Musculação

Agachamento afundo – Dicas, como fazer e erros a evitar

Publicado por
Francisco Santana

Trabalha os músculos das costas e os abdominais, fortalece as coxas, os glúteos e as panturrilha: veja como fazer o agachamento afundo!

O agachamento afundo é uma versão unilateral do agachamento, que exige um pouco mais de estabilidade, força e equilíbrio.

Ele trabalha muito bem os glúteos, além de ajudar a moldar o “bumbum”, aumentar o tecido muscular, desenvolver a força do abdômen e a tornar os quadris mais flexíveis.

Acredita-se ainda que este tipo de agachamento trabalha os músculos das costas e os músculos abdominais.

O exercício também já foi associado a benefícios como o fortalecimento das regiões anterior e posterior das coxas, dos glúteos e das panturrilhas.

continua depois da publicidade

O movimento também requer bastante equilíbrio e coordenação motora, já que traz instabilidade por ser realizado de maneira unilateral.

Aproveite para conhecer outros exercícios para aumentar os glúteos e algumas opções de exercícios para coxas que você pode fazer tanto na academia quanto em casa.

Como fazer o agachamento afundo?

Agachamento afundo com halteres
  1. Em pé, com os pés afastados em uma distância correspondente à largura do quadril, dar um passo para a frente e flexionar o joelho da perna que avançou até que ela fique paralela ao chão. O pé da frente precisa ser completamente apoiado no chão, enquanto o de trás deve ficar com o calcanhar levantado sem tocar no solo;
  2. Após, abaixar lentamente o quadril até a articulação da frente formar um ângulo de 90º e o joelho da perna que ficou para trás aproximar-se do chão. O próximo passo é subir e retornar ao posicionamento inicial. Depois que finalizar as repetições, fazer o exercício trocando a posição das pernas – a da frente passa a ficar atrás e a de trás passa a ficar na frente;
  3. Durante o exercício, pode-se colocar as mãos na cintura, atrás da cabeça, pegar em halteres ou fazer em cima da bosu, para dificultar o exercício e trabalhar mais os músculos do bumbum. Este exercício pode ser feito parado, dando saltos, ou movimentando-se ao longo da sala.

Variações do agachamento afundo

Além da versão clássica do exercício, existem outros tipos de agachamento afundo:

  • Com step
  • Com barra
  • Com halteres
  • Com halteres no bosu

Erros a serem evitados no agachamento afundo

1. Começar sem saber o que fazer e treinar por conta própria

Antes de começar a fazer qualquer treinamento, o que inclui o agachamento afundo, é fundamental consultar o médico para saber se sua condição de saúde permite a prática dessa atividade.

continua depois da publicidade

Além disso, os treinamentos precisam ser acompanhados por um educador físico, que é o profissional especializado na área.

Ele que vai ensinar corretamente como os exercícios, incluindo o agachamento afundo, devem ser realizados, em que momento do treino e quantas séries e repetições.

2. Forçar os joelhos

Ao executar o agachamento afundo, não se deve forçar os joelhos – eles devem funcionar como uma espécie de “dobradiça” ao longo do movimento.

Durante o exercício, os joelhos precisam estar alinhados para frente, sem mexer para dentro ou para fora. E também ao descer eles não devem ultrapassar muito as pontas dos pés.

3. Não alinhar o quadril com a coluna

Na execução do agachamento afundo, o quadril precisa estar alinhado com a coluna para que ela não sofra com uma sobrecarga.

continua depois da publicidade

4. Não prestar atenção na distribuição de força

O praticante deve ficar bastante atento em relação à distribuição de força no agachamento afundo e assegurar que a perna de trás não faça força, não fique rígida, e sirva apenas como um apoio para ajudar no equilíbrio do corpo.

5. Outros erros a serem evitados

O praticante também deve tomar cuidado para não se inclinar muito para a frente e para trás. Os joelhos, os quadris e os ombros precisam ser mantidos voltados para a frente.

É importante tomar cuidado também com a distribuição do peso corporal e certificar-se de que o pé de trás não esteja encostando o calcanhar no chão.

Algo que pode auxiliar é treinar com um espelho de visão lateral para certificar-se de que está fazendo tudo direitinho.

Você já conhecia o agachamento afundo? Costuma fazer ou pretende incluir na sua rotina de treinos agora? Comente abaixo.

continua depois da publicidade
4.3 de 5 (6 Votes)
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Faço musculação desde fevereiro de 21, comecei a fazer afundo com halteres agora, fiz a 6a vez hoje e ainda sinto bastante dor nos quadrícepes, mas já dói menos. Segundo os instrutores estou fazendo certinho, espero que seja apenas adaptação.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Francisco Santana