Propriedades dos Alimentos

Benefícios da fruta calabura – Para que serve e propriedades

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A fruta calabura pode trazer vários benefícios para a saúde, principalmente por suas propriedades nutricionais e anti-inflamatórias.

A calabura (Muntingia calabura) é uma fruta adocicada rica em vitamina C. Conheça a seguir para que serve e quais são os benefícios da fruta.

Pode ter efeito analgésico

Um dos benefícios da exótica fruta é o efeito analgésico

A fruta calabura tem propriedades analgésicas que ajudam a aliviar a dor. Isso é possível porque o alimento relaxa os vasos sanguíneos. Assim, durante uma dor de cabeça forte causada pela constrição dos vasos sanguíneos, a calabura pode dilatar os vasos, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo a dor.

Além da ação analgésica, a fruta calabura também tem vitamina C e flavonoides, que promovem um ótimo efeito antioxidante que ajuda a melhorar a saúde e função imunológica.

Pode ajudar a reduzir a pressão arterial

A fruta calabura é conhecida por aumentar o óxido nítrico no sangue. Esse é um composto que relaxa os vasos sanguíneos e ajuda a melhorar a circulação do sangue, reduzindo então a pressão arterial.

continua depois da publicidade

Certamente, esse efeito também é bom para o coração e pode servir como auxiliar no tratamento da disfunção sexual masculina. 

Melhora a imunidade

Por ser rica em vitamina C, a fruta calabura é excelente para prevenir gripes e resfriados. Além disso, sua ação antioxidante melhora a imunidade e pode ajudar a prevenir certas doenças. 

Por fim, a calabura também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas capazes de combater e ajudar na prevenção de diversas infecções. 

É boa para a digestão

As fibras da calabura ajudam a regular a função intestinal, contribuindo para uma digestão melhor e para a redução de desconfortos como por exemplo o excesso de gases, a azia, a dor de estômago, a cólica, a náusea ou a indigestão. 

continua depois da publicidade

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas da fruta podem contribuir com o tratamento de inflamações como úlceras gástricas e ajudar a prevenir infecções por bactérias que prejudicam a saúde intestinal. 

Pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Uma coisa que pouca gente sabe é que a calabura pode ser boa para os diabéticos.

A fruta contém compostos como ácido ascórbico, beta-caroteno, fibras, riboflavina, tiamina e niacina. De fato, esses nutrientes em conjunto com uma dieta balanceada e o tratamento adequado podem ajudar a regular os níveis de açúcar e a prevenir a hiperglicemia.

É rica em nutrientes

Mais um benefício da fruta calabura diz respeito aos seus nutrientes. 

Ela fornece nutrientes importantes para a saúde, incluindo carboidratos, fibras, proteínas, vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro.

continua depois da publicidade

Outros benefícios da fruta calabura

A calabura também pode ajudar no tratamento da gota, aliviando a dor associada à inflamação.

O fruto ainda combate radicais livres, o que deixa a pele preservada por mais tempo e previne muitas doenças. 

Como consumir

A fruta calabura pode ser consumida crua ou cozida

A fruta calabura pode ser consumida fresca ou então pode ser usada no preparo de doces, geleias e tortas, por exemplo. Aliás, ela pode ser consumida crua ou cozida. 

Por fim, embora seja menos comum, também é possível preparar um chá com as folhas da árvore frutífera que produz a calabura. Neste último caso, quem já fez o chá afirma que a bebida tem o gosto parecido com o do chá verde. 

Fontes e referências adicionais

Você sabia que a fruta calabura é boa para o controle da diabetes? Já conhecia todos os seus benefícios? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
4.8 de 5 (6 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Muito bom saber disso eu via essa árvore na minha cidade e não sabia que o fruto era comestível aliás houvi falar dela no meu trabalho aí que tinha algo tão bom perto de casa e por falta de conhecimento não aproveitava aliás não vejo ninguém colhendo os frutos dela.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Q bom conhecer as propriedades da calabura. Adorei!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Feliz por ter um pé plantado pelos pássaros e saber de ttos benefícios, mas gostaria de saber tb de seus malefícios. Existem?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostei da explicação,tenho uma dessa e não sabia o nome nem os seus benefícios,agora vou aproveitar mais.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá, me chamo Núbia Silva Rabelo, moro m Santarém-Pará, em minha região conhecemos essa planta por nome curumim chamamos a planta curuminzeiro,comemos seus frutos desde da minha infância,quando íamos para o interior da minha família,seus frutos são bem doces, a folha da planta é utilizada na composição do tarubá, massa da mandioca que fica por muitos dias dentro de um balde misturado com a folha da planta, passado esse periodo de cura da massa, os produtores levam para a feira para vender, depois a pessoa bate no liquidificador com água, açúcar ou leite condesado, tornando assim uma bebida muito saborosa, se deixamos no sol ela fermenta mais ficando como se fose uma cachaça.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite