O chá de quebra pedra é uma bebida muito comum na medicina tradicional, e é muito usada justamente pelos benefícios que pode trazer para a saúde.
O principal deles é a ajuda na eliminação de cálculos renais, mas existem muitos outros benefícios que essa erva pode nos trazer.
Então, vamos descobrir agora para que serve o chá de quebra pedra e se ele ajuda a emagrecer, além de aprender a preparar a bebida.
Na verdade, o chá de quebra pedra ajuda a eliminar líquidos, uma vez que tem efeito diurético. Assim, para pessoas que sofrem com retenção de líquidos, o chá pode ajudar a reduzir medidas. Mas ele não ajuda na queima de gordura, e nem reduz o apetite.
Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP demonstrou que o chá de quebra pedra ajuda tanto a reduzir o tamanho quanto a eliminar os cálculos renais, conhecidos popularmente como pedra nos rins.
Isso ocorre porque a erva estimula a eliminação de potássio e magnésio pela urina, e assim leva à redução da concentração de oxalato de cálcio e ácido úrico.
Além disso, o consumo da erva é seguro para a maior parte das pessoas, e a ocorrência de efeitos colaterais é rara.
O chá de quebra pedra possui propriedades diuréticas, ou seja, que estimulam a eliminação de água através da urina.
Isso é benéfico para quem sofre com retenção de líquido no corpo, uma condição que causa inchaço e desconforto.
O chá de quebra pedra também pode ser útil no tratamento de infecções gástricas, como aquelas causadas pela Helicobacter pylori.
Esse efeito se deve ao poder antibacteriano da erva, de acordo com um estudo chileno publicado no periódico Phytotherapy research.
Mas os próprios pesquisadores advertem que ainda são necessários mais estudos para saber exatamente como utilizar esta erva para o tratamento de infecções gástricas.
Outro estudo chileno, publicado no periódico Bioresource technology demonstrou que a quebra pedra também pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue, graças aos compostos fenólicos encontrados na erva.
O consumo do chá de quebra pedra pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, e assim contribuir para a redução da pressão arterial. Além disso, seu efeito diurético também pode ser útil no tratamento da hipertensão.
Alguns estudos preliminares demonstraram que o extrato da quebra pedra ajuda a proteger o fígado contra os danos causados pelo álcool.
Mas, como se trata de estudos iniciais, não se sabe qual a dose necessária para atingir esse efeito, nem se a erva ajudaria em outros tipos de intoxicação.
De forma semelhante ao que ocorre nos cálculos renais, o chá de quebra pedra também pode ajudar na prevenção do desenvolvimento de pedras na vesícula. Mas, ainda é necessária a realização de mais estudos para confirmar esse efeito.
Outro benefício da quebra pedra é a proteção do fígado contra a inflamação no órgão, que geralmente são causadas por vírus, como no caso da hepatite B.
Além do mais, pesquisadores estão estudando a possibilidade de a erva ter propriedades antivirais, que ajudariam bastante no tratamento das hepatites.
A gota é um tipo de artrite que causa dores e limitação de movimentos em quem sofre do problema, e é causada pelo acúmulo de ácido úrico no organismo.
Entretanto, alguns cientistas já demonstraram que o consumo da quebra pedra pode contribuir para a redução dos níveis sanguíneos de ácido úrico.
Assim, embora mais estudos ainda sejam necessários, a erva pode ajudar tanto no tratamento quanto na prevenção da gota.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Veja Todos Comentários
ANTONIO NAPOLEÃO DA HORA 62 ANOS 20/12/2016 FAÇO USO DO CHÁ DE QUEBRA PEDRA Á MUITOS ANOS QUE ATE PERDIR Á CONTA SINTO-ME MUITO BEM ESTÁ DOS MEUS RINS FIGADO E PANCRE , COMBATE CALCULOS RENAIS E PEDRA NA VESICULA OTIMO PARA O ESTOMAGO COMBATE Á GRASTITE REFLUXO EVITA UCERA DE ESTOMAGO E EXELENTE PARA UMA BOA DIGESTÃO APOS AS 02 REFEIÇÕES ALMOÇO E JANTA TAMBEM E BOM PARA RESACA ALCOLICA . POR ISSO RECOMENDO . PAZ , E BEM.!