Propriedades dos Alimentos

10 alimentos que causam prisão de ventre

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Você sabia que existem alimentos que causam prisão de ventre e que fazem parte das nossas refeições diárias?

A constipação, ou prisão de ventre, é uma condição em que uma pessoa tem problemas nos movimentos intestinais e passa por dificuldades para evacuar ou o faz de forma irregular.

continua depois da publicidade

Sofrer de constipação pode ser extremamente doloroso e incômodo para qualquer pessoa, entretanto mulheres e idosos costumam sofrer mais com esta doença.

A constipação pode ser crônica, chegando a resultar em obstrução intestinal, e neste caso pode até mesmo ser fatal.

Entretanto, na maioria dos casos, trata-se de um problema de poucos dias, geralmente em decorrência da ingestão de determinados alimentos que causam a prisão de ventre.

Esses alimentos promovem um bloqueio retal no corpo e fazem com que a evacuação seja difícil e dolorida.

continua depois da publicidade

O consumo insuficiente de água também é uma grande causa da constipação, já que as fezes podem endurecer, dificultando assim a passagem intestinal.

As fibras são importantes neste processo. Elas são necessárias para o corpo manter a digestão equilibrada, no entanto, as fibras dietéticas causam muitos problemas.

Alimentos naturais não causam constipação, mas se contiverem fibras dietéticas são motivos de preocupação.

Sendo assim, vamos conhecer os alimentos mais comuns que causam prisão de ventre, e descobrir dicas de como consumi-los sem atrapalhar o bom funcionamento do intestino.

10 alimentos que causam prisão de ventre

1. Carne Vermelha

A carne vermelha é apreciada e consumida por muitos pelo seu sabor. As pessoas pensam que ao comer carne vermelha, como de porco ou vaca, estarão fornecendo proteínas essenciais ao corpo.

continua depois da publicidade

Entretanto, a verdade é que carne cozida é muito difícil de digerir. Uma digestão parcial pode levar até 90 horas, e justamente por esse motivo ela pode causar constipação e o seu consumo excessivo deve ser evitado.

2. Doces

Apesar de satisfazer suas papilas gustativas, sua vontade de doces pode te deixar com prisão de ventre.

Todos os produtos açucarados, como bolos, biscoitos, tortas, docinhos e outras fontes de carboidratos refinados possuem níveis muito baixos de proteína, fibras e líquidos, mas são ricos em gordura e açúcar, e por isso são alimentos que causam prisão de ventre.

Doces são adorados por muitas pessoas, mas se consumidos em grande quantidade e com regularidade, existe um risco enorme de desenvolvimento de uma constipação crônica.

Para aliviar a situação, é preferível escolher produtos ricos em fibras como frutas frescas em vez de doces, que facilitam a formação do bolo fecal.

continua depois da publicidade
Doces e alimentos processados causam prisão de ventre

3. Laticínios

Os laticínios são necessários na dieta, mas também são conhecidos como alimentos que causam prisão de ventre.

Laticínios como leite, queijo, manteiga e bolos são pobres em fibra e possuem muita gordura.

Além de causar constipação, também podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

4. Chips

Um dos lanches preferidos, as batatas chips também podem causar prisão de ventre, pois possuem pouquíssimas fibras e são bastante ricas em gordura.

Comer muitas batatas chips também pode levar a uma sensação de estômago “cheio”, e assim desacelerar a digestão.

Para combater a constipação, deve-se aumentar o consumo de fibras, dando preferência aos alimentos que contenham grãos integrais.

As batatas chips possuem baixo valor nutricional e podem causar prisão de ventre

5. Bananas

As bananas são um alimento contraditório no que diz respeito à prisão de ventre.

Enquanto, as bananas maduras possuem fibras solúveis que tendem a estimular os movimentos intestinais, as bananas verdes que ainda não estão totalmente maduras, possuem muito amido, que podem inchar seu sistema digestivo levando à prisão de ventre

As bananas verdes ainda contém uma grande quantidade de pectina, que pode prender as fezes e absorver a água do trato intestinal.

6. Alimentos processados

Quanto mais processados forem os alimentos, menor será o seu valor nutricional e maior a quantidade de substâncias nocivas à saúde.

Além disso, eles geralmente apresentam altos índices de sódio e de açúcar, que podem, inclusive, causar doenças como hipertensão e diabetes.

Alimentos processados e fast-food como pizzas, salgadinhos, comida congelada e purê de batatas contêm menos fibras e por isso podem causar constipação.

O consumo de alimentos naturais no lugar dos processados é a melhor maneira de prevenir uma possível prisão de ventre. Afinal, alimentos in natura são frescos e possuem todos os nutrientes e fibras intactas.

Frutas e vegetais frescos devem ter prioridade no lugar de alimentos processados, enlatados ou congelados.

7. Cafeína

A cafeína é altamente desidratante, o que pode ser a principal causa para a constipação.

Além disso, é um diurético que estimula a pessoa a urinar mais vezes, diminuindo assim, os níveis de água no corpo e causando dificuldades nos movimentos intestinais, devendo ser evitado por pessoas que sofrem com o intestino preso.

No entanto, a cafeína só trará efeito negativo para constipação se consumida em excesso. Uma xícara de café, por exemplo, possui propriedades químicas que, inclusive, estimulam a movimentação do intestino.

O consumo excessivo de cafeína é uma das principais causas da constipação intestinal

8. Trigo

O trigo é o terceiro cereal mais produzido no mundo, e o segundo alimento humano mais consumido, depois do arroz.

Apesar de possuir fibras, ele pode formar alimentos que causam prisão de ventre.

O trigo contém naturalmente muitos peptídeos opióides, que pode ser 100 vezes mais poderoso que moléculas de morfina.

Esses opióides causam paralisia dos intestinos resultando em prisão de ventre. Para uma digestão correta, é necessária a contração muscular no nosso trato digestivo, que é paralisado pelo trigo.

Nós consumimos trigo em diversos alimentos, como nos pães, massas, pizzas, rosquinhas, o que deixa milhões de pessoas constipadas todos os dias.

E não somente por serem feitos de trigo, mas sobretudo por serem produtos preparados, conhecidos também como processados.

As proteínas presentes nestes alimentos mudam quimicamente devido ao calor, dificultando a sua decomposição pelas enzimas do nosso corpo.

9. Arroz

O arroz é outro cereal e é o alimento básico mais consumido no mundo, principalmente na Ásia.

Ele também é o segundo grão mais produzido no mundo, depois do milho.

Entretanto, também é conhecido como um dos alimentos que causam prisão de ventre.

O arroz pode ser fonte de fibras dependendo da camada externa do grão, e essas fibras são necessárias para nosso corpo, entretanto fibras não digeríveis são as que obstruem os movimentos intestinais.

Usar arroz integral ou arroz selvagem em vez de arroz branco pode ser efetivo para combater a prisão de ventre, além de ser bom para saúde como um todo.

10. Medicamentos

Muitas medicações químicas têm como efeito colateral a prisão de ventre

Não se trata de alimentos, mas eles tinham que estar nessa lista!

Medicamentos são prescritos para melhorar a saúde, mas eles também podem desorganizar o trato digestivo, causando prisão de ventre.

Suplementos de ferro, anestésicos, antiácidos e antidepressivos que contêm codeína e oxicodona podem ser a razão da constipação.

Outros medicamentos, como os para tratar pressão alta, colesterol alto e problemas cardiovasculares também podem causar problemas intestinais.

Ao todo, existem mais de 150 remédios e medicações que são conhecidos por causar constipação, e por isso é importante checar a bula para ver seus efeitos colaterais.

Além disso, o uso de suplementos feitos com ervas e tratamentos naturais devem ser, quando possível, preferencialmente consumidos no lugar das medicações químicas, a fim de manter os seus movimentos intestinais regulares.

Vídeo: 10 piores alimentos para prisão de ventre

Nos vídeos a seguir, você também encontra informações valiosas sobre os piores e melhores alimentos para prisão de ventre:

Vídeo: 10 melhores alimentos para prisão de ventre

Fontes e referências adicionais

Você tem o costume de consumir demais alguns destes alimentos que causam prisão de ventre? É uma pessoa que sofre com a constipação? Comente abaixo sua situação!

3.9 de 5 (37 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • adelma meu filho 34 dias sem fazer faco a dieta já não sei o que fazer me ajude disse:

    me passa uma mns no face uma orientação ele já ficou 4 meses fazendo normal ,mas voltou tudo novamente pode ser o leite cafe?O que ajuda a defecar é água de coco

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Os alimentos citados causam realmente prisão de ventre. se esta situação se manter por muito tempo e não tomarmos precausões poderá acontecer o que me aconteceu. o esforço feito para defecar deu origem a um retocele, situação que vai ser resolvida com cirurgia e as consequências que dai resultam. espero que este comentário vá ajudar a evitar esta situação, obrigado.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Há cerca de 10 meses desenvolví obstipação intestlnal. Era o tipo de coisa que me acontecia muito
    raramente por 1 ou 2 dias. Após um AIT começou meu calvário.
    Costumo ingerir vários tipos de frutas, legumes e hortaliças nas refeições,alguns dos 10+, e medicação.

    Faço 1 hora de exercícios diários. Tomei laxantes prescritos e usei supositório de glicerina (não prescrito).
    Resultado: NENHUM!

    No mais, gostei do artigo. Obrigada.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite