Calorias do feijão – Tipos, porções e dicas

atualizado em

Companheiro inseparável do arroz, o feijão é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, que não ficam muito tempo sem essa famosa leguminosa. Entretanto, você sabe quantas calorias tem em cada tipo de feijão?

O feijão é um alimento altamente nutritivo e que deve fazer parte de uma dieta saudável para manter a saúde e emagrecer, pois serve como uma excelente fonte de vitaminas E, K e do complexo B e minerais, como o ferro, magnésio, fósforo, folato, potássio e cálcio.

Além disso, possui um alto teor de proteínas e fibras que ajudam a manter a saciedade por mais tempo, colaborando para a perda ou mesmo a manutenção do peso.

Existem diversos tipos de feijão disponíveis no mercado, e por essa razão é comum surgir algumas dúvidas, como: Qual tipo é mais nutritivo? Qual o é menos calórico?

Confira abaixo, os tipos de feijão e suas respectivas calorias e aproveite para conhecer o valor energético de alguns pratos à base de feijão, como a feijoada e a dobradinha.

  Continua Depois da Publicidade  

Tipos de Feijão

O Brasil produz cerca de três milhões de toneladas de feijão por ano, mas ainda existem muitos tipos de feijão que são pouco consumidos no país, como é o caso do feijão Azuki.

Então, vamos conhecer alguns tipos de feijão, seus benefícios e o valor calórico de cada um deles.

Feijão Carioca

feiju00E3o carioca

Esse é o tipo de feijão mais consumido no Brasil, sendo responsável por 85% do total de feijão comercializado no país. Também conhecido como carioquinha, essa variedade de feijão é bege e possui listras marrons, sendo rico em potássio, ferro e cálcio.

Como é produzido o ano inteiro, pode ser encontrado com facilidade e com boa qualidade nos mais diversos pontos de venda do país.

  Continua Depois da Publicidade  

Calorias do Feijão Carioca: 1 concha rasa (80 g) do feijão carioca cozido fornece, em média, 73 calorias.

Feijão Branco

feiju00E3o branco

O feijão branco se destaca dos demais devido ao seu alto teor de cálcio e pela presença da faseolamina, uma proteína que tem a capacidade de inibir o processo de digestão dos carboidratos, retardando sua absorção em até 20%.

Como a faseolamina é uma proteína, o cozimento pode fazer com que seja desnaturada e perca suas propriedades emagrecedoras. Para aproveitar seus benefícios, a dica é consumir a farinha de feijão branco, preparada com feijão cru.

Se preferir o feijão branco cozido, as dicas são preparar um delicioso cassoulet de feijão branco (prato de origem francesa que também leva cenoura, tomate e calabresa) ou uma deliciosa salada com tomate picadinho, cheiro verde e atum.

Calorias do feijão branco: 1 concha (80 g) de feijão branco contém 64 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Feijão Azuki

azuki

Menor que os feijões a que estamos habituados, o feijão Azuki é muito utilizado na cozinha japonesa, onde entra no preparo do tradicional anko, o saboroso doce de feijão. Além de ser considerado um diurético natural, o feijão Azuki também ajuda a controlar as taxas de glicose na corrente sanguínea.

Para quem está tentando diminuir a vontade de comer doces, o feijão Azuki pode ser uma boa opção, já que seu sabor adocicado e seu alto teor de fibras ajudam a reduzir a vontade de comer guloseimas.

Calorias do feijão Azuki cozido: 100 gramas (quase meia xícara ou 4 colheres rasas) fornecem 128 calorias. Embora pareça mais calórico que os outros tipos de feijão, o feijão Azuki na verdade tem menos calorias que o feijão preto e o feijão carioca. A diferença é que o feijão de origem japonesa normalmente é consumido sem caldo.

Uma concha (80 g) de feijão Azuki contém 102 calorias.

Feijão Preto

preto

Muito consumido no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, o feijão preto é saboroso e não precisa estar presente no seu cardápio somente nos dias de feijoada. Altamente nutritivo, ele é rico em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, que ajudam a manter a saúde em dia e ajudam a prevenir diversas doenças.

  Continua Depois da Publicidade  

O feijão preto contém oito diferentes flavonoides, substâncias antioxidantes naturais que colaboram para evitar o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas.

Pesquisas recentes têm associado o consumo do feijão preto a uma menor incidência de certos tipos de câncer, como por exemplo o de intestino.

Outro nutriente encontrado em abundância no feijão preto é a vitamina B6 (folato), que tem papel fundamental no bom funcionamento do cérebro. O feijão preto tem mais fósforo, ferro, potássio e cálcio que o tradicional feijão carioca.

Calorias do feijão preto: 100 g de feijão preto cozido e com caldo fornecem 132 calorias. Uma concha média (80 g) fornece 105 calorias. Já uma xícara fornece 227 calorias, em média.

Feijão Fradinho

fradinho

De origem africana, esse é o tipo de feijão utilizado no preparo da massa do nosso tradicional acarajé. Pode também ser utilizado em saladas com atum, bacalhau e frutos do mar. Suas propriedades nutritivas são semelhantes às do feijão carioca.

Calorias do feijão fradinho: 100 g de feijão cozido com caldo fornecem 92 calorias. Uma concha média (80 g) contém 74 calorias

Feijão Vermelho

feiju00E3o vermelho

De sabor forte, o feijão vermelho é bastante popular na culinária francesa, onde é utilizado no preparo de sopas.

Já na cozinha americana, o feijão vermelho (lá chamado de kidney bean, devido à sua semelhança com o formato do rim) entra no tradicional Chilli com Carne, um prato apimentado preparado com carne moída e que foi emprestado do vizinho mexicano.

Como é rico em antioxidantes, triptofano, molibdênio e outros minerais, você pode usar o feijão vermelho para variar um pouco o feijão carioca do dia-a-dia.

Calorias do feijão vermelho cozido: 1 concha (80 g) de feijão cozido sem caldo fornece 126 calorias. Já uma xícara média sem caldo fornece 225 calorias.

Calorias de alguns pratos à base de feijão

O feijão não precisa ser consumido somente cozido e com caldo, ou então na forma de feijoada. Ele pode ser encontrado na composição de diversos pratos típicos da cozinha brasileira. Veja alguns deles e suas calorias:

  • Tutu de Feijão: 1 colher de sopa contém 75 calorias;
  • Feijoada: 371 calorias em uma concha cheia;
  • Salada de Feijão Fradinho: 92 calorias para 100 g (ou duas colheres cheias);
  • Acarajé: 565 calorias por uma unidade média sem recheio.
  • Chili com Carne: 256 calorias em uma xícara;
  • Dobradinha: 322 calorias em uma concha bem cheia (150 g);
  • Feijão tropeiro: 66 calorias em 1 colher;
  • Caldinho de Feijão: 149 calorias em uma xícara pequena;
  • Feijão branco com linguiça: 234 calorias por concha.

Dicas

Veja algumas dicas para aproveitar todos os benefícios do feijão na sua alimentação:

  • Para evitar a formação de gases após consumir o feijão, deixe-o de molho por algumas horas e troque a água antes do cozimento
  • Se você não tem o hábito de consumir feijão todos os dias, cozinhe apenas uma vez na semana e congele em porções menores para facilitar o descongelamento e evitar o desperdício
  • O tradicional louro que as avós usavam para cozinhar o feijão não deve ser abandonado: além de deixar o feijão saboroso, ele também auxilia a digestão.
  • Para não aumentar as calorias do feijão, evite acrescentar bacon, calabresa, etc. Prefira temperos naturais, como a salsa, o louro e o alho. Para dar mais consistência, acrescente pedacinhos de cenoura, vagem ou outro legume de sua preferência
  • Quatro colheres de feijão são uma boa medida para você acrescentar ao seu cardápio todos os dias sem afetar a boa forma. Se preferir um pouquinho mais, diminua a porção de arroz ou outro carboidrato que iria colocar no prato
  • Como os diferentes tipos de feijão contêm variados tipos de nutrientes, alterne alguns deles no seu cardápio semanal ou mensal, dando preferência aos mais nutritivos, como o feijão preto e o feijão branco
  • Na hora de fritar o alho e a cebola, troque o óleo por um fio de azeite. Além de melhorar o sabor do feijão, o azeite traz inúmeros benefícios à saúde
  • Não mantenha o feijão na geladeira por mais que dois ou três dias, para diminuir o risco de uma intoxicação alimentar. No verão, o ideal é que ele fique refrigerado por no máximo 1 ou 2 dias
  • Além de variar os tipos de feijão, varie também seu preparo. Além do tradicional cozido com caldo, experimente o feijão na forma de salada, servido frio e levemente temperado
  • Acrescente couve ao feijão para melhorar a absorção de ferro
  • Para obter os benefícios do feijão sem exagerar nas calorias, faça o preparo com bastante caldo. Lembre-se de que as calorias do feijão em forma de salada serão maiores (quase o dobro) do que na versão com líquido.

Vídeo:

Para entender se o feijão engorda ou emagrece e como incluir em sua dieta, nossa nutricionista preparou o vídeo abaixo que, sem dúvida, vale a pena conferir! Aproveite para se inscrever em nosso canal com um clique no botão a seguir:

Vídeo: Arroz e feijão engorda ou emagrece?

Qual tipo de feijão você costuma consumir com mais frequência em casa? Há algum prato específico que você faça e goste bastante com algum tipo de feijão? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

7 comentários em “Calorias do feijão – Tipos, porções e dicas”

  1. Feijão temperado só no alho com uma colherzinha de sobremesa de óleo..
    Depois de pronto como só com alface temperada com azeite e cebola.
    Adoroooo.. qualquer tipo de beijão sendo bom, claro! Rsrss

    Gostaria de saber quantas calorias tem um prato fundo só de feijão.

    Responder
  2. Olá,
    Costumo fazer feijão, preto, vermelho e branco.
    Salada de feijão branco é muito, muito bom, refrescante e alimenta bem
    Caldinho de feijão preto é muito bom no inverno, aquece bastante
    Feijão vermelho é bom sempre, pretendo em breve fazer salada.

    Responder
    • Olá, chará! 😉 Tome cuidado! Pois somente o caldo não tem esses benefícios. Se preferir, bata, ou apenas amasse, se não tiver problema com isso. Eu prefiro o feijão batido com legumes e hortaliças cruas intercalando com inhame. Mas faça isso de acordo com o seu cálculo da TMB. E se não souber o que é o cálculo da TMB pergunte ao seu médico sobre ela, a “Taxa Metabólica Basal”. vale a pena ter o controle entre seu peso e estatura, peso e metabolismo.

      Responder