Chá para Gastrite – 5 Melhores, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

A gastrite é a erosão, inflamação ou infecção do revestimento do estômago. A doença pode ser provocada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobater pylori.

Dentro de um quadro da condição, o que temos é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal com os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam por causar danos à parede do estômago.

A gastrite pode ser aguda – dura um período curto de tempo – ou crônica –  persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Os seus sintomas incluem: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

No entanto, não é sempre que a doença provoca sintomas notáveis, daí a importância em fazer check-ups e exames regulares com o médico: fica mais fácil que o profissional identifique a condição mesmo sem o paciente queixar-se de algum dos sintomas associados à gastrite.

5 opções de chá para gastrite 

Vamos falar a respeito de algumas sugestões de chá para gastrite. Porém, antes de tudo, é nosso dever alertar que as bebidas aqui descritas não vão acabar com a doença, apenas acredita-se que elas possam ajudar de alguma maneira.

Lembramos que para tratar a gastrite, você deve seguir todas as orientações passadas pelo médico, em relação a mudanças na alimentação, o uso de medicamentos e demais aspectos do tratamento que forem recomendados pelo profissional.

Além disso, jamais ignore o tratamento, substituindo-o pelo uso de somente um chá. É fundamental que você tome esses cuidados para não ver o seu quadro de gastrite agravar e sofrer com complicações da doença como úlcera e câncer.

Agora, falando do chá em si, espere a bebida esfriar um pouco antes de tomá-la porque ingerir líquidos em altas temperaturas pode agravar o quadro da gastrite.

Sem mais delongas, vamos conhecer algumas opções de chá para gastrite na lista a seguir:

1. Chá de camomila

O médico quiroprático Martin Hughes escreveu, em artigo publicado, que o chá de camomila pode ser particularmente bom para a gastrite.

Segundo ele, a médica naturopata Sharol Tigner, que também é autora do livro Herbal Medicine From the Heart of the Earth (Medicina Herbal do Coração da Terra, tradução livre), afirma que o chá de camomila tem um uso histórico no tratamento de gastrite, úlceras gástricas, indigestão e gases intestinais.

Hughes explicou que o chá é dotado de propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibacterianas. Porém, ele também alertou que são necessárias mais investigações científicas para comprovar a eficácia da bebida para esses fins.

Como fazer chá de camomila 

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá de folhas e flores secas de camomila;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água em uma panela e levar para ferver; Desligar, adicionar a camomila, tampar a panela e deixar abafar por 15 minutos; Coar o chá, esperar o chá esfriar um pouco e servir-se.

Alertamos que uma pequena porcentagem de pessoas pode apresentar reações alérgicas à camomila.

2. Chá de hortelã

A hortelã é composta por substâncias anti-inflamatórias, que podem contribuir para desinflamar as feridas formadas pelo suco gástrico do estômago, e pode ser um importante chá para gastrite.

Como fazer chá de hortelã 

Ingredientes: 

  • 300 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de hortelã picadas.

Modo de preparo:

Ferver a água dentro de uma panelinha apropriada; Desligar o fogo, adicionar a hortelã, tampar e deixar abafar durante 10 minutos; Coar, esperar o chá esfriar um pouco e servir-se.

3. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa pode contribuir como um chá para gastrite porque a planta auxilia a diminuir a acidez do estômago e ajuda na regeneração do órgão.

Conforme pesquisamos, a gastrite é desenvolvida justamente quando a acidez estomacal aumenta a um ponto tão significativo que passa a agredir o próprio órgão.

Como fazer chá de espinheira-santa 

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas de espinheira-santa;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Depois que já tiver fervido a água dentro de uma panelinha apropriada, acrescentar as folhas de espinheira-santa; Tampar a panela e deixar descansar ao longo de 10 minutos; Coar e tomar o chá morno.

4. Chá de aroeira

Segundo o que encontramos, o chá de aroeira pode ser outro bom chá para gastrite, graças ao fato de possuir propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antiácidas e auxiliar a diminuir a acidez estomacal.

O chá de aroeira contribui com o combate à bactéria Helicobacter pylori, que é uma das possíveis causas da condição.

Como fazer chá de aroeira 

Ingredientes:

  • 3 a 4 pedaços de casca de aroeira;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

Levar os ingredientes dentro de uma panelinha apropriada para ferver durante 10 minutos; Esperar amornar, coar e servir-se.

5. Chá de manjericão santo

De acordo com informações encontradas, acredita-se que o manjericão santo possa auxiliar a gastrite aguda porque a planta possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que podem colaborar com a diminuição da inflamação e reduzir a infecção trazida pela bactéria Helicobacter pylori, uma das possíveis causas da gastrite.

Como fazer chá de manjericão santo 

  • 1 colher de chá de folhas de manjericão santo;
  • Água quente.

Modo de preparo:

Depois que a água já estiver quente, imergir as folhas de manjericão santo; Tampar e deixar descansar por aproximadamente cinco minutos; Coar, esperar esfriar um pouco e servir-se.

Cuidados importantes 

Antes de tomar qualquer uma dessas opções de chá para gastrite, consulte o médico para saber se a bebida não pode fazer mal e em que dosagem você pode utilizá-la. A recomendação serve para todos, principalmente crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Mesmo os produtos naturais como as ervas utilizadas no chá podem provocar efeitos colaterais ou ser contraindicados para algumas pessoas. Ao experimentar qualquer tipo de reação adversa ao tomar um chá para gastrite, procure rapidamente a ajuda médica para saber o que deve fazer.

Também é importante informar ao médico a respeito de qualquer medicamento, suplemento ou outro produto natural que esteja utilizando para que ele verifique se não existem riscos de interação entre a substância em questão e o chá para gastrite que você for tomar.

O ideal é não demorar muito para tomar o chá depois do seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), para que o oxigênio do ar não destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Entretanto, como quem tem gastrite não pode tomar a bebida muito quente, é preciso esperar o chá dar uma esfriada. Durante essa espera, vale a pena deixar o chá bem fechadinho, para não expô-lo tanto ao oxigênio.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Você já tomou algum chá para gastrite e teve bons resultados? Que tipo você experimentou e seu médico receitou o consumo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (68 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Chá para Gastrite – 5 Melhores, Como Fazer e Dicas”

  1. Eu já tomei chá de aroeira e nunca mais senti dó no estômago já 3 anos que fiz uso dessa árvore graças a Deus tô curada

  2. Eu tive uma forte dor de estômago mas não fiz endoscopia tomei chá de espinheira santa e remédios para dor amanheci empolada.