Home » Saúde » Outras Condições » Chocolate na TPM Ajuda Mesmo?

Chocolate na TPM Ajuda Mesmo?

Chocolate na TPM

Ser mulher não é tarefa fácil. Ao contrário do que alguns podem imaginar, essa frase não é exagero, ao menos se estivermos falando da Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM.

  Continua Depois da Publicidade  

Cada mulher pode passar pela TPM de maneira diferente, tendo em vista que já foram descobertos 150 sintomas da síndrome como ansiedade, nervosismo, oscilações de humor, dor de cabeça, retenção de líquido, dores nos seios, inchaço, cansaço, vontade incontrolável de comer doces e depressão.

Entre as diversas táticas para aliviar os incômodos do período, há quem diga que comer chocolate na TPM é bom. Mas será que isso é realmente verdade?

Será que o chocolate na TPM ajuda mesmo? Ou ele não proporciona alívios?

Segundo a nutricionista e mestra em ciência da nutrição e saúde pública, Cynthia Sass, o chocolate amargo ameniza os sintomas da TPM de diversas maneiras.

“Primeiro, os seus antioxidantes estimulam as paredes dos seus vasos sanguíneos a relaxar, diminuindo a pressão arterial e melhorando a circulação. Pode ser por isso que pesquisas mostraram que desfrutar de aproximadamente 42,5 gramas de chocolate amargo diariamente por duas semanas pode reduzir os níveis do hormônio do estresse”, explicou a nutricionista.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma pesquisa, publicada no Journal of Proteome Research (Jornal de Pesquisa Proteômica, tradução livre), apontou que o chocolate amargo mostrou atuar na diminuição do cortisol, o chamado hormônio do estresse, e no auxílio à normalização de diferenças relacionadas ao estresse no metabolismo de energia e em atividades microbianas no intestino.

O magnésio e outras substâncias do chocolate

Mas não é só isso: a nutricionista mestra em ciência da nutrição e saúde pública Cynthia Sass também afirmou que o chocolate amargo é composto pelo magnésio, um nutriente que já foi apontado como auxiliador do alívio de sintomas da TPM como inchaço, fadiga, depressão e irritabilidade.

O chocolate amargo possui uma das maiores concentrações de magnésio em um alimento, com 327 mg em um quadradinho. Quanto maior for a porcentagem de cacau em um chocolate amargo, melhor ele será.

“Finalmente, o chocolate amargo contém substâncias naturais únicas que podem melhor o humor e até mesmo provocar uma sensação de euforia que é similar ao sentimento de estar apaixonado”, completou a nutricionista Sass.

Com um teor a partir de 70% de cacau, esse tipo de chocolate é bom para TPM, já que possui nutrientes que melhoram o humor sem dar aquele pico de açúcar, que é seguido por uma queda. Essa sequência de pico e queda de açúcar pode deixar a mulher sentindo-se pior do que se sentia antes.

Não existem provas de que o chocolate pode diminuir a dor, entretanto, estudos já indicaram que ele pode realmente contribuir com a melhoria do humor.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, vamos com calma e moderação

No entanto, não vamos nos precipitar – ninguém está dizendo que se entupir de qualquer tipo de chocolate é bom para TPM. Tudo em excesso faz mal – e pode engordar. Além disso, as informações foram bem específicas ao dizer que as vantagens do chocolate na TPM referem-se ao chocolate amargo.

A médica obstetra e ginecologista Sherry Ross afirmou que até podemos comer chocolate na TPM, desde que seja o chocolate amargo.

Até porque, comer chocolate na TPM – principalmente o tipo errado – pode até ser prejudicial ao período. Isso porque o chocolate é composto por um estimulante conhecido pelo nome de teobromina, que pode ocasionalmente resultar no aumento de dor e desconforto.

  Continua Depois da Publicidade  

Mais especificamente, o chocolate super doce pode fazer com que a mulher de TPM sinta-se mais emocional por conta de todo o teor de açúcar, cafeína e teobromina em sua composição. Portanto, é importante tomar cuidado e maneirar com o consumo de chocolate para TPM.

A nutricionista Angela Lemond explicou que as mudanças hormonais que acontecem perto da menstruação afetam a digestão, tanto que a mulher pode notar uma tendência de ter fezes moles nos primeiros dias da menstruação. Incluir alimentos ricos em açúcar e gorduras pode agravar esse problema, completou Lemond.

Então, como usar o chocolate na TPM?

Mas como incluir o chocolate amargo na TPM? A nutricionista e mestra em ciência da nutrição e saúde pública Cynthia Sass sugeriu algumas maneiras de como consumo – uma delas é saborear uns quadradinhos de chocolate sem distrações como televisão ou celular, em uma espécie de “meditação do chocolate”.

“Ou corte e despeje o chocolate amargo no mingau de aveia ou no iogurte grego com frutas frescas. Bata (o chocolate amargo) em um smoothie (o meu combo favorito é chocolate amargo, pera, gengibre fresco ralado e leite de amêndoa ou de coco). Ou derreta e regue (o chocolate amargo) em frutas vermelhas frescas”, aconselhou a nutricionista.

No mesmo sentido, especialistas recomendam comer o chocolate bem devagar. Isso é bom para curtir o momento, saborear bem a gostosura e evitar correr o risco de se encher de chocolate, especialmente do tipo errado, cheio de açúcar.

Se você sofre demais com a TPM

Vale a pena procurar a ajuda do médico para saber se isso não pode estar associado a uma condição de saúde mais grave e receber o tratamento apropriado, caso seja necessário.

O médico também poderá explicar quais comidas e bebidas podem te auxiliar a passar melhor pela TPM e te ensinar como você pode consumir o chocolate amargo durante o período sem prejudicar sua saúde e boa forma.

Tenha em mente que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir a orientação profissional do médico.

Você já tinha ouvido falar que comer chocolate na TPM pode ajudar? Sofre muito com os sintomas da TPM frequentemente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*