Exercícios

Agachamento taça (goblet) com halter – Como fazer e erros comuns

Publicado por
Francisco Santana

O agachamento taça (goblet) é uma ótima opção de agachamento para os iniciantes.

O exercício é educativo, pois ensina o mínimo necessário para se sair bem em qualquer outro tipo de agachamento. Sendo assim, o agachamento goblet pode ser um bom treino antes de você migrar para exercícios mais desafiadores como o agachamento frontal com barra, por exemplo.

Além de mobilizar músculos como os quadríceps, os isquiotibiais, os glúteos e as panturrilhas, o agachamento goblet também fortalece as articulações dos quadris, dos joelhos e dos tornozelos.

Em menor grau, o exercício também estimula os antebraços, os bíceps, os ombros e o abdômen. Mas o alvo principal é o quadríceps (parte da frente da coxa).

O agachamento taça não é apenas um exercício para a construção de massa muscular nas pernas. De fato, ele também é importante para melhorar a postura, o condicionamento físico, a coordenação motora e o equilíbrio.

continua depois da publicidade

Aliás, fazer o agachamento taça (goblet) ajuda na execução de tarefas simples do dia a dia, como por exemplo agachar para pegar um objeto do chão, levantar de uma cadeira ou sair da cama pela manhã.

Como fazer agachamento taça (goblet)

Antes de qualquer coisa, aprenda a segurar o halter corretamente. Para isso, segure o halter na vertical usando ambas as mãos e trazendo-as para perto do peito. Segure como se estivesse levantando uma taça ou troféu. Os cotovelos ficam dobrados para manter o peso no centro do peito ao longo de todo o movimento.

A postura correta também faz toda a diferença nos resultados. Portanto, mantenha os pés afastados entre si um pouco além da distância entre os seus ombros. Deixe os dedos dos pés levemente apontados para fora e mantenha os calcanhares no chão o tempo todo.

Olhando para a frente com a coluna ereta, agache o máximo que conseguir flexionando os joelhos e jogando os quadris para trás. Não esqueça de deixar os joelhos alinhados com as pontas dos pés e o abdômen contraído durante todo o agachamento. 

continua depois da publicidade

Se conseguir, sincronize o movimento com a sua respiração. Assim, inspire o ar enquanto agacha e expire enquanto volta à posição inicial. Repita quantas vezes for preciso para completar a sua série. Em geral, são recomendadas de 2 a 3 séries com 10 a 15 repetições cada.

Na falta do halter, você também pode usar um kettlebell ou uma anilha como carga.

Erros comuns

Erros de movimento podem provocar dores e evitar os melhores resultados com o agachamento

Apesar de ser um agachamento bem simples e fácil de aprender, é recomendado tomar cuidado para não cometer os erros a seguir.

Inclinar-se muito para a frente

Algumas pessoas se inclinam demais para a frente, comprometendo a postura. 

Diferente de um agachamento tradicional em que o peso fica nos ombros e onde a tensão pode afetar a lombar, o agachamento taça concentra a carga na frente do corpo, como uma espécie de contrapeso. Isso é bom para a coluna, pois reduz o risco de lesão e melhora a postura, diminuindo a chance de você se inclinar demais e perder o equilíbrio.

continua depois da publicidade

De fato, por causa do peso à frente do corpo, você acaba ficando mais consciente de manter o peito aberto e os ombros para trás. Além disso, segurar o halter próximo ao peito faz o abdômen contrair mais, fortalecendo o core

Deixar os joelhos cederem para dentro

Durante o agachamento goblet, é comum que os cotovelos fiquem próximos à parte de dentro dos joelhos no momento da descida. Mesmo que isso ajude a evitar que os joelhos movam para dentro ao longo do exercício, isso ainda pode acontecer. 

Esse problema também pode ser chamado de joelho valgo e pode causar dor no joelho e aumentar o risco de lesão. 

Segurar o halter longe do corpo

É importante que o halter fique bem próximo ao seu peito. Se você afastar muito o peso do corpo, o bíceps será mais usado do que o quadríceps para manter o equilíbrio. 

Além de dificultar a execução correta, deixar o halter distante também interfere na quantidade de peso que você é capaz de suportar.

continua depois da publicidade

Ficar na ponta dos pés

Por conta do peso na frente do corpo, pode ser que você se incline um pouco para a frente e tire os calcanhares do chão. Porém, isso pode causar desequilíbrio além de dores nas costas e nos joelhos.

Para evitar esse erro, contraia o abdômen, mantenha o peito aberto e os ombros para trás. E, claro, deixe toda a sola do pé em contato com o chão. 

Ao praticar o agachamento taça corretamente, será notável a sua evolução em outros tipos de agachamentos. Além disso, sua postura no dia a dia tende a melhorar. Mas lembre-se que se você sentir dor ou desconforto nas costas ou no joelho, o ideal é diminuir a amplitude de movimento, reduzir a carga ou então parar o exercício.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a importância do agachamento to taça para outras variações de agachamento? Você domina esse movimento? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Francisco Santana