7 Remédios caseiros para caspa

Especialista da área:
atualizado em 08/07/2021

A caspa é uma condição bem comum e que pode causar coceira e descamação do couro cabeludo. Conheça aqui várias opções de remédios caseiros para caspa.

  Continua Depois da Publicidade  

Além da descamação característica da caspa, às vezes ela também pode causar queimação e formigamento no couro cabeludo.

Lidar com a caspa pode ser um pouco confuso, pois ela ocorre tanto em cabelos secos quanto em cabelos oleosos. Em ambos os casos, ocorre uma descamação significativa do couro cabeludo que acaba deixando seus cabelos (e sua roupa!) cheios de caspa.

Em alguns casos, condições de saúde como a dermatite seborreica, alergia a produtos de cabelo ou até mesmo uma doença causada por fungo podem causar excesso de caspas.

Veja então algumas soluções para resolver esse problema.

Remédios caseiros para caspa

coçando a cabeça

Apesar de a caspa não ser um problema de saúde, o excesso delas incomoda. Por isso, saiba como cuidar do seu couro cabeludo para eliminar a caspa.

Lembre-se de confirmar com o seu dermatologista qual é o melhor jeito de controlar a sua caspa, pois um remédio caseiro pode ser bom para um tipo de cabelo e prejudicial para outro.

  Continua Depois da Publicidade  

Conheça suas opções:

1. Óleo de árvore de chá

O óleo de árvore de chá é um óleo essencial que pode diminuir a coceira e a oleosidade do couro cabeludo. Além disso, ele tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas que podem prevenir ou ajudar no controle de infecções.

Você pode usá-lo adicionando algumas gotas no seu shampoo e agitando bem.

2. Aloe vera (babosa)

O aloe vera é ótimo para hidratar e diminuir a irritação do couro cabeludo. Assim, a babosa, como também é chamado, ajuda a reduzir a descamação e a coceira. Além disso, o aloe vera também atua contra fungos e bactérias.

Para usar o produto, aplique-o em forma de gel diretamente sobre o couro cabeludo e deixe agir por aproximadamente 30 minutos. Aliás, existem também shampoos para o cabelo com extrato de aloe vera que podem funcionar para acabar com a caspa.

3. Óleo de coco

Quando a caspa ocorre em cabelos ressecados, aplicar um pouco de óleo de coco pode ser interessante para hidratar o local.

  Continua Depois da Publicidade  

Para não obter o efeito contrário, o truque é usar pouca quantidade de óleo e massagear bem o couro cabeludo. Depois de pelo menos 30 minutos, lave o cabelo normalmente para remover o excesso de óleo de coco.

4. Vinagre de maçã

A acidez do vinagre de maçã ajuda a remover as células mortas do couro cabeludo. Além disso, o vinagre ajusta o pH da pele – reduzindo assim o risco de crescimento de fungos que podem contribuir com a caspa.

Você pode adicionar um pouco de vinagre de maçã (cerca de 2 colheres de sopa) no seu shampoo e lavar normalmente.

Outra opção é aplicar o vinagre diretamente no cabelo após a lavagem. Seu cabelo não vai cheirar mal por isso, pois o vinagre evapora rapidamente e o aroma vai embora.

5. Ácido salicílico

O ácido salicílico ajuda a soltar a caspa do couro cabeludo, diminuindo o excesso de caspa ao longo das semanas. Esse remédio caseiro é ainda mais eficaz para quem sofre de dermatite seborreica.

  Continua Depois da Publicidade  

Você pode usar um shampoo contendo ácido salicílico ou então esmagar um comprimido de aspirina (cujo princípio ativo é o ácido em questão) e adicionar o pó no seu shampoo. Porém, por se tratar de um medicamento, é importante consultar seu dermatologista antes de optar por essa solução.

6. Suco de limão

O suco de limão é uma alternativa ao vinagre de maçã, pois ele também equilibra o pH do couro cabeludo e reduz as caspas. Além de ser uma opção mais barata, o suco de limão tem um cheiro mais agradável.

Para isso, esprema um limão inteiro em um pouco de água e use a solução para massagear o couro cabeludo. Deixe o limão agir por alguns minutos e lave bem o cabelo usando o seu shampoo.

Remova todo o resíduo de limão do seu cabelo e evite se expor ao sol no dia da aplicação.

7. Bicarbonato de sódio

Além de ter efeito antifúngico que pode controlar alguns tipos de caspa, o bicarbonato de sódio ajuda a remover as células mortas. Assim, ele age diretamente em sintomas como a descamação e a coceira.

  Continua Depois da Publicidade  

A dica é aplicar o bicarbonato de sódio em pó mesmo diretamente no cabelo molhado e massagear bem. Deixe agir por alguns minutos e remova o produto do cabelo. Em seguida, siga a lavagem normalmente com o shampoo de sua preferência.

Mais dicas para acabar com a caspa

tirar caspa

Além dos remédios caseiros para caspa, certas mudanças na dieta e nos hábitos diários podem contribuir com o tratamento.

Ingerir mais alimentos ricos em ômega 3, por exemplo, ajuda a deixar a pele e o couro cabeludo mais saudáveis. Outras dicas são:

  1. Consumir mais alimentos probióticos;
  2. Tratar possíveis doenças de pele com a ajuda de um dermatologista;
  3. Evitar o uso excessivo de gorros e bonés que podem superaquecer o couro cabeludo;
  4. Lavar o cabelo com mais frequência;
  5. Lidar melhor com o estresse, que pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de caspa.

Se você achar que precisa de mais ajuda para acabar com a caspa, peça a um bom dermatologista uma indicação de shampoo anticaspa que combine com o seu tipo de cabelo.

Fontes e referências adicionais

As caspas te incomodam muito no dia a dia? Pretende testar algum dos remédios caseiros acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário