Falta de Vitamina B12 – Sintomas, Causa, Fontes e Dicas

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

A Vitamina B12 é essencial para a formação de células vermelhas do sangue, para a produção de DNA e para o funcionamento adequado e saúde dos tecidos nervosos. A partir de agora, você saberá como se caracteriza a carência de vitamina b12, qual a quantidade ideal para as diferentes fases das nossas vidas e quais as causas e efeitos da falta da vitamina b12. Além de descobrir quais as melhores fontes dessa vitamina.

A seguir, trataremos principalmente das causas, sintomas e tratamento da falta de vitamina B12 no organismo, mas para além disso, existem os benefícios dela para a nossa saúde e bem estar. Entre eles estão a formação e reparo das células, prevenção da anemia, proteção do sistema nervoso, resistência, energia e muito mais. Vale a pena conferir os 10 maiores benefícios da vitamina B12 para a sua saúde.

Uma das melhores formas de absorver a vitamina B12 é ingerindo os deliciosos alimentos que contém a cobalamina – e eles são vários. Como exemplo, podemos citar os mexilhões e o salmão. A gema de ovo é composta por 2mcg da substância a cada porção de 100g. Conheça 13 alimentos ricos em vitamina B12.

A vitamina B12 é encontrada naturalmente em produtos de origem animal como aves, leite, outros produtos lácteos, peixe, carne e ovos, porém, existem estudos e pesquisas que indicam alguns vegetais ricos em vitamina B12 e até um estudo japonês que indica que a adição de fertilizantes naturais podem mudar definitivamente a situação de alguns alimentos. Confira.

Se não for corretamente tratada, a falta de vitamina B12 pode levar à anemia e a danos irreversíveis nos nervos e no cérebro.

O corpo humano não produz vitamina B12, portanto é preciso obtê-la a partir duas possíveis fontes: alimentos de origem animal ou suplementos. E ela precisa ser consumida regularmente.

A quantidade exata de vitamina B12 que cada pessoa precisa depende da idade, da dieta e das condições de saúde de cada um.

A falta de vitamina B12

De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, cerca de 6% das pessoas com idade acima de 60 anos apresentam deficiência de vitamina B12 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Pesquisadores afirmam que a falta desta vitamina é muito mais comum em populações dos países mais carentes, começando no início da vida e persistindo a vida toda.

A carência de vitamina B12 pode causar uma grande variedade de sintomas que se desenvolvem gradualmente no início, e podem piorar se a condição não for tratada.

A falta de vitamina B12 pode ser diagnosticada com base nos sintomas físicos e também através de um exame de sangue. É importante que ela seja diagnosticada e que se encontre uma maneira de como repor o mais rapidamente possível, porque, apesar de muitos dos sintomas melhorarem com o tratamento, alguns problemas causados pela condição podem ser irreversíveis.

Infelizmente, carência de vitamina B12 é relativamente comum, especialmente entre as pessoas mais velhas. Uma pesquisa nacional sobre saúde e nutrição nos Estados Unidos mostrou que 3,2% dos adultos com mais de 50 anos de idade têm nível muito baixo da vitamina e 20% já apresentam sintomas da deficiência.

A quantidade de vitamina B12 que precisamos em diferentes fases da vida

Os adultos em geral necessitam de pelo menos 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 por dia segundo o National Institutes of Health (NIH). 

De acordo com institutos de pesquisa da saúde, a quantidade de vitamina B12 que precisamos diariamente depende da idade de cada pessoa. Veja os valores médios diários recomendados para diferentes idades (em microgramas, mcg).

Fase de vida – Quantidade recomendada

  • Nascimento até aos 6 meses: 0,4 mcg
  • Bebês de 7 a 12 meses: 0,5 mcg
  • Crianças de 1 a 3 anos: 0,9 mcg
  • Crianças de 4 a 8 anos: 1,2 mcg
  • Crianças de 9 a 13 anos: 1,8 mcg
  • Adolescentes de 14 a 18 anos: 2,4 mcg
  • Adultos: 2,4 mcg
  • Adolescentes e mulheres grávidas: 2,6 mcg
  • Mulheres amamentando: 2,8 mcg

Causas da falta de vitamina B12

Existem muitas causas para a deficiência de vitamina B12. Surpreendentemente, duas delas são práticas que visam exatamente melhorar a saúde: a dieta vegetariana e cirurgia para perda de peso.

As plantas não são fontes de vitamina B12. Ela só pode ser encontrada nas carnes, ovos, produtos lácteos e outros derivados de animais, alimentos que são restritamente consumidos em dietas vegetarianas e evitados completamente por veganos. Este grupo de pessoas possui um alto risco de desenvolver uma deficiência de vitamina B12 caso não comam grãos enriquecidos com a vitamina ou tomem suplementos vitamínicos.

As pessoas que passam por cirurgias para perda de peso também são mais susceptíveis à falta de vitamina B12 porque a operação interfere na capacidade do corpo para extrair a vitamina B12 dos alimentos.

A verdade é que mesmo aqueles que seguem dietas ricas em alimentos de origem animal podem sofrer com deficiência de vitamina B12. Isso pode acontecer ou porque não é consumida quantidade suficiente de vitamina B12 para atender as necessidades diárias ou porque o organismo não é capaz de absorver o nutriente como deveria mesmo comendo os alimentos ricos em vitamina B12.

A estimativa do National Health and Nutrition Examination Survey é de que a deficiência de vitamina B12 é bastante comum, principalmente entre os idosos. Cerca de 3,2% dos adultos com mais de 50 anos de idade tem níveis extremamente baixos da vitamina e até 20% pode sofrer com uma falta significativa da vitamina B12.

O mais preocupante é que os sintomas da falta de vitamina B12 podem demorar muito tempo para aparecer. Além disso, a deficiência da vitamina pode ser confundida com uma deficiência de folato em alguns casos.

Conforme dados publicados em 2013 no Journal of Agricultural and Food Chemistry, as condições a seguir também podem causar deficiência de vitamina B12:

  • Utilização de drogas para a azia que reduzem a produção de ácido no estômago (os ácidos são necessários para a absorção da vitamina B12);
  • Redução cirúrgica ou problemas no intestino delgado;
  • Em pessoas idosas, devido à redução na produção de ácido no estômago;
  • Gastrite atrófica, que causa estreitamento no revestimento do estômago;
  • Anemia perniciosa, que torna difícil a absorção da vitamina pelo organismo;
  • Condições que afetam o intestino delgado, como a doença de Crohn, doença celíaca e presença de bactérias ou parasitas intestinais;
  • Uso de metformina para tratar a diabetes que pode diminuir a absorção de vitamina B12;
  • Alcoolismo pois o organismo de pessoas que abusam do álcool não absorve nutrientes em geral com eficiência;
  • Distúrbios no sistema imunológico como lúpus;
  • Uso de medicamentos redutores da acidez do estômago em longo prazo;
  • Bebês nascidos de mães vegetarianas também não pode obter quantidade suficiente de vitamina B12;
  • O risco de deficiência de vitamina B12 também aumenta com a idade.

Sintomas da falta de vitamina B12

Os males causados pela carência de vitamina B12 no organismo podem se desenvolver lentamente, desta forma os sintomas aparecem gradualmente e vão se intensificando ao longo do tempo.

Além disso, dada a variedade de sintomas que a deficiência pode causar, a condição pode ser confundida. Por isto é preciso estar atento aos seguintes sintomas:

  • Fraqueza e fadiga;
  • Vertigens e tonturas;
  • Palpitações e taquicardia;
  • Falta de ar;
  • Ferida na língua com aparência vermelha;
  • Náuseas ou falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Diarreia;
  • Coloração amarelada na pele e nos olhos;
  • Dormência ou formigamento nas mãos, pernas ou pés;
  • Dificuldade para caminhar e problemas de equilíbrio;
  • Anemia;
  • Língua inflamada ou inchada;
  • Dificuldade em pensar e raciocinar ou perda de memória;
  • Paranoia ou alucinações.

Segundo uma pesquisa publicada no International Psychogeriatrics, níveis baixos de vitamina B12 estão relacionados com alterações no humor e no cérebro, o que aumenta o risco de problemas como a depressão e a demência.

Detectar a deficiência vitamínica e iniciar o tratamento rapidamente é importante para evitar complicações neurológicas e outros problemas de saúde como uma anemia grave. Sintomas como dormência e formigamento nos membros indicam que alterações neurológicas podem estar ocorrendo e quanto antes a correção dos níveis de vitamina B12 for feita, menor é o risco de tais danos se tornarem permanentes.

Como é feito o diagnóstico da falta de vitamina B12

Embora um médico experiente possa ser capaz de detectar a deficiência de vitamina B12 com uma boa entrevista e um exame físico, exames de sangue são necessários para confirmar a condição.

De acordo como o Dr. Bruce Bistrian, chefe de nutrição clínica do centro médico Beth Israel Deaconess, afiliado a Harvard, a detecção e o tratamento precoce da falta de vitamina B12 é importante porque “se não tratada, a deficiência pode causar problemas neurológicos graves e doenças do sangue,” afirma ele.

Durante a consulta, o médico pode suspeitar da carência de vitamina B12 após checar o seu histórico médico familiar, seus hábitos alimentares e sintomas. Será através de exames laboratoriais, no entanto, que ele irá fazer a constatação.

Anemia é um sintoma comum de deficiência de vitamina B-12

O corpo precisa de vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos, uma deficiência da vitamina reduz o número de células vermelhas na circulação do sangue, resultando em uma condição chamada anemia.

A anemia provoca sintomas que incluem fadiga, desmaios, tonturas, dores de cabeça, pele pálida e falta de ar.

A anemia megaloblástica é um tipo de anemia causado justamente pela falta de vitamina B12. O corpo precisa de vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos saudáveis e a insuficiência dessas células sanguíneas para transportar oxigênio e outros nutrientes pelo corpo gera um cansaço constante. 

Outro sinal que pode surgir é a icterícia, condição em que a pele e os olhos ficam amarelados.

Falta de Vitamina B12 pode causar queda de cabelo

Muitas partes diferentes do corpo precisam de vitamina B12, incluindo o fígado, olhos, pele e cabelo. Um possível sintoma da falta de vitamina B12 é a perda de cabelo, porque as células precisam se dividir constantemente para produzir um cabelo novo, um processo que requer a produção de DNA. Sem vitamina B12 suficiente, o cabelo para de crescer e o que existe começa a cair.

Quando a perda de cabelo é acompanhada por sintomas de desnutrição e distúrbios gastrointestinais, também é preciso verificar a carência de vitaminas e minerais, incluindo a vitamina B12.

Uma pesquisa publicada em 2019 no periódico científico Dermatology and Therapy indica que vitaminas e minerais são essenciais para evitar a perda de cabelo. E a vitamina B12 é um desses nutrientes necessários para manter os cabelos fortes e saudáveis e prevenir a queda capilar.

Isso também tem a ver com a circulação do sangue. Se há falta de vitamina B12, isso significa que o corpo tem menos glóbulos vermelhos transportando nutrientes e, assim, pode ser que os nutrientes não cheguem em quantidades suficientes até o couro cabeludo, deixando os fios fracos e quebradiços.

Os sintomas da falta de vitamina B12 na pele

A deficiência de vitamina B12 pode causar vários outros sintomas superficiais, incluindo manchas ou lesões na pele, ou estomatite angular, uma condição caracterizada pelo ressecamento dos cantos da boca. Outras deficiências ou condições de saúde também podem causar estes sintomas, mas a carência de vitamina B12 também deve ser checada.

A estomatite angular também pode deixar a língua inchada, causar a sensação de queimação na boca e propiciar o surgimento de úlceras na boca.

Quem sofre de deficiência em vitamina B12 pode ter a pele pálida ou amarelada por causa da icterícia, que – de acordo com um estudo de 2017 publicado na revista The Medical Clinics of North America – acontece quando há problemas na produção de glóbulos vermelhos.

Uma pesquisa de 2006 publicada no periódico científico Clinical Medicine & Research mostra que a produção do DNA necessário para a síntese de glóbulos vermelhos depende da vitamina B12. Sem a vitamina, as células formadas não são fortes o suficiente, causando a tal da anemia megaloblástica. Isso prejudica o processo de divisão celular dos glóbulos vermelhos e deixa as células mais frágeis.

Essa fragilidade dos glóbulos vermelhos também contribui para a pele amarelada, já que quando eles se quebram no fígado há a liberação de bilirrubina, uma substância com tom marrom que em excesso deixa a pele e o branco dos olhos amarelados.

Falta prolongada de vitamina B12 causa danos nos nervos

A deficiência prolongada de vitamina B12 pode causar danos aos nervos; os primeiros sintomas são sensações de formigamento nas mãos e pés, ou graus crescentes de dormência nos membros.

Com o tempo, os danos aos nervos que controlam os músculos causam dificuldade para andar e coordenar os movimentos. Também podem ocorrer problemas de visão, incluindo cegueira e alucinações.

Lesões nos nervos também podem causar, em longo prazo, depressão, problemas de memória ou alterações de personalidade.

Quais as fontes para repor vitamina B12

A vitamina B12, ou cobalamina, é o maior e mais complexo vitamínico conhecido atualmente pelo homem. Uma pequena deficiência desta vitamina pode levar a diversas condições de saúde em curto prazo e causar danos permanentes para o cérebro e o sistema nervoso central em longo prazo.

A vitamina B12 só pode ser encontrada naturalmente em produtos de origem animal, no entanto, formas sintéticas estão disponíveis para serem adicionadas aos alimentos, como os cereais.

As principais fontes para repor vitamina B12 são:

  • Moluscos como as amêijoas;
  • Carne vermelha;
  • Carne de peru;
  • Ostras;
  • Carne de frango;
  • Carne de caranguejo;
  • Salmão;
  • Cereais enriquecidos;
  • Carne de truta;
  • Carne de Arenque.

Procure orientação nutricional profissional

Dada a importância da vitamina B12 para o organismo, é indispensável garantir a presença dessa vitamina no corpo.

Se a sua dieta não permite a ingestão de alimentos de origem animal – como nas dietas vegetarianas ou veganas – é importante consultar um nutricionista para que ele te recomende suplementos de vitamina B12 na dose adequada para você.

Mas mesmo se a sua dieta não é restrita, é preciso fazer exames regularmente para checar os níveis dessa e de outras vitaminas, pois mesmo quem consome produtos de origem animal pode sofrer deficiências vitamínicas.

Consultar um profissional é importante porque a dose de vitamina B12 pode variar de pessoa para pessoa. Quem tem problemas para absorver nutrientes, por exemplo, pode precisar de uma suplementação especial na forma de injeções. 

Cada caso é um caso e, por isso, além de melhorar as suas escolhas alimentares é crucial procurar um bom médico para te ajudar a corrigir suas deficiências nutricionais de forma responsável e saudável.

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você acredita que pode estar sofrendo com a falta de vitamina B12 no organismo? Qual pode ser a causa? Você não tem o costume de consumir estas fontes principais? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (75 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

66 comentários em “Falta de Vitamina B12 – Sintomas, Causa, Fontes e Dicas”

  1. tenho 70 anos minha vitamina b12 estava com 225 ng/l tomei citoneurin 5 000 nitrato 100 doridrato 100mg cianobalamina 5000 mcg e subiu para 1885 ng/l pode causar algum problema obrigado.

  2. Parabéns pela explicação da falta de vitamina B12.
    Amanhã vou pegar a receita com minha médica.
    Realmente estou sentindo vários sintomas que vcs informaram principalmente cabelo caindo, tontura e formigamento mais e pés.
    Obrigada

    • Boa tarde
      Qual tem ou teve falta de vitamina b12 consegue recuperar totalmente principalmente s nível reprodução e sexual ??

  3. Boa tarde,

    Minha mãe esta com a B12 zerada e descobrimos que ela possui alergia a essa vitamina. Estamos sem saber o que fazer pois ela esta com diversos sintomas como perda de peso, de apetite, fadiga, tonturas, perda de memória e indícios de depressão. Estamos com medo de fazer a injetável e ela ter uma reação alérgica grave…

  4. Boa tarde eu comecei a fazer uso desse suplemento de B12 , pois anos tem sofrido com sintomas de palpitação fraqueza fadiga mal-estar mudança de humor, formigamento mãos e pés rosto boca, fiz vários exames particulares cardiologista gastro e não descobriram nada, até que por fim fiz com alergista e descobri que sou alérgica a carne leite glúten, cortei todos os meu cardápio mas não tomei a vitamina B12 porém a médica , não me receitou agora por fim tive a gestação muito complicada estou amamentando e voltei a sentir os sintomas e e graças a esse site esse comentários decide tomar vitamina B12 e creio que tudo vai dar certo ?

  5. Ah dia estou sentindo muito mal estar com tonturas me sentindo muito cansada,porem como muita carne vermelha e ultimamente estou sentindo muita fraqueza nas pernas a ponto se não me sentar posso cair, já fui pra o otorrino eestou tomando remédios para labirintite, fui para indocrinogista a mesma não passou esse exame ainda só contatou que estou com colesterol alto e triglicerideos tbm elevado mas vi agora a falta da vitamina B12 e os sintomas são tudo que eu sinto vou fazer esse exame por conta própria e levar para o clinico.

  6. Tenho carência de B12, fiz um exame de sangue que detectou isso. sinto dormência nas mãos durante toda a noite e parte da manhã, meu cabelos caem muito e sinto tonturas. Muito esclarecedora essa matéria.

  7. Nossa não sei como agradecer,meu irmão está com todos esses sintomas,o médico achou que até poderia se a Síndrome de Wilson.JÁ é a terceira semana que está fazendo a reposição da B12,agora com essa reportagem estou muito confiante que ele irá se recuperar .MUITO OBRIGADA,me ajudou muito!

  8. Adorei a matéria, como a gente sofre com a falta de informações ! Tenho muita fraqueza, cansaço, dores nas pernas! Gostaria que me adicionaram no grupo do whats, sobre a deficiência da vitamina B12. Meu número é 42- 988649009 Obrigada!

  9. Realmente a falta da B12 no organismo causa muitos trans tornos, sou vegetariana e estou fazendo a reposição dela injetável após o exame apontar uma grave deficiência. Todos deveriam fazer esse exame bem antes dos sintomas aparecerem.

  10. Eu tinho uma bebé de3 meses e por volta de um mês a lingua começou a ficar com marcas de dentes problemas de digestaõ e agora a lingua arde ganho afatas cansada será falta da vitamina b12 ,já fui ao médico ele disse que era assunto de dentista