Prisão de ventre – Sintomas, causas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 11/03/2022

A prisão de ventre ou constipação intestinal consiste em uma dificuldade constante para evacuar.

Não são utilizados parâmetros para determinar a frequência normal do funcionamento do intestino, porém o número de evacuações podem variar entre 3 a 12 vezes por semana.

  Continua Depois da Publicidade  

Todavia, os organismos funcionam de forma particular, e só é considerado um quadro típico de prisão de ventre, quando ocorrem três ou menos evacuações por semana ou quando o esforço para evacuar é excessivo, causando um intenso desconforto.

A prisão de ventre é um problema que atinge mais as mulheres e estima-se que 2 entre 3 mulheres sofrem com essa condição.

Os fatores responsáveis pela constipação intestinal podem variar desde o sedentarismo até maus hábitos alimentares, como por exemplo, na ingestão de uma dieta pobre em fibras ou pelo consumo excessivo de proteína animal e alimentos industrializados.

Causas da prisão de ventre

prisão de ventre
O baixo consumo de alimentos fibrosos é uma das causas da prisão de ventre.

Existem diversas causas que favorecem uma possível prisão de ventre. Dentre elas, as mais comuns, são:

  • Uma das causas mais comuns é a adoção de dietas com baixo consumo de fibras. O consumo de alimentos deve ser equilibrado e se você já possui dificuldades para manter a regularidade do funcionamento do seu intestino, não adote dietas com desequilíbrios entre os grupos alimentares.
  • A ingestão de alimentos industrializados e de proteínas de origem animal também influencia de forma negativa para o funcionamento intestinal.
  • Distúrbios psicológicos também podem influenciar no funcionamento do intestino, e assim resultar na prisão de ventre, como ansiedade, estresse e depressão.
  • O baixo consumo de líquidos é uma das causas mais comuns para o mau funcionamento do trânsito intestinal.
  • Sedentarismo e baixa frequência de atividades físicas reduzem o funcionamento da flora intestinal.

O funcionamento irregular do intestino pode ser sintoma para diversas doenças e servir até para identificar distúrbios metabólicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas de prisão de ventre

Abaixo você poderá conhecer alguns dos sintomas que ajudam na identificação e reconhecimento de casos de prisão de ventre.

  • Fezes ressecadas, duras e de pouco volume
  • Poucas evacuações
  • Inchaço abdominal
  • Presença de gases
  • Dores ao tentar evacuar

Como prevenir e melhorar a prisão de ventre

A seguir você verá algumas formas para evitar que esse problema ocorra, e melhorar o funcionamento do intestino em geral.

Ingestão maior de água

A constipação intestinal pode ser evitada com a adoção de métodos simples, como a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia.

Os líquidos atuam diretamente para o bom funcionamento do metabolismo, e consequentemente refletem de forma positiva na eliminação de toxinas pela evacuação das fezes.

Hidratação
Ingerir bastante água é essencial para evitar a constipação intestinal

Controle o consumo de álcool

A ingestão de líquidos é fundamental para manter o funcionamento intestinal regular, entretanto, você deve priorizar as bebidas naturais.

O consumo de álcool dever evitado, pois eles podem causar a desidratação das fezes.

  Continua Depois da Publicidade  

Ingira alimentos que auxiliam no funcionamento regular do intestino

Você deve sempre optar pelos tratamentos naturais para buscar o equilíbrio da flora intestinal.

O uso de medicamentos é aconselhável apenas em último caso e após a avaliação de um médico de confiança.

Baseado nisso, dê preferência aos alimentos que induzem ao bom funcionamento do intestino. Confira abaixo, algumas opções de alimentos funcionais:

  • Mamão
  • Ameixa
  • Linhaça
  • Abóbora
  • Café
  • Aveia
  • Soja
  • Lentilha
  • Verduras e legumes

Prisão de ventre na gravidez

prisão de ventre na gravidez
A prisão de ventre é muito comum na gravidez

Em média de 30% a 40% das grávidas sofrem com a prisão de ventre na fase da gestação. O bloqueio ocorre pela pressão do útero contra o reto e os hormônios produzidos durante esse período.

As gestantes devem conversar com seus médicos, pois a prisão de ventre pode oferecer maiores desconfortos e resultar até em hemorróidas.

Recomenda-se evitar a suplementação vitamínica que contenha ferro, pois contribui para a constipação intestinal.

  Continua Depois da Publicidade  

Tanto a prisão de ventre, como os casos de hemorróidas, tendem a melhorar após o nascimento do bebê.

Os bebês e a constipação intestinal

A prisão de ventre é rara entre bebês de 0 a 3 meses, no entanto é comum ocorrer a constipação na transição do aleitamento materno para a ingestão de novos alimentos para a criança.

O baixo consumo de líquidos também influencia negativamente no trânsito intestinal.

O movimento conhecido como bicicletinha pode auxiliar na prisão de ventre de bebês.

Além disso, fazer leves pressões 3 dedos abaixo do umbigo também induzem ao relaxamento abdominal, podendo influenciar positivamente para o trânsito intestinal.

Exercícios físicos

exercícios físicos
A prática regular de atividade física atua positivamente no trânsito intestinal.

O sedentarismo é uma das causas da prisão de ventre. Se a constipação não cessar, adote hábitos saudáveis.

Os exercícios físicos influenciam positivamente no trânsito intestinal. Caminhadas e musculação são os mais procurados para beneficiar a saúde.

Sintoma de doenças

A prisão de ventre é um sintoma que pode auxiliar no reconhecimento e diagnóstico de diversas doenças.

É importante que hábitos saudáveis sejam adotados para que o impacto seja o menor possível, podendo assim proporcionar uma melhor resposta para os tratamentos posteriores.

Dentre as doenças que podem ser identificadas pela prisão de ventre, podemos destacar as seguintes:

  • Hipotireoidismo
  • Câncer de colón
  • Distúrbios mentais
  • Doenças e distúrbios neurológicos
  • Adoção de determinados medicamentos
  • Doenças intestinais como a síndrome do intestino irritável

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você possui prisão de ventre? Qual acredita que pode ser a maior causa para isso? O que você faz para contornar essa condição? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média 3,94)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

10 comentários em “Prisão de ventre – Sintomas, causas e o que fazer”

  1. Este produto ajuda a combater a prisão de ventre?: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796096711-banquinho-de-cocoras-p-vaso-sanitario-original-e-eficiente-_JM

    Responder
  2. No meu caso, eu consegui curar meus problemas de prisão de ventre mudando 3 hábitos:
    Comecei a comer duas nozes, uma castanha do pará, e duas ameixas secas todos os dias ao acordar, pois elas contém fibras, para não deixar o intestino parar de funcionar por alguns dias. Também estou bebendo mais ou menos 3 litros de água por dia para ajudar a não ressecar as fezes. E o principal, descobri um acessório chamado banquinho de cócoras no site http://www.banquinhodecocoras.com.br e adquiri um para testar. O resultado foi tão imediato que nem acreditei que finalmente tinha encontrado a cura da minha constipação mudando a forma de sentar no vaso. Eu estava tão chateado e envergonhado, que não conseguia falar para ninguém sobre meu problema, nem ir ao médico. Realmente esses 3 passos foram um milagre pra mim. Nunca mais parei de seguir esses 3 passos e nunca mais tive problemas. Espero ter ajudado pois esse é um assunto muito complicado de se falar com outras pessoas. Muitas vezes é motivo de piadas.

    Responder
  3. Bom dia meu pai tem rins policisticos, em hemodialise, e temos sofrido com as prisoes de ventre
    ele pode consumir a farinha de beringela uma vez ao dia

    Responder
  4. Boa noite!
    Eu tenho um filho de 8 anos e ele sofre de prisão de ventre e eu não sei mais.o que fazer, já dei tudo que me ensinam pra dá mais não vejo resultado, será que vcs podem me ajudar?

    Responder
    • É preciso analisar a alimentação dele e se faz uso de algum medicamento. Se já fez tudo que consta no artigo e não mudou, consulte um médico.

      Responder
    • Coma até 2 colheres de Farinha de Banana Verde com Leite no café e Alga Marinha nas principais refeições: funciona rapidinho 2 X no dia. Como a Alga tem muito Iodo, deve ser acompanhado de 1 a 3 Castanha do Pará que tem Selênio para equilibrar a dosagem do Iodo, equilibrando o funcionamento da Tireóide. Se tiver problema de Tireóide, não coma alimentos que tem Glúten, pois, juntas fazem com que a pessoa engorde até com água.

      Responder
    • Coma até 2 colheres de Farinha de Banana Verde com Leite no café e Alga Marinha nas principais refeições: funciona rapidinho 2 X no dia. Como a Alga tem muito Iodo, deve ser acompanhado de 1 a 3 Castanha do Pará que tem Selênio para equilibrar a dosagem do Iodo, equilibrando o funcionamento da Tireóide. Se tiver problema de Tireóide, não coma alimentos que tem Glúten, pois, juntas fazem com que a pessoa engorde até com água.

      Responder
  5. não sei mais o que fazer estou numa dieta tremenda direcionada por uma nutricionista mudou todo meu ritmo de vida ,ja me tiraram tudo que eu achava que era bom,ex pães,leite e os derivados do leite,frituras,carne vermelha e outros tantos,sim eu tive colesterol alto um começo de diabetes,meu coração começou a ter inchaços meu pulmão passou a ter gordura,de tal forma que cheguei ir parar no hospital co suspeita de peunamonia mas minha cardiologista disse que não meu caso era tao somente peso em exesso,tenho 50 anos ,1.60 de altura e estava pesando 87 quilos que agora ja chegam a 99 quilos estou desesperada preciso de ajuda tudo é muito caro não posso gastar com mais nada estou perto de entrar para uma depressão o que faço me ajude por favor

    Responder
    • Coma até 2 colheres de Farinha de Banana Verde com Leite no café e Alga Marinha nas principais refeições: funciona rapidinho 2 X no dia. Como a Alga tem muito Iodo, deve ser acompanhado de 1 a 3 Castanha do Pará que tem Selênio para equilibrar a dosagem do Iodo, equilibrando o funcionamento da Tireóide. Se tiver problema de Tireóide, não coma alimentos que tem Glúten, pois, juntas fazem com que a pessoa engorde até com água.

      Responder