Vida criando vida… Pouquíssimo difundida no Brasil, infelizmente, a alimentação através dos grãos germinados é simplesmente maravilhosa!
Quando comemos verduras, frutas, legumes e tudo mais que veio da terra, estamos ingerindo alimentos saudáveis. Entretanto, a partir do momento em que foram colhidos, começam a morrer. Fato é que, após alguns dias, murcharão e apodrecerão.
Vão perdendo dia a dia seus nutrientes, vitaminas, e todas as suas propriedades, à medida em que o tempo passa.
Uma fruta colhida e consumida na hora é nutricionalmente muito mais rica do que a outra que está num supermercado há vários dias.
Não há nada mais vivo que uma semente germinando. É vida brotando em seu interior, rompendo o envoltório da casca e começando a crescer, gerando uma nova planta, uma nova vida. Os grãos germinados são alimentos vivos.
Uma semente é vida em estado latente. Poderá durar muito tempo, conservando dentro de si a energia armazenada para desenvolver uma nova planta.
Essa semente precisa de um estímulo para começar a se desenvolver. E no momento em que é colocada na água, passa a absorvê-la por osmose, para o seu interior.
A água é o alimento que a semente precisa para começar a se desenvolver. Os grãos começarão a reter essa água, de forma ainda imperceptível para nós, até que, de repente, conseguiremos ver que estão crescendo.
Enquanto isso, no interior dessa semente a vida já começou a se manifestar. Em pouco tempo, dará sinal de sua presença, rompendo a casca.
Durante esse processo, os nutrientes dessas sementes podem triplicar. Por esse motivo, as sementes germinadas são tão saudáveis.
Na verdade, quase todas as sementes, grãos, leguminosas e oleaginosas podem ser germinadas.
Alguns feijões têm uma toxicidade elevada e não devem ser germinados, por esse motivo, o feijão indicado para esse processo é o azuki, que chega a ser ainda mais saudável que os feijões tradicionais.
O processo de germinação de sementes é bastante simples. Não requer prática, nem tampouco, habilidade, somente paciência. Para isso não há necessidade de equipamentos sofisticados e tecnologia avançada.
Nesse procedimento inicial, as sementes absorverão água e aumentarão seu tamanho. Algumas poderão até ter iniciado a germinação.
As sementes com casca deverão passar por todas as etapas abaixo. No caso de sementes sem a casca (nozes, avelãs, amendoim, girassol, amêndoas, etc), o procedimento se encerra na etapa 8.
Você vai precisar de grãos, sementes e água, filtrada de preferência.
No vídeo abaixo, há uma aulinha básica bem simples de ser seguida e entendida.
Os grãos germinados deverão ser consumidos preferencialmente crus, em saladas, sucos e vitaminas, pois qualquer procedimento que os aqueça eliminará muito de suas propriedades nutricionais, assim como qualquer outro alimento fresco que é cozido, assado ou frito.
As sementes e grãos germinados fazem parte da alimentação “raw food”.
Devido à pouca divulgação do método, os frascos apropriados para germinação de sementes encontram-se disponíveis na internet, e não são baratos, mas é possível adaptar frascos comuns, obtendo os mesmos resultados.
O importante é escorrer bem a água, por esse motivo, o pote profissional vem com uma lateral inclinada acoplada à tampa. Incline o potinho ou coloque-o num escorredor de louça. Ele precisará ficar por oito a doze horas escorrendo o excesso de água.
Algumas pessoas poderão ter uma certa resistência, inicialmente, aos grãos germinados, pelo fato de estarem acostumadas ao seu sabor pós cozimento. Essa resistência pode ser vencida, se passarem a ser consumidos em receitas, por exemplo essa:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Essa é uma forma mais fácil de iniciar o consumo dos grãos germinados, e, diante dos benefícios, vale a pena vencer as resistências e preconceitos!
Veja Todos Comentários
eu salvei a vida de uma criança com raquitismo exatamente com comida viva, a criança era vegana e alergica a varios alimentos e vencemos tudo isso!! faço paes com farinhas de graos germinados para salvar vidas
Alguém tem uma lista bem completa de sementes germinaveis?
Até quantas sementes posso combinar em um suco de uma vez?
Grato
Estou interessado em saber mais sobre a farinha de graos germinados para fazer paes. Como encontrar e como saber diferenciar a qualidade desta farinha. Poderia passar a receita ou ensinar como fazer essa farinha.
Conheci a alguns dias o processo de germinação de grãos numa palestra sobre saúde. Estou coletando informações sobre os benefícios pois me interessei muito, achei diferente e bem interessante essa coisa de alimento vivo.
Ja uso a muitos anos suco de girassol germinado com couve e cenoura para circulação. É melhor que medicamentos farmacéuticos. E serve para outros coisas tambem. Passo tudo no liquidificador com 1 copo dagua e cou num pano limpo. Quantidade: uma cenora uma folha de couve e uma mão rasa de girassol
Eu comecei a fazer a uns dias ja germinei lentilha,ervilha,grão de bico,semente de girassol sem casca ,gergelim, e fejão azuki o unico que nao me agradou foi o feijão azuki achei meio doce ,e minha preferida é a lentilha germinada , quero experimentar mais grãos !:)
Consumia linhaça sem germinar e me sentia mal a germinação acabou com todos os desconfortos ficara só os benefícios
Eu não conheço ninguém que tenha o hábito de consumir alimentos germinados. Mas eu estou muito interessada. Estou olhando alguns sites e vou tentar preparar o processo de germinação. Espero conseguir.
Olá, meu nome é Carla R, comecei a experimentar a alimentação viva. O primeiro que fiz foi o grão de bico. Comi aos poucos como quem come um aperitivo (tipo amendoim). Comprei gergelim e linhaça. Gostaria de saber como posso fazer os brotos, posso fazer não é?
Obrigada
Só espalhar sobre toalha de papel molhada e cobrir com outra camada do papel molhada, tbém.