. 

continua depois da publicidade

Pessoas que fazem um tratamento prolongado com vitamina B12 injetável podem apresentar outros efeitos colaterais, que precisam ser comunicados ao médico ou médica responsável, pois são mais graves e podem requerer alguns ajustes no tratamento:

  • Suor em excesso.
  • Ganho rápido de peso.
  • Dor para respirar.
  • Sensação de falta de ar ao se deitar.
  • Aumento da ansiedade.
  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Arritmia cardíaca.
  • Dormência, formigamento ou fraqueza muscular.
  • Aumento da sede.
  • Necessidade de urinar com mais frequência.

Não é muito comum, mas algumas pessoas podem apresentar reação alérgica logo após a injeção. Por isso, é fundamental que a aplicação seja feita por um/uma profissional de saúde, pois tem o conhecimento e as condições de lidar prontamente com uma reação alérgica grave. Os sinais e sintomas de uma reação alérgica grave são:

Contraindicações da vitamina B12 injetável

A vitamina B12 injetável não deve ser usada pelos seguintes grupos de pessoas:

  • Crianças.
  • Gestantes.
  • Lactantes.
  • Portadores da doença de Leber, uma doença óptica hereditária.
  • Pessoas com insuficiência renal ou hepática.
  • Pessoas com gota (artrite gotosa).
  • Pessoas com deficiência de ácido fólico.
  • Pessoas com alguma infecção em curso.
  • Pessoas alérgicas à cianocobalamina ou cobalto.
  • Pessoas com algum tumor maligno.
Alguns grupos de pessoas não devem usar o suplemento

É recomendado evitar bebidas alcoólicas durante o tratamento com a vitamina B12 injetável, pois a substância pode diminuir a ação da vitamina.

Fontes e referências adicionais

Qual foi a causa da sua deficiência de vitamina B12? Teve que fazer reposição com vitamina B12 injetável? Quanto tempo durou o seu tratamento? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dr. Alexandre Seraphim