Pele

Como clarear axilas e virilha em casa: 5 opções naturais

Publicado por
Dra. Akemi Martins

As opções naturais para clarear a virilha e as axilas envolvem produtos à base de ingredientes simples e acessíveis, como o bicarbonato de sódio, a argila, a babosa e a cenoura. 

O fundamento desses métodos caseiros é a renovação celular da camada mais superficial da pele, removendo a camada mais escura e proporcionando uma melhor hidratação à pele das axilas e das virilhas. 

continua depois da publicidade

Essas regiões tendem a ficar mais escuras do que outras partes do corpo, porque sofrem atritos constantes com as roupas e com lâminas de depilação. 

Essa agressão promove um processo inflamatório, que leva à maior produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Alterações hormonais intensas, como ocorrem na gestação, também podem levar ao escurecimento da pele. 

Caso você busque por soluções mais rápidas e eficientes para o clareamento das manchas, você pode procurar ajuda de profissionais qualificados que realizam procedimentos estéticos específicos, como o peeling químico e a luz pulsada. 

De qualquer forma, você precisará ter paciência e constância com o método escolhido para clarear as axilas e as virilhas, pois trata-se de um processo que demanda tempo. 

continua depois da publicidade

Veja algumas opções naturais de como clarear a virilha e as axilas em casa. Mas, atenção: quem tem qualquer problema de pele, ferida, machucado, queimadura, infecção, inflamação ou cicatriz na região deve consultar um dermatologista antes de testar os métodos caseiros.

Esfoliante de bicarbonato de sódio

É preciso usar o bicarbonato de sódio na pele com cuidado

O bicarbonato de sódio é um composto salino formado pela união de um ácido com uma base forte. Pelo fato de apresentar uma base forte, o bicarbonato de sódio consegue alcalinizar a região com que tem contato, ou seja, torná-la menos ácida. 

Como a nossa pele é levemente ácida, o contato do bicarbonato de sódio com ela promove um efeito abrasivo e esfoliante leve. 

De acordo com o que a dermatologista Christiane Gonzaga disse ao site Mulher, esse sutil efeito abrasivo do bicarbonato pode ajudar no clareamento de chamas na pele em algumas partes do corpo.

Entretanto, ela alertou que o uso do ingrediente na pele deve ser moderado, devido justamente ao seu efeito abrasivo. É preciso ter muito cuidado ao passar o bicarbonato de sódio, pois ele pode irritar a pele, promovendo uma inflamação local, com vermelhidão e coceira.

continua depois da publicidade

Consequentemente, o organismo responde com a piora da pigmentação da pele, isto é, no lugar de clarear, o bicarbonato pode intensificar a mancha escura que já existe. 

Dito isto, é importante ter em mente que deixar o produto mais concentrado, ou deixá-lo por mais tempo na pele, não te ajudará a clarear as axilas e virilhas. 

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres de sopa de água

Como usar:

  1. Misture os dois ingredientes até formar uma pasta e reserve
  2. Limpe a região com água morna e sabonete neutro
  3. Aplique a mistura na região, fazendo movimentos circulares suaves durante cinco minutos
  4. Deixe agir por mais 10 minutos
  5. Lave a região com água morna, para retirar o produto
  6. Finalize com um creme hidratante
  7. É recomendado que você faça essa esfoliação apenas uma vez por semana

Pasta de argila branca

Acredita-se que a leve ação esfoliante da argila branca pode contribuir com a renovação celular, suavizando manchas.

continua depois da publicidade

Entretanto, é importante ter em mente que o seu efeito é mais suave e que a argila branca não clareia como um ácido.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de argila branca
  • 2 colheres de sopa de água

Como usar:

  1. Misture a argila branca com a água em um vasilhame que não seja de metal, até formar uma pasta homogênea e reserve
  2. Lave as axilas e as virilhas com sabonete neutro e água morna e seque
  3. Aplique a pasta de argila branca, com auxílio de um pincel
  4. Deixe agir por 20 minutos
  5. Depois, retire o produto com água morna e aplique um creme hidratante
  6. Você pode repetir esse procedimento a cada 15 dias

Tônico de água de arroz

O uso da água de arroz é uma prática muito comum na Ásia e recentemente se popularizou no Brasil. Essa substância é conhecida por controlar a oleosidade da pele, acalmar irritações e clarear manchas.

Isso tudo porque os compostos presentes na água de arroz combatem os radicais livres, responsáveis pela hiperpigmentação da pele e pelo seu envelhecimento precoce. 

Conforme a dermatologista Christiane Gonzaga, o ácido kojico, uma substância clareadora encontrada em muitos cremes, vem do arroz. Mas, segundo a especialista, ainda que o arroz seja um adstringente natural, ele não tem grandes concentrações de agentes clareadores.

Ela alertou que embora a água de arroz tenha efeito calmante e refrescante, ela pode apenas auxiliar no clareamento da pele e não é capaz de substituir nenhum tratamento feito com as substâncias apropriadas nas concentrações ideais.

Além disso, é importante saber que jamais deve ser usada a água do arroz que foi feito com óleo, sal ou outro tipo de ingrediente. 

Ingredientes:

  • 300 mL de água
  • 1 colher de sopa de chá verde
  • 1 colher de sopa de camomila
  • 5 colheres de sopa de arroz

Como usar:

  1. Ferva 300 mL de água
  2. Depois de fervida, acrescente uma colher de sopa de chá verde e uma colher de sopa de chá de camomila (veja como preparar o chá verde e o chá de camomila)
  3. Deixe a mistura esfriar e reserve
  4. Em um recipiente de vidro, adicione cinco colheres de sopa de arroz
  5. Acrescente a esse recipiente com arroz, a mistura de chá verde com chá de camomila (depois de fria)
  6. Deixe descansar por dois dias, sem vedar o recipiente
  7. Passado esse tempo, transfira a água de arroz para outro recipiente e deixe na geladeira por até quatro dias
  8. Aplique essa loção duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com um algodão na região previamente lavada com água morna e sabonete neutro.
  9. Deixe a loção secar sozinha

Gel de babosa

Uma das propriedades da babosa é a capacidade de clarear áreas da pele

A babosa (Aloe vera) é um ingrediente muito popular na indústria da beleza, devido à sua potente ação calmante, cicatrizante, anestésica, antitérmica e anti-inflamatória.

De acordo com o que a dermatologista Christiane Radaic disse ao site Oi Bonita, a pele com manchas tem uma alteração na composição de gorduras, que fazem parte do seu manto lipídico.

Com isso, acredita-se que a babosa pode ajudar a diminuir manchas em virtude do seu efeito hidratante. Segundo a especialista, apenas o fato de cuidar da pele com algo hidratante e anti-inflamatório já ajuda.

No entanto, a dermatologista advertiu que isso não dispensa o principal cuidado que se deve ter com uma pele com tendência a manchas: passar protetor solar três vezes ao dia.

Além disso, a babosa é contraindicada em casos de queimaduras muito graves, infecção ou inflamação cutânea e pele muito ressecada. Ela também não deve ser usada caso provoque sensibilidade, podendo resultar em coceiras e erupções.

Ao Creamy Blog, o médico especialista em dermatologia Luiz Romancini afirmou que considera que o uso da planta diretamente na pele pode ser perigoso porque além dos seus efeitos não terem sido comprovados, não se conhece exatamente a sua composição, o que pode ser um risco para a saúde cutânea.

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa

Como usar:

  1. Lave uma folha de babosa com água e sabão e use uma faca, para abri-la
  2. Retire o gel de dentro da folha com a ajuda de uma colher e reserve num pote
  3. Lave a região manchada da pele com água e sabonete neutro
  4. Aplique o gel de babosa na região e deixe agir por 15 minutos
  5. Lave a pele com água morna, para retirar o gel
  6. Aplique hidratante na pele
  7. Repita esse procedimento até duas vezes na semana

Creme de cenoura, iogurte e mel

A cenoura é um ótimo ingrediente para ser usado na pele, pois contém altos níveis de vitamina A, um antioxidante que combate os radicais livres associados às manchas e ao envelhecimento. 

A vitamina E, também presente na cenoura, é outro antioxidante que contribui para o clareamento das manchas, pois estimula a produção de colágeno. 

Por sua vez, a função do mel seria a de auxiliar a hidratar e cicatrizar a pele, promovendo assim o crescimento de novas células. No entanto, este creme é contraindicado para pessoas com alergia ao pólen, mel ou própolis. 

Ingredientes:

  • 50 gramas de cenoura ralada
  • 1 embalagem de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar:

  1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador, até obter um creme homogêneo e reserve
  2. Limpe a região com água morna e sabonete neutro
  3. Aplique o creme de cenoura nas axilas e nas virilhas
  4. Deixe agir por 15 minutos
  5. Depois disso, lave a região com água fria, para retirar o produto, secando com uma toalha macia
  6. Passe um hidratante no local tratado com o creme de cenoura
  7. Você pode repetir esse procedimento de uma a duas vezes por semana

Enquanto estiver fazendo o seu tratamento para clarear a virilha e as axilas, evite fazer depilação com lâminas ou cera, pois essas ações são “entendidas” como uma agressão pelo corpo, que desencadeia um processo inflamatório que promove o escurecimento e endurecimento da pele, como forma de defesa. 

Além disso, evite usar saias sem colocar um short por baixo, para proteger a pele do atrito, e use um creme hidratante, para prevenir ao máximo o atrito da pele com a pele.

As opções naturais realmente funcionam? São seguras?

É importante saber que alguns especialistas não concordam com as estratégias caseiras de como clarear a virilha e as axilas, questionando a sua eficácia e segurança.

Em entrevista para a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-RESP), a dermatologista Tatiane Curi falou sobre as receitas caseiras da internet para clarear a virilha e as axilas.

Para a especialista, não existe receita caseira ou qualquer tipo de mágica para clarear manchas na pele. 

Ela explicou que a pele é um órgão de defesa do corpo, que pode reagir de diversas maneiras ao entrar em contato com as substâncias botânicas, como as opções naturais para clarear a virilha e as axilas, que apresentam diferentes pHs e associações.

A dermatologista afirmou que além do risco dessas receitas não clarearem a mancha escura, elas podem provocar alergias, reações de irritação em contato com a luz do sol e até mesmo piorar uma mancha já existente.

De acordo com o médico especialista em dermatologia Luiz Romancini, certas substâncias químicas presentes nas plantas podem provocar dermatite de contato e fitofotodermatose, que são manchas decorrentes de queimaduras, devido ao contato com substâncias químicas de plantas e à exposição solar.

Fontes e referências adicionais

Você se incomoda com as manchas em suas axilas ou virilhas? Já tentou passar algum produto para clareá-las? Quais dessas receitas você pretende testar? Comente abaixo!

5 de 5 (3 Votes)
Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Akemi Martins