Benefícios da fruta calabura – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 02/02/2022

A fruta calabura pode trazer vários benefícios para a saúde, principalmente por suas propriedades nutricionais e anti-inflamatórias.

A calabura (Muntingia calabura) é uma fruta adocicada rica em vitamina C. Conheça a seguir para que serve e quais são os benefícios da fruta.

  Continua Depois da Publicidade  

Pode ter efeito analgésico

Benefícios da fruta mutingia calabura
Um dos benefícios da exótica fruta é o efeito analgésico

A fruta calabura tem propriedades analgésicas que ajudam a aliviar a dor. Isso é possível porque o alimento relaxa os vasos sanguíneos. Assim, durante uma dor de cabeça forte causada pela constrição dos vasos sanguíneos, a calabura pode dilatar os vasos, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo a dor.

Além da ação analgésica, a fruta calabura também tem vitamina C e flavonoides, que promovem um ótimo efeito antioxidante que ajuda a melhorar a saúde e função imunológica.

Pode ajudar a reduzir a pressão arterial

A fruta calabura é conhecida por aumentar o óxido nítrico no sangue. Esse é um composto que relaxa os vasos sanguíneos e ajuda a melhorar a circulação do sangue, reduzindo então a pressão arterial.

Certamente, esse efeito também é bom para o coração e pode servir como auxiliar no tratamento da disfunção sexual masculina. 

Melhora a imunidade

Por ser rica em vitamina C, a fruta calabura é excelente para prevenir gripes e resfriados. Além disso, sua ação antioxidante melhora a imunidade e pode ajudar a prevenir certas doenças. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, a calabura também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas capazes de combater e ajudar na prevenção de diversas infecções. 

É boa para a digestão

As fibras da calabura ajudam a regular a função intestinal, contribuindo para uma digestão melhor e para a redução de desconfortos como por exemplo o excesso de gases, a azia, a dor de estômago, a cólica, a náusea ou a indigestão. 

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas da fruta podem contribuir com o tratamento de inflamações como úlceras gástricas e ajudar a prevenir infecções por bactérias que prejudicam a saúde intestinal. 

Pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Uma coisa que pouca gente sabe é que a calabura pode ser boa para os diabéticos.

A fruta contém compostos como ácido ascórbico, beta-caroteno, fibras, riboflavina, tiamina e niacina. De fato, esses nutrientes em conjunto com uma dieta balanceada e o tratamento adequado podem ajudar a regular os níveis de açúcar e a prevenir a hiperglicemia.

É rica em nutrientes

Mais um benefício da fruta calabura diz respeito aos seus nutrientes. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ela fornece nutrientes importantes para a saúde, incluindo carboidratos, fibras, proteínas, vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro.

Outros benefícios da fruta calabura

A calabura também pode ajudar no tratamento da gota, aliviando a dor associada à inflamação.

O fruto ainda combate radicais livres, o que deixa a pele preservada por mais tempo e previne muitas doenças. 

Como consumir

Calabura
A fruta calabura pode ser consumida crua ou cozida

A fruta calabura pode ser consumida fresca ou então pode ser usada no preparo de doces, geleias e tortas, por exemplo. Aliás, ela pode ser consumida crua ou cozida. 

Por fim, embora seja menos comum, também é possível preparar um chá com as folhas da árvore frutífera que produz a calabura. Neste último caso, quem já fez o chá afirma que a bebida tem o gosto parecido com o do chá verde. 

Fontes e referências adicionais

Você sabia que a fruta calabura é boa para o controle da diabetes? Já conhecia todos os seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário