Benefícios do chá de quebra pedra – Para que serve e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/02/2021

O chá de quebra pedra é uma bebida muito comum na medicina tradicional, e é muito usada justamente pelos benefícios que pode trazer para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O principal deles é a ajuda na eliminação de cálculos renais, mas existem muitos outros benefícios que essa erva pode nos trazer.

Então, vamos descobrir agora para que serve o chá de quebra pedra e se ele ajuda a emagrecer, além de aprender a preparar a bebida.

Chá de quebra pedra emagrece?

Na verdade, o chá de quebra pedra ajuda a eliminar líquidos, uma vez que tem efeito diurético. Assim, para pessoas que sofrem com retenção de líquidos, o chá pode ajudar a reduzir medidas. Mas ele não ajuda na queima de gordura, e nem reduz o apetite.

Benefícios do chá de quebra pedra

xícara de chá de quebra pedra

1. Ajuda a eliminar os cálculos renais

Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP demonstrou que o chá de quebra pedra ajuda tanto a reduzir o tamanho quanto a eliminar os cálculos renais, conhecidos popularmente como pedra nos rins.

Isso ocorre porque a erva estimula a eliminação de potássio e magnésio pela urina, e assim leva à redução da concentração de oxalato de cálcio e ácido úrico.

Além disso, o consumo da erva é seguro para a maior parte das pessoas, e a ocorrência de efeitos colaterais é rara.

2. Melhora a retenção de líquidos

O chá de quebra pedra possui propriedades diuréticas, ou seja, que estimulam a eliminação de água através da urina.

Isso é benéfico para quem sofre com retenção de líquido no corpo, uma condição que causa inchaço e desconforto.

3. Saúde do trato digestivo

O chá de quebra pedra também pode ser útil no tratamento de infecções gástricas, como aquelas causadas pela Helicobacter pylori.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito se deve ao poder antibacteriano da erva, de acordo com um estudo chileno publicado no periódico Phytotherapy research.

Mas os próprios pesquisadores advertem que ainda são necessários mais estudos para saber exatamente como utilizar esta erva para o tratamento de infecções gástricas.

4. Ajuda a reduzir a glicemia

Outro estudo chileno, publicado no periódico Bioresource technology demonstrou que a quebra pedra também pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue, graças aos compostos fenólicos encontrados na erva.

Glicemia
O chá de quebra pedra ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue

5. Saúde do coração

O consumo do chá de quebra pedra pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, e assim contribuir para a redução da pressão arterial. Além disso, seu efeito diurético também pode ser útil no tratamento da hipertensão.

6. Ajuda a proteger o fígado da toxicidade das bebidas alcoólicas 

Alguns estudos preliminares demonstraram que o extrato da quebra pedra ajuda a proteger o fígado contra os danos causados pelo álcool.

Mas, como se trata de estudos iniciais, não se sabe qual a dose necessária para atingir esse efeito, nem se a erva ajudaria em outros tipos de intoxicação.

7. Pode prevenir pedras na vesícula

De forma semelhante ao que ocorre nos cálculos renais, o chá de quebra pedra também pode ajudar na prevenção do desenvolvimento de pedras na vesícula. Mas, ainda é necessária a realização de mais estudos para confirmar esse efeito.

8. Saúde do fígado

Outro benefício da quebra pedra é a proteção do fígado contra a inflamação no órgão, que geralmente são causadas por vírus, como no caso da hepatite B.

  Continua Depois da Publicidade  

Além do mais, pesquisadores estão estudando a possibilidade de a erva ter propriedades antivirais, que ajudariam bastante no tratamento das hepatites.

9. Pode ajudar no tratamento da gota

A gota é um tipo de artrite que causa dores e limitação de movimentos em quem sofre do problema, e é causada pelo acúmulo de ácido úrico no organismo.

Entretanto, alguns cientistas já demonstraram que o consumo da quebra pedra pode contribuir para a redução dos níveis sanguíneos de ácido úrico.

Assim, embora mais estudos ainda sejam necessários, a erva pode ajudar tanto no tratamento quanto na prevenção da gota.

Como preparar chá de quebra pedra 

chá de quebra pedra

Ingredientes:

  • 100 g de folhas secas de quebra pedra;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  • Coloque as folhas e a água em uma panela;
  • Depois, leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos;
  • Por fim, desligue o fogo e deixe descansar por volta de mais 10 minutos antes de consumir.

Dicas e cuidados

  • O chá de quebra pedra é contraindicado para crianças, gestantes e mulheres que estejam amamentando;
  • O chá não deve ser usado por mais de três semanas, pelo risco de causar toxicidade. Caso os sintomas não melhorem durante esse tempo, procure um médico, que irá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso;
  • Além disso, o chá não deve ser usado em exagero. Então, evite consumir mais de 500 ml por dia.
  • Por fim, o chá de quebra pedra não deve substituir tratamentos que já estejam sendo utilizados. Por isso, sempre procure a orientação de um profissional de saúde, caso queira iniciar o uso do chá.
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios do chá de quebra pedra para a saúde e boa forma? Tem o costume de tomar este chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (96 votos, média 3,86)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

27 comentários em “Benefícios do chá de quebra pedra – Para que serve e dicas”

  1. Como já tinha postado aqui, 100g para um litro d’água é muito, o gosto é intolerável. Um benefício já pesquisado tbm é que o chá de quebra pedra, atua em quem tem problema de catarro nos pulmões, no caso os fumantes ou aqueles casos em que a gripe forte ataca tudo. Não sou fumante mas as pesquisas já apontaram para esse benefício.

    Responder
    • Eu já alcancei varios beneficios não só para mim como para o meu peludo que esta velho e teve alguns problemas no figado e baço . quebra pedra para nós e benção!!

      Responder
  2. acho que 100 gramas é exagero para um litro de agua, eu costumo colocar cerca de 20 gramas ele já fica super forte, e tomo de 3 a 4 x ao dia. daí depois de 15 20 dias retomo a usar.

    Responder
    • Gostaria de saber se o chá de quebra pedra recupera o rim quando está fazendo hemodiálise. Meu pai está com o rim inflamado e está tomando uns remédios pra desinflamar e parar a diálise

      Responder
      • Bom dia eu tenho espondilote anquilosante e sofro dos rins

        O alimento em jejum que indico a qualquer pessoa com esses problemas

        Goiaba

        Faça a experiência por 15 dias

        Responder
  3. Para mim foi excelente eliminei dos cálculos renais tomando esse chá. Já faço o uso a muitos anos. Tomo umas duas semanas paro depois reinicio novamente.

    Responder
  4. Estou tomando chá de quebra pedra e não sinto mais dores e emagreci 2kg creio que foi o Chá minha mãe falou pra tomar que ótimo ajuda bastante é verdade ?

    Responder
  5. Minha mãe está com pedras nos rins e colica renais estou muito preocupado as vezes é, a sentir dor muito forte vou comprar esse chá e gostaria de saber se chá de quebra pedra em cápsula faz feitor

    Responder
  6. ANTONIO NAPOLEÃO DA HORA 62 ANOS 20/12/2016 FAÇO USO DO CHÁ DE QUEBRA PEDRA Á MUITOS ANOS QUE ATE PERDIR Á CONTA SINTO-ME MUITO BEM ESTÁ DOS MEUS RINS FIGADO E PANCRE , COMBATE CALCULOS RENAIS E PEDRA NA VESICULA OTIMO PARA O ESTOMAGO COMBATE Á GRASTITE REFLUXO EVITA UCERA DE ESTOMAGO E EXELENTE PARA UMA BOA DIGESTÃO APOS AS 02 REFEIÇÕES ALMOÇO E JANTA TAMBEM E BOM PARA RESACA ALCOLICA . POR ISSO RECOMENDO . PAZ , E BEM.!

    Responder