Quem nunca sofreu com um pelo encravado, não é mesmo? Confira aqui várias dicas úteis para se livrar dos pelos encravados e saiba como prevenir no futuro.
Aliás, vale a pena entender o que é foliculite – uma inflamação que pode ser confundida com um pelo encravado.
O pelo encravado é muito comum após a depilação com cera ou com lâmina. Às vezes, mudar de método de depilação é suficiente para controlar o problema. Sendo assim, veja como é feita a depilação a laser, uma das melhores ferramentas para acabar com os pelos encravados.
Em alguns casos, um pelo encravado pode inflamar e causar um cisto – que é uma protuberância que surge na pele que parece uma espinha. A fim de evitar a formação de um cisto, saiba como se livrar de pelos encravados.
Como acabar com pelos encravados
Antes de mais nada, é preciso saber que o pelo encrava por vários motivos, mas o principal deles resulta do ato de raspar ou depilar a pele.
O que acontece com o cabelo encravado é que ele enrola abaixo da pele e não consegue encontrar uma saída. Dessa forma, o pelo começa a crescer dentro da pele, o que pode resultar em:
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Dor;
- Coceira;
- Inflamação.
Locais em que o pelo é mais grosso – como na região pubiana, por exemplo – são mais propensos a desenvolver pelo encravado. Mas isso não impede que eles surjam em outros lugares do corpo ou em pessoas que têm pelos mais finos.
Dicas para se livrar dos pelos encravados
Apesar de muitas vezes o problema se resolver sozinho, pessoas que têm muitos pelos encravados podem se beneficiar de algumas dicas de tratamento.
1. Esfoliar a pele
A esfoliação suave da pele ajuda a remover a pele morta acumulada no local. Na maioria dos casos, uma boa esfoliação já é capaz de fazer com que os pelos retornem à superfície.
Além disso, esfoliar a pele com frequência é bom para estimular a renovação celular e deixá-la mais bonita e saudável.
2. Hidratar o corpo
Uma pele bem hidratada é uma pele saudável. Como resultado, as irritações na pele são menos prováveis. De fato, isso ajuda no tratamento de pelos encravados.
3. Aplicar compressa de água morna
As compressas quentes são úteis para abrir os poros. Dessa forma, o pelo tem a chance de sair e voltar a crescer para fora da pele.
Além de usar a compressa, você pode pegar uma toalha úmida e esfregar na pele em movimentos circulares suaves.
4. Parar de remover o pelo
Uma estratégia que evita o surgimento de novos pelos encravados é simplesmente parar de depilar o local. Geralmente, eles se aglomeram em um único lugar. Assim, parar de depilar aquela região é interessante para evitar ainda mais danos.
Você pode, por exemplo, esperar os pelos ao redor crescerem um pouco para diminuir a inflamação e experimentar um método de depilação que não agrida tanto a pele.
5. Usar uma pinça para ajudar na remoção
Assim que o pelo encravado estiver visível, você pode usar uma pinça esterilizada para puxá-lo. No entanto, é importante fazer isso com muito cuidado para não machucar a pele ou piorar a inflamação.
Em hipótese alguma use a pinça para cutucar um pelo encravado que ainda se encontra sob a pele.
6. Procurar um dermatologista
Sem dúvidas, o dermatologista é o melhor profissional para te ajudar a lidar com os cabelos encravados.
Em uma consulta, o médico pode prescrever retinoides para acelerar a descamação da pele. Além disso, ele pode indicar os melhores cremes para controlar a reação inflamatória e reduzir o desconforto associado aos pelos encravados.
Por fim, caso seu pelo encravado esteja com sinais de infecção, é imprescindível procurar um dermatologista.
Como prevenir
Existem muitas formas de evitar que os pelos cresçam abaixo da pele, como por exemplo:
1. Trocar de método de depilação
Essa é a primeira estratégia para evitar os pelos encravados. O ideal é usar métodos alternativos à lâmina, como a depilação a laser ou os cremes depilatórios, por exemplo.
Se ainda assim você preferir usar as lâminas, troque-as com frequência ou use uma lâmina especial, pois uma lâmina cega é capaz de gerar muitos pelos encravados. Além disso, use a lâmina sempre na mesma direção de crescimento dos pelos.
2. Fazer esfoliações regularmente
A esfoliação frequente na pele (até 2 vezes por semana) pode não só ajudar no tratamento de pelos encravados como também a preveni-los.
Uma boa dica é usar uma toalha macia umedecida ou uma escova de dentes nova com cerdas macias para te ajudar na esfoliação.
Aliás, não se esqueça de cuidar bem da pele sempre, pois tudo começa com uma boa rotina de skincare.
3. Usar produto para depilação
Use um gel ou creme durante a depilação para reduzir a irritação. Além disso, você pode lavar a pele com água morna antes da depilação para abrir os poros. Isso vai facilitar a depilação e prevenir novos pêlos encravados.
4. Evitar roupas apertadas
Certamente, roupas muito apertadas que não deixam a pele respirar aumentam o risco de pelos presos abaixo da superfície da pele e de inflamação. De fato, tudo que irrita a pele eleva as chances de ter um pelo encravado.
Por fim, se você quer ter uma pele saudável e livre de pelos encravados, mantenha uma boa hidratação.
Fontes e Referências Adicionais
- Mayo Clinic – Ingrown hair
- Cleveland Clinic – Q&A: Expert explains best way to handle your ingrown hair
- DermNet NZ – Folliculitis barbae and pseudofolliculitis barbae
- Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology – Pseudofolliculitis barbae; current treatment options
- MedlinePlus – Folliculitis
- NHS – Ingrown hairs
- WebMD – Ingrown hair
Fontes e Referências Adicionais
- Mayo Clinic – Ingrown hair
- Cleveland Clinic – Q&A: Expert explains best way to handle your ingrown hair
- DermNet NZ – Folliculitis barbae and pseudofolliculitis barbae
- Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology – Pseudofolliculitis barbae; current treatment options
- MedlinePlus – Folliculitis
- NHS – Ingrown hairs
- WebMD – Ingrown hair