Chá para gastrite – 5 melhores, como fazer e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/06/2021

Utilizadas no tratamento de diversas doenças, é possível usar ervas e plantas medicinais na forma de chá até para tratar ou amenizar a gastrite. Por isso, veja a seguir 6 opções de chás que podem ajudar no tratamento dessa doença e contribuir para a redução dos seus sintomas.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, a gastrite é a inflamação do revestimento do estômago causada pelo estresse crônico, uso excessivo de álcool ou medicamentos e infecções, especialmente aquelas causadas pela bactéria Helicobacter pylori.

Sendo assim, a exposição prolongada dos ácidos do estômago na parede estomacal causa danos a ela e, assim, surgem os sintomas como náusea, vômitos (que podem ter a presença de sangue), indigestão, dor na “boca do estômago” e azia.

Além disso, outro ponto que merece destaque é quanto ao seu tempo de evolução: A gastrite aguda surge repentinamente e costuma ser passageira. Enquanto isso, a gastrite crônica costuma surgir de maneira progressiva, alcançando estágios inflamatórios mais intensos ao longo dos meses ou anos.

No entanto, não é sempre que a doença provoca sintomas notáveis. Por isso, é fundamental realizar check-ups e exames regulares com o médico, facilitando o seu diagnóstico antes mesmo que os sintomas associados à gastrite surjam ou se intensifiquem.

6 opções de chá para gastrite 

Chá para gastrite

Existem algumas opções de chá para gastrite. Mas, é importante saber que elas não vão curar a doença, apenas acredita-se que elas possam ajudar de alguma maneira. Portanto, jamais substitua o tratamento pelo uso de chás.

Além disso, o tratamento da gastrite deve ser disciplinado. Por isso, é necessário seguir as orientações passadas pelo médico, sejam elas as mudanças na alimentação e estilo de vida, uso de medicamentos ou outras variáveis que ele informará.

  Continua Depois da Publicidade  

Agora, falando do chá em si, é importante esperar a bebida esfriar antes de tomá-la, pois ingerir líquidos em altas temperaturas pode agravar o quadro da gastrite. Então, vamos conhecer algumas opções de chá para gastrite na lista a seguir:

1. Chá de camomila

O chá de camomila é muito conhecido por suas propriedades calmantes. Além delas, a camomila possui compostos bioativos, como o alfa-bisabolol, que tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, podendo auxiliar nos sintomas causados pela gastrite.

Mas, é importante ressaltar que os estudos atuais alertam para a necessidade de mais investigações a fim de comprovar a eficácia da bebida para o tratamento da gastrite.

Como fazer chá de camomila 

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá de folhas e flores secas de camomila;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo:

Coloque a água em uma panela e leve para ferver. Desligue o fogo, adicione a camomila, tampe a panela e deixe abafar por 10 a 15 minutos. Em seguida, coe o chá, espere esfriar um pouco e sirva. No entanto, alertamos que uma pequena porcentagem de pessoas pode apresentar reações alérgicas à camomila.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Chá de hortelã

Chá para gastrite

A hortelã é uma erva aromática, composta por substâncias anti-inflamatórias, que podem contribuir para desinflamar as feridas formadas pelo suco gástrico do estômago, ajudando a aliviar os sintomas da gastrite como a azia e indigestão.

Como fazer chá de hortelã 

Ingredientes: 

  • 300 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de hortelã picadas.

Modo de preparo:

Ferva a água e, quando ela estiver borbulhando, desligue o fogo e adicione a hortelã. Então, tampe e deixe abafar por cerca de 10 minutos. Coe e consuma o chá morno.

3. Chá de espinheira-santa

chá de espinheira-santa já foi cientificamente comprovado que pode auxiliar no tratamento da gastrite e úlceras dispépticas, pois atua na regulação da acidez estomacal e serve como um protetor das mucosas, podendo impedir a progressão da gastrite.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer chá de espinheira-santa 

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas de espinheira-santa;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Depois que já tiver fervido a água dentro de uma panela apropriada, acrescente as folhas de espinheira-santa. Em seguida, tampe a panela e deixe descansar ao longo de 10 minutos. Depois, é só coar e servir o chá morno.

4. Chá de aroeira

Mulher e chá

Outro chá que pode ser bom para gastrite é o de aroeira devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antiácidas, além de auxiliar a diminuir a acidez estomacal. Além disso, o chá de aroeira é indicado também para o combate à bactéria Helicobacter pylori, que é uma das possíveis causas da condição.

Como fazer chá de aroeira 

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 3 a 4 pedaços de casca de aroeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve os ingredientes para ferver dentro de uma panela apropriada, durante 10 minutos. Então, espere esfriar um pouco, coe e sirva-se.

5. Chá de manjericão santo

Chá com limão

O manjericão santo possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Por isso, pode contribuir com a redução da inflamação e infecção causada pela bactéria H. pylori em um contexto de gastrite aguda.

Como fazer chá de manjericão santo

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de manjericão santo;
  • Água quente.

Modo de preparo:

Depois que a água já estiver quente, basta adicionar as folhas de manjericão santo, tampe e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos. Lembre-se de coar e que o ideal é tomar morno.

6. Chá de babosa para gastrite

A planta babosa, também conhecida como Aloe Vera, é considerada medicinal por auxiliar no tratamento de diversas enfermidades, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, emolientes, cicatrizantes, fortalecedora do sistema imunológico e, claro, para úlceras estomacais causadas pela gastrite.

Além disso, um estudo publicado no Brazilian Journal of Development, em 2021, destacou a Aloe Vera como uma possibilidade para ajudar no tratamento dessa doença, principalmente pela capacidade de reduzir a inflamação e o dano na mucosa gástrica. Por isso, pode ser uma boa alternativa para quem sofre de gastrite.

Como fazer chá de babosa

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa
  • ½ limão (caldo)
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

Lave bem a babosa e faça cortes para extrair o gel, misture-o com a água e espere ferver. Depois que começar a borbulhar, desligue, adicione o limão e deixe descansar por 10 minutos.

Cuidados importantes com os chás para gastrite 

Xícara de chá na mesa

Vale lembrar que antes de tomar qualquer uma dessas opções de chá para gastrite, é fundamental que o seu médico saiba e te oriente sobre qual dosagem pode ser melhor para você, já que qualquer tipo de chá, quando utilizado de forma inadequada, pode trazer riscos à saúde.

Essa recomendação serve para todas as pessoas, principalmente crianças, idosos e mulheres grávidas ou amamentando, além daqueles que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.

Apesar de serem produtos naturais que podem ser utilizados no seu dia a dia, as ervas podem provocar efeitos colaterais ou ser contraindicadas para algumas pessoas. Por isso, se sentir qualquer reação após o uso de um chá, procure imediatamente uma ajuda médica.

Além disso, o ideal é informar ao médico a respeito de qualquer medicamento, suplemento ou outro produto natural que esteja utilizando. Assim, evita-se as complicações da interação entre a substância em questão e o chá para gastrite escolhido.

Outro ponto que merece destaque é tomar o chá em até 24 horas depois do seu preparo, pois após esse período há uma redução na quantidade de substâncias fundamentais ao corpo devido à oxidação causada pelo contato com o ar.

Então, utilize sempre ingredientes de boa qualidade e procedência e prefira os orgânicos que estejam bem limpos e higienizados. Além disso, é importante que não tenham adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a saúde.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou algum chá para gastrite e teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (70 votos, média 3,86)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Chá para gastrite – 5 melhores, como fazer e dicas”

  1. Eu já tomei chá de aroeira e nunca mais senti dó no estômago já 3 anos que fiz uso dessa árvore graças a Deus tô curada

    Responder
  2. Eu tive uma forte dor de estômago mas não fiz endoscopia tomei chá de espinheira santa e remédios para dor amanheci empolada.

    Responder