Como Fazer Chá de Camomila – Receita e Dicas

Você conhecerá aqui a forma certa de como fazer chá de camomila, garantindo que ele será feito da maneira certa para que você não perca nenhum de seus benefícios e nem o seu sabor. Você também descobrirá excelentes alternativas que aumentarão o seu leque de possibilidades para garantir que você terá os benefícios que você deseja.

Também conhecida pelos nomes populares de Margaça e Macela-nobre, a camomila é uma planta medicinal que possui ação cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante e também pode ser utilizada como material cosmético na pele e nos cabelos.

Essa planta medicinal geralmente é usada no preparo de compressas, infusões, banhos e do famoso chá de camomila. Abaixo, nós conheceremos mais como fazer chá de camomila e para que serve a bebida.

Para que serve o chá de camomila? 

Antes de aprender como fazer chá de camomila, vamos conhecer um pouco mais sobre as utilidades e benefícios que a bebida traz.

Por conta de seu efeito sedativo, o chá é utilizado para aliviar o incômodo da insônia e estimula a pessoa que não consegue dormir bem a ter uma boa noite de sono. Outra vantagem da receita feita à base da planta é que ela também ameniza a ansiedade e depressão, fatores que podem ser associados à dificuldade para pegar no sono.

A camomila também é usada para tratar casos de estresse e serve como um estimulante do sistema imunológico, tornando o organismo humano mais forte e protegido de problemas de saúde como um resfriado, por exemplo.

Outra utilidade do chá é no tratamento de complicações de ordem digestiva como náusea, desconforto, gases, digestão lenta, diarreia (inclusive no caso de crianças pequenas) e cólica em bebês.

Para as mulheres que sofrem durante o ciclo menstrual, a camomila também pode ser uma boa aliada. A bebida preparada com a planta aumenta os níveis do aminoácido glicina no organismo e taxas maiores desse componente estão associadas ao alívio das cólicas menstruais. Isso acontece por meio da diminuição de espasmos musculares e do relaxamento promovido ao corpo todo, o que inclui o útero.

Por se tratar de uma fonte de antioxidantes, o chá de camomila protege o corpo humano contra inflamações e doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiopatia e artrite reumatoide. Como se não bastasse, esses componentes também atuam no retardamento do envelhecimento e combatem o aparecimento de rugas e a perda de elasticidade da pele.

A ação anti-inflamatória da camomila ainda ameniza a dor e o inchaço dos pacientes que já desenvolveram a artrite reumatoide, reduz e alivia a hemorroidas, colabora com o tratamento de periodontite, melhora doenças inflamatórias do intestino como a doença de Crohn e colite ulcerosa e ajuda a controlar inflamações crônicas.

Outro efeito da substância é a redução do nível de glicose no sangue, o que colabora com a prevenção e controle de diabetes do tipo 2 e de problemas no rim. Além disso, o produto age como um diluidor de sangue, melhorando a circulação, contribuindo com a saúde dos vasos sanguíneos e com a proteção contra doenças cardiovasculares.

Ao ser aplicado diretamente na pele ou no couro cabeludo, ele contribui com o tratamento de picadas de insetos, catapora, queimados, hematomas, queimaduras solares, erupções na pele e inflamação e coceira na pele.

A bebida também auxilia a amenizar o desconforto causado por eczemas (inflamação aguda ou crônica, que ocorre na pele e vem acompanhada de vermelhidão e inchaço), psoríase (doença que causa lesões vermelhas e com escamas, observada no couro cabeludo, joelho e cotovelo), acne, irritações causadas pelo uso de fraldas e irritações na pele em geral, além de ser conhecida por interromper o crescimento de úlceras.

O chá de camomila serve a saúde bucal, estimulando a cura ou trazendo alívio à gengivite, aftas e dor de dente.

Além de todos esses benefícios, o chá de camomila pode colaborar com a perda de peso. Ele possui zero calorias e pode substituir outras bebidas quentes calóricas como o café com açúcar – que traz aproximadamente 30 calorias por xícara – ou o chocolate quente – que possui 190 a cada xícara preparada com leite integral.

Alternativas ao chá de camomila 

Você também poderá optar por outros chás que ajudarão muito com essas questões. Há muitos tipos de chá para ansiedade e diversos tipos de chá para dormir que lhe atenderão nessas questões.

Importante reforçar que também existem outras alternativas para ambos os problemas. Você pode optar por alimentos para dormir melhor e também por alimentos para ansiedade. Ao fazer isso, você estará aumentando substancialmente as suas chances de resolver esses problemas, já que você, se desejar, poderá consumir esses alimentos e tomar esses chás sempre que desejar.

Além disso, também há uma outra alternativa menos comum, mas igualmente efetiva, que é a valeriana (PS: Vou lá validar o artigo do Felipe pra poder colocar o link da Valeriana nesse parágrafo de cima.), uma planta medicinal que ataca justamente esses dois pontos de maneira muito poderosa, além de ter outros benefícios importantes. Vale a pena conferir!

Como fazer chá de camomila 

Depois de conhecer para que serve a bebida, certamente você quer logo aprender como preparar o chá, não é mesmo?

Pois bem, antes de ver a receita de como fazer chá de camomila, é preciso que você separe os ingredientes necessários para ela: uma colher de chá de flores e folhas secas de camomila e ½ litro de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água no fogo dentro de uma panela e quando ferver, adicionar à camomila ao recipiente;
  2. Abafar durante 15 minutos e então coar;
  3. Servir-se e beber. Dica: para casos de insônia, a recomendação é tomar o chá uma hora antes de ir dormir.

Receita 2

O modelo apresentado acima é um dos métodos de preparo, mas não é o único. A seguir você confere outro tipo de receita.

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara;
  • 1 jarra com água quente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as flores de camomila dentro de uma xícara;
  2. Despejar a água quente no recipiente e deixar em infusão durante três minutos;
  3. Coar o chá, transportando-o para outra xícara. Dica: utilizar um coador próprio para chá, já que assim você não desperdiçará as flores de camomila;
  4. Servir-se e beber. Dica: para melhorar o sabor, você pode acrescentar um pouco de mel ou sumo de limão, só não esqueça que isso acrescentará calorias ao chá, caso o seu objetivo seja perder peso.

Efeitos colaterais e cuidados

Uma das reações negativas do chá de camomila é que ele diminui a libido. Outro problema que pode acontecer com o seu uso são reações alérgicas como erupção cutânea, choque anafilático, inchaço e dificuldade de respiração. Portanto, ele deve ser evitado por pessoas com alergia à tasneira, ao crisântemo, à calêndula, ao áster e a qualquer planta da família das margaridas ou ao pólen de alguma delas.

Como não existem muitos dados sobre os efeitos da bebida durante a gestação e de amamentação, a orientação é que as mulheres chequem com o médico suas dúvidas em relação ao uso do chá durante esses períodos. Já os pacientes que tomam remédios anticoagulantes não devem ingerir o chá de camomila. Para quem estiver tomando outro tipo de medicamento, o conselho é conversar com o médico para descobrir se o chá não pode interagir com a substância.

A orientação é que a dose diária de camomila fique entre oito e 15 g. Mesmo com todos os benefícios que mostramos acima, a bebida não pode substituir um tratamento ou remédio prescrito pelo médico, apesar de poder colaborar com ele. Por isso, não deixe de seguir as ordens de seu médico e utilize o chá de camomila simplesmente como um auxílio ao seu problema.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você costuma tomar o chá de camomila para algum destes benefícios acima listados? Que receita você costuma fazer do chá ou preferiu? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...

1 comentário em “Como Fazer Chá de Camomila – Receita e Dicas”

Deixe um comentário