Uma notícia que vem lá do outro lado do mundo, da capital tailandesa Bangkok, provavelmente vai ecoar e provocar grandes discussões na academia e fóruns de bem estar e beleza por todo o planeta. Indivíduos que muitos irão chamar de preguiçosos estão preferindo passar de duas a quatro horas de cirurgia em troca de abdômens definidos magicamente.
Um dos locais que estão fazendo isso é o Hospital Masterpiece, no distrito de Dusit, na capital, que relata um interesse crescente neste procedimento.
“Fazemos isso há três ou quatro anos. … Chegamos a 20 a 30 clientes por mês”, disse o CEO e cirurgião do hospital Raweewat “Sae” Maschamadol ao site local Coconuts Bangkok.
O procedimento, que custa cerca de US $ 3.700 (aproximadamente R$ 14.000,00), baseia-se em sugar cuidadosamente a gordura ao redor do abdômen para moldar um abdômen definido (o famoso 6-pack, em inglês). Raweewat diz que ele não é perigoso nem doloroso.
Fotos daqueles que estão passando por isso não são para aqueles com, digamos, estômagos fracos.
Não há nenhum plástico ou silicone envolvido. “Não fazemos implantes porque eles não parecem bons e não duram muito”, disse o cirurgião, que diz que “todos os seus clientes” são, no mínimo, “um pouco” satisfeitos.
O procedimento remonta a década de 1990, através de um cirurgião do Texas. Cerca de uma em cada cinco das 50 pessoas submetidas ao procedimento em um estudo sofreram complicações menores, como o que é chamado de “sobre-ataque”, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Society of Plastic Surgeons. Cerca de um em cada 10 ficaram com bolsas de fluido pós-cirúrgicas chamadas seromas que podem necessitar de drenagem.
Embora Raweewat tenha ido ao exterior para estudar diferentes procedimentos, ele diz que sua equipe desenvolveu seu próprio método. Esta é apenas uma das muitas clínicas em Bangkok que oferecem o procedimento.
Durante as últimas duas décadas, a cirurgia plástica estética tornou-se muito popular na Tailândia, onde os anúncios gritam os benefícios em todos os shoppings e as celebridades regularmente se orgulham das plásticas em seus narizes.
Também surgem cada vez mais clínicas ilegais. Raweewat disse que sua instalação é uma escolha segura. “Somos um hospital licenciado e legítimo, ao contrário de muitas outras clínicas de cirurgia plástica na Tailândia. O que significa que temos acesso a medicamentos anestésicos e de qualidade”, disse ele.
Ele disse que cerca de 90% de seus clientes estão ali porque não conseguem atingir as metas que desejam apenas com exercícios e dieta. “Para obter naturalmente um abdômen definido, é preciso treinar e ficar magro. A maioria dos nossos clientes chegam com muito músculo, eles só querem economizar meses de descanso”, disse Raweewat.