Utilizadas no tratamento de diversas doenças, é possível usar ervas e plantas medicinais na forma de chá até para tratar ou amenizar a gastrite. Por isso, veja a seguir 6 opções de chás que podem ajudar no tratamento dessa doença e contribuir para a redução dos seus sintomas.
Nesse sentido, a gastrite é a inflamação do revestimento do estômago causada pelo estresse crônico, uso excessivo de álcool ou medicamentos e infecções, especialmente aquelas causadas pela bactéria Helicobacter pylori.
Sendo assim, a exposição prolongada dos ácidos do estômago na parede estomacal causa danos a ela e, assim, surgem os sintomas como náusea, vômitos (que podem ter a presença de sangue), indigestão, dor na “boca do estômago” e azia.
Além disso, outro ponto que merece destaque é quanto ao seu tempo de evolução: A gastrite aguda surge repentinamente e costuma ser passageira. Enquanto isso, a gastrite crônica costuma surgir de maneira progressiva, alcançando estágios inflamatórios mais intensos ao longo dos meses ou anos.
No entanto, não é sempre que a doença provoca sintomas notáveis. Por isso, é fundamental realizar check-ups e exames regulares com o médico, facilitando o seu diagnóstico antes mesmo que os sintomas associados à gastrite surjam ou se intensifiquem.
6 opções de chá para gastrite
Existem algumas opções de chá para gastrite. Mas, é importante saber que elas não vão curar a doença, apenas acredita-se que elas possam ajudar de alguma maneira. Portanto, jamais substitua o tratamento pelo uso de chás.
Além disso, o tratamento da gastrite deve ser disciplinado. Por isso, é necessário seguir as orientações passadas pelo médico, sejam elas as mudanças na alimentação e estilo de vida, uso de medicamentos ou outras variáveis que ele informará.
Agora, falando do chá em si, é importante esperar a bebida esfriar antes de tomá-la, pois ingerir líquidos em altas temperaturas pode agravar o quadro da gastrite. Então, vamos conhecer algumas opções de chá para gastrite na lista a seguir:
1. Chá de camomila
O chá de camomila é muito conhecido por suas propriedades calmantes. Além delas, a camomila possui compostos bioativos, como o alfa-bisabolol, que tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, podendo auxiliar nos sintomas causados pela gastrite.
Mas, é importante ressaltar que os estudos atuais alertam para a necessidade de mais investigações a fim de comprovar a eficácia da bebida para o tratamento da gastrite.
Como fazer chá de camomila
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas e flores secas de camomila;
- ½ litro de água.
Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela e leve para ferver. Desligue o fogo, adicione a camomila, tampe a panela e deixe abafar por 10 a 15 minutos. Em seguida, coe o chá, espere esfriar um pouco e sirva. No entanto, alertamos que uma pequena porcentagem de pessoas pode apresentar reações alérgicas à camomila.
- Veja também: Como fazer chá de camomila – Receita e dicas
2. Chá de hortelã
A hortelã é uma erva aromática, composta por substâncias anti-inflamatórias, que podem contribuir para desinflamar as feridas formadas pelo suco gástrico do estômago, ajudando a aliviar os sintomas da gastrite como a azia e indigestão.
Como fazer chá de hortelã
Ingredientes:
- 300 ml de água;
- 2 colheres de sopa de hortelã picadas.
Modo de preparo:
Ferva a água e, quando ela estiver borbulhando, desligue o fogo e adicione a hortelã. Então, tampe e deixe abafar por cerca de 10 minutos. Coe e consuma o chá morno.
- Veja também: Como fazer chá de hortelã – Receita e dicas
3. Chá de espinheira-santa
O chá de espinheira-santa já foi cientificamente comprovado que pode auxiliar no tratamento da gastrite e úlceras dispépticas, pois atua na regulação da acidez estomacal e serve como um protetor das mucosas, podendo impedir a progressão da gastrite.
Como fazer chá de espinheira-santa
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas secas de espinheira-santa;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Depois que já tiver fervido a água dentro de uma panela apropriada, acrescente as folhas de espinheira-santa. Em seguida, tampe a panela e deixe descansar ao longo de 10 minutos. Depois, é só coar e servir o chá morno.
4. Chá de aroeira
Outro chá que pode ser bom para gastrite é o de aroeira devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antiácidas, além de auxiliar a diminuir a acidez estomacal. Além disso, o chá de aroeira é indicado também para o combate à bactéria Helicobacter pylori, que é uma das possíveis causas da condição.
Como fazer chá de aroeira
Ingredientes:
- 3 a 4 pedaços de casca de aroeira;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Leve os ingredientes para ferver dentro de uma panela apropriada, durante 10 minutos. Então, espere esfriar um pouco, coe e sirva-se.
- Veja também: Chá de aroeira emagrece? Para que serve?
5. Chá de manjericão santo
O manjericão santo possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Por isso, pode contribuir com a redução da inflamação e infecção causada pela bactéria H. pylori em um contexto de gastrite aguda.
Como fazer chá de manjericão santo
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de manjericão santo;
- Água quente.
Modo de preparo:
Depois que a água já estiver quente, basta adicionar as folhas de manjericão santo, tampe e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos. Lembre-se de coar e que o ideal é tomar morno.
6. Chá de babosa para gastrite
A planta babosa, também conhecida como Aloe Vera, é considerada medicinal por auxiliar no tratamento de diversas enfermidades, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, emolientes, cicatrizantes, fortalecedora do sistema imunológico e, claro, para úlceras estomacais causadas pela gastrite.
Além disso, um estudo publicado no Brazilian Journal of Development, em 2021, destacou a Aloe Vera como uma possibilidade para ajudar no tratamento dessa doença, principalmente pela capacidade de reduzir a inflamação e o dano na mucosa gástrica. Por isso, pode ser uma boa alternativa para quem sofre de gastrite.
Como fazer chá de babosa
Ingredientes:
- 1 folha de babosa
- ½ limão (caldo)
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Lave bem a babosa e faça cortes para extrair o gel, misture-o com a água e espere ferver. Depois que começar a borbulhar, desligue, adicione o limão e deixe descansar por 10 minutos.
Cuidados importantes com os chás para gastrite
Vale lembrar que antes de tomar qualquer uma dessas opções de chá para gastrite, é fundamental que o seu médico saiba e te oriente sobre qual dosagem pode ser melhor para você, já que qualquer tipo de chá, quando utilizado de forma inadequada, pode trazer riscos à saúde.
Essa recomendação serve para todas as pessoas, principalmente crianças, idosos e mulheres grávidas ou amamentando, além daqueles que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.
Apesar de serem produtos naturais que podem ser utilizados no seu dia a dia, as ervas podem provocar efeitos colaterais ou ser contraindicadas para algumas pessoas. Por isso, se sentir qualquer reação após o uso de um chá, procure imediatamente uma ajuda médica.
Além disso, o ideal é informar ao médico a respeito de qualquer medicamento, suplemento ou outro produto natural que esteja utilizando. Assim, evita-se as complicações da interação entre a substância em questão e o chá para gastrite escolhido.
Outro ponto que merece destaque é tomar o chá em até 24 horas depois do seu preparo, pois após esse período há uma redução na quantidade de substâncias fundamentais ao corpo devido à oxidação causada pelo contato com o ar.
Então, utilize sempre ingredientes de boa qualidade e procedência e prefira os orgânicos que estejam bem limpos e higienizados. Além disso, é importante que não tenham adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a saúde.
- Veja também: Dieta para gastrite – Alimentos, cardápio e dicas
Vídeo: Melhores alimentos para gastrite
Se você tem gastrite ou conhece alguém que tem a doença, não perca o vídeo abaixo!
Fontes e referências adicionais
- Aplicação da Aloe vera no tratamento da gastrite e benefícios do seu uso em disfunções gastrointestinais: Uma revisão de literatura: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p.42789-42795apr 2021;
- Plantas medicinais usadas nos distúrbios do trato gastrintestinal no povoado Colônia Treze, Lagarto, SE, Brasil: Acta bot. bras. 20(4): 815-829. 2006.
Fontes e referências adicionais
- Aplicação da Aloe vera no tratamento da gastrite e benefícios do seu uso em disfunções gastrointestinais: Uma revisão de literatura: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p.42789-42795apr 2021;
- Plantas medicinais usadas nos distúrbios do trato gastrintestinal no povoado Colônia Treze, Lagarto, SE, Brasil: Acta bot. bras. 20(4): 815-829. 2006.
Quem tem gastrite pode tomar chá ? A não ser a espinheira Santa ?
comi 1 batata bolinha por dia e 250 ml de cha de hortelã ,senti o resultado imediatamente .
Eu já tomei chá de aroeira e nunca mais senti dó no estômago já 3 anos que fiz uso dessa árvore graças a Deus tô curada
Eu tive uma forte dor de estômago mas não fiz endoscopia tomei chá de espinheira santa e remédios para dor amanheci empolada.
Não percebi.Amanheceu empolada?