Lesões

Caroço na cabeça: o que pode ser e o que fazer

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Notar um caroço na cabeça, ao pentear os cabelos é, com certeza, uma dor inesquecível. Ao olhar no espelho, nos deparamos com um caroço avermelhado e dolorido, e algumas hipóteses surgem: será uma espinha, um pelo encravado, um galo? 

Geralmente, o caroço na cabeça não é um problema sério e se resolve naturalmente. As principais queixas são dor, coceira, descamação e caspas. 

Mas, é importante observar a sua evolução, prestando atenção se ele aumenta de tamanho, contém pus, ou se surgem outros caroços num período de poucos dias. 

Nesses casos, é recomendado buscar a orientação de um médico, para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. A preocupação é a possível origem cancerosa dos caroços que crescem e se espalham rapidamente. 

Veja quais são as principais causas do aparecimento de caroço na cabeça, e o que você pode fazer em cada caso. 

continua depois da publicidade

Pelo encravado

O pelo encravado é um problema muito comum, que pode acontecer por causa do uso de lâminas de barbear. Geralmente, a lâmina de barbear é mais usada no rosto e nas pernas. Mas, quando usada no couro cabeludo, também pode causar pelo encravado.

Os caroços ficam inchados e, em alguns, é possível ver o cabelo encravado no meio do caroço. Alguns também podem conter pus no interior. Os sintomas desse tipo de caroço são coceira, irritação e dor no local. 

O que fazer para tratar o pelo encravado

Evitar a raspagem do cabelo com lâmina de barbear. Caso use a lâmina, passe um creme ou gel no local antes, para evitar o encravamento. Na lavagem, sempre use água morna.

Dermatite seborreica

É um problema de pele, que afeta principalmente o couro cabeludo. A dermatite seborreica pode surgir como resultado de intenso estresse ou de clima frio e seco

continua depois da publicidade

O caroço é avermelhado e tem uma casquinha amarela ou esbranquiçada, que coça. Também causa caspas e manchas no couro cabeludo.

Não se sabe ao certo a causa da dermatite seborreica, mas parece ter relação com um fungo que causa inflamação, quando o sistema imunológico está debilitado. 

O que fazer para tratar a dermatite seborreica

  • Lavar a cabeça com água morna para fria, e secar bem os cabelos e o couro cabeludo. É importante não usar água muito quente e retirar bem o excesso de shampoo e condicionador;
  • Evitar gel e spray para cabelos;
  • Evitar bonés e chapéus;
  • Diminuir fatores que enfraquecem o sistema imunológico, como situações estressantes, ingestão de álcool e alimentos muito gordurosos;
  • Na crença popular, as pessoas costumam usar óleo de melaleuca, conhecida como “árvore do chá”, e babosa no couro cabeludo. Coloca-se 3 gotas do óleo no shampoo neutro e, depois de misturar, aplica-se no couro cabeludo, massageando bem. O gel da babosa é aplicado diretamente no couro cabeludo, com suaves massagens, deixando agir por 10 a 20 minuto, antes de lavar. Porém, são substâncias que podem irritar e causar um tipo de dermatite no couro cabeludo, inclusive piorando a situação;
  • Usar produtos cosméticos com corticoides e antifúngicos na composição, para diminuir a inflamação, prescritos pelo dermatologista;
  • Evitar uso de escovas progressivas a base de formol, que podem desencadear ou piorar uma dermatite seborreica;
  • Veja alguns remédios caseiros para caspa.

Foliculite

A foliculite tem a aparência de uma espinha. São caroços pequenos, avermelhados e podem conter pus. Os caroços se formam devido a uma inflamação no folículo piloso, que é a parte do fio que fica dentro do couro cabeludo. 

A foliculite pode ser causada por bactérias, fungos, vírus, pelos encravados e doenças inflamatórias da pele, que são foliculite decalvante, abscedante e queloidiana. Essas doenças podem levar à formação de cicatrizes e à perda definitiva de cabelo.

Na maior parte dos casos, os caroços formados por foliculite se resolvem naturalmente e em poucos dias. Mas, se o caso for persistente e aparecem novos caroços, recomenda-se procurar um dermatologista, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de o caso não evoluir para a perda definitiva de cabelo. 

continua depois da publicidade

O que fazer para tratar a foliculite

O tratamento vai depender da causa da foliculite. O dermatologista poderá prescrever os tratamentos específicos, que envolvem shampoo com antifúngico e antibióticos por via oral. 

A foliculite pode ser prevenida com ações simples, como: 

  • Não raspar a cabeça com lâmina, pois um ferimento pode causar infecção;
  • Ter uma alimentação equilibrada, para fortalecer o sistema imunológico na defesa do corpo contra infecções;
  • Evitar bonés e chapéus, pois acumulam suor na cabeça.

Cisto sebáceo

É um caroço que se forma devido ao entupimento do poro e do canal da glândula sebácea. O poro é entupido por um excesso de oleosidade da pele e do cabelo, ou de poeira. 

O cisto sebáceo tem um formato arredondado, mede poucos centímetros e é mole ao toque. Não causa dor, mas pode doer se estiver inflamado. É importante não espremer o cisto, para que não ocorra infecção no local. 

O que fazer para tratar o cisto sebáceo

O cisto sebáceo é removido através de uma cirurgia simples, feita em consultório e com anestesia local. Apesar da maioria dos cistos não representar risco de câncer, uma amostra é enviada para biópsia, principalmente se o paciente tiver histórico de câncer na família. 

continua depois da publicidade

Pancada

A região da cabeça que sofreu uma pancada pode inchar e formar um caroço, conhecido popularmente como “galo”, que se resolve naturalmente e em poucos dias. Mas, é sempre importante ter atenção quando se trata de pancada na cabeça, pois as consequências podem ser mais sérias. 

O que fazer para tratar a pancada

  • Pancadas leves: aplicar gelo no caroço, para reduzir o inchaço. Se houver ferida aberta, limpe o local com água e sabão;
  • Concussão: os sintomas são desmaio, náusea, vômito, visão embaçada ou dupla, dor de cabeça, sonolência e perda de memória. Neste caso, procure assistência médica.

Urticária

A urticária é uma reação alérgica que é manifestada por intensa coceira. A reação costuma durar poucas horas, mas existem casos em que o problema persiste por mais de seis semanas, tornando-se crônica. 

Além da coceira intensa, aparecem caroços avermelhados no couro cabeludo. 

O que fazer para tratar a urticária

A urticária é tratada com medicamentos antialérgicos, para aliviar a coceira, e anti-inflamatórios, para diminuir a inflamação. 

Lipoma

Lipoma é um tumor benigno de formato arredondado e bordas regulares. Na maior parte dos casos são pequenos, medem até 5 cm. É um caroço de gordura, que se movimenta levemente, quando pressionado. 

Lipomas pequenos não causam dor e não precisam de tratamento, pois se resolvem naturalmente. Eles vão regredindo até desaparecerem.  

É importante buscar tratamento, se o lipoma crescer rapidamente ou ficar endurecido. O aparecimento de novos caroços também é um alerta para uma investigação mais cuidadosa, pois pode indicar o desenvolvimento de câncer. 

O que fazer para tratar o lipoma

Se o caroço for dolorido, crescer ou surgirem novos, existem alguns tratamentos:

  • Extração cirúrgica: cirurgia simples, feita em consultório e com anestesia local;
  • Lipoaspiração: remoção da gordura do lipoma;
  • Injeção de esteroide: faz com que o lipoma diminua de tamanho, pois mata as células de gordura.

Entretanto a extração cirúrgica é o método mais recomendado, por apresentar mais garantias de remoção completa, prevenindo recidivas. Os outros procedimentos têm menor taxa de sucesso, e menor comprovação científica.

Queratose seborreica

A queratose seborreica é o tipo mais comum de tumor benigno de pele. Acomete mais de 90% dos idosos, acima de 60 anos. São caroços na pele que parecem placas amarronzadas e oleosas. 

Caso o número de manchas aumente em pouco tempo, é recomendado procurar um dermatologista, para analisar se têm origem cancerosa. 

O que fazer para tratar a queratose seborreica

o tratamento feito para remover as manchas pode ser a cirurgia à laser ou a crioterapia. No dia a dia, é bom evitar a exposição prolongada ao sol e usar filtro solar.

Fontes e referências adicionais

Você já teve caroço na cabeça? O caroço desapareceu naturalmente ou precisou de tratamento médico? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Eu tenho vários caroço na cabeça.. um bem antigo q se ficar passando a mão, dói a cabeça.... Depois desse apareceram vários...devo ter uns 6, acho eu....

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma