Benefícios do Bicarbonato de Sódio – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Bom para limpeza doméstica, ação antifúngica e antibacteriana e alívio de problemas digestivos: conheça os benefícios do bicarbonato de sódio e como usar!

O bicarbonato de sódio é usado na culinária, mas também pode ser utilizado na limpeza da casa e também para cuidados relacionados à saúde. Ele é ótimo para remover manchas e há quem use o produto para tratar azia e problemas digestivos, para branquear os dentes e preservar a saúde bucal.

Para que serve o bicarbonato de sódio?

Pesquisas e a medicina popular prometem quais são os benefícios do bicarbonato de sódio. Conheça para que serve o ingrediente:

  • Problemas digestivos;
  • Ação antifúngica e antibacteriana;
  • Redução da fadiga e dor muscular;
  • Saúde renal;
  • Alívio de sintomas de infecção urinária;
  • Alívio de efeitos colaterais da quimioterapia;
  • Saúde das peles e cabelos;
  • Clareamento dental caseiro;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Limpeza doméstica.

Benefícios do bicarbonato de sódio: saiba como usar!

  • Azia e indigestão: Dissolver uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água fria e ingerir a bebida lentamente para que ocorra o ajuste do pH estomacal. A mistura age melhor se for consumida cerca de uma hora depois de comer. Porém, se a indigestão não tiver sido causada por um excesso de ácidos estomacais, o bicarbonato de sódio não irá promover alívio;
  • Inflamação nas mucosas da boca ou garganta, como aftas: Misturar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio com uma pitada de sal marinho em uma xícara de água morna e lavar a boca três vezes ao dia com essa mistura. É importante enxaguar a boca com água morna no final para remover quaisquer resíduos;
  • Louça: A louça mais difícil de lavar pode ser facilmente limpa depois de deixá-la de molho em uma solução de bicarbonato de sódio por cerca de 15 minutos;
  • Limpeza de tapetes e cobertores a seco: Polvilhar o bicarbonato de sódio em pó por toda a superfície e deixar o produto agir por aproximadamente 20 minutos. Depois é só aspirar todo o bicarbonato de sódio, pois ele irá absorver toda a sujeira e umidade que estava no local;
  • Limpeza de frutas e vegetais frescos: Uma solução composta por 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em água pode ajudar a remover bactérias e impurezas presentes nos produtos;
  • Lavagem de roupas: Uma xícara de bicarbonato de sódio adicionada ao seu sabão em pó pode atuar como um potencializador de limpeza e até mesmo como um amaciante;
  • Pia entupida e tênis encardidos: Uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio pode ser muito útil quando a pia da cozinha entope. A limpeza é ainda mais eficaz se uma porção de água quente for adicionada logo em seguida no ralo. A mesma mistura também pode ajudar a limpar tênis encardidos;
  • Cheiro ruim na geladeira: Deixar um copo ou recipiente aberto contendo bicarbonato de sódio em pó. A mesma estratégia pode ser adotada em armários ou outros locais fechados;
  • Esfoliante: Uma pasta feita com bicarbonato de sódio com água pode ser utilizada como um esfoliante natural para a pele do corpo e do rosto; veja em detalhes se passar bicarbonato no rosto faz mal ou não traz riscos.
  • Cabelos: Adicionar 1 colher de chá de bicarbonato ao shampoo pode gerar uma limpeza mais profunda dos fios; veja em detalhes se bicarbonato no cabelo é bom mesmo.
  • Alívio de coceiras e dores de queimaduras solares: Imergir a região afetada em uma mistura de bicarbonato de sódio em água morna. Se a queimadura ou irritação for grave, uma pasta de bicarbonato de sódio em água pode ser aplicada no local para um alívio mais eficaz.

De olho nas quantidades e restrições

Não é indicado tomar mais de três colheres e meia de chá de bicarbonato de sódio em um único dia. Para os idosos acima de 60 anos de idade, é seguro ingerir no máximo uma colher e meia de chá diariamente. Quem tem problemas de saúde associados à ingestão de sódio ou que exigem o controle da ingestão do mineral precisa consultar o médico quanto ao uso do bicarbonato de sódio.

Perigos do bicarbonato de sódio

O uso em excesso do ingrediente pode interferir no equilíbrio ácido-base do corpo, causando desconfortos gastrointestinais como dor abdominal, náuseas e vômitos. Por ser muito rico em sódio, o bicarbonato não é indicado em altas doses, pois pode causar inchaço e aumentar a pressão arterial sanguínea. Em casos mais graves, isso pode sobrecarregar o sistema circulatório e resultar em insuficiência cardíaca.

O consumo exagerado do bicarbonato de sódio também pode aumentar a liberação de potássio, podendo levar a uma deficiência nesse mineral. Ele não deve ser ingerido quando o estômago estiver muito cheio, pois poderá resultar em uma ruptura gástrica.

Contraindicações e outros cuidados

Pessoas que sofrem de problemas de saúde como pressão arterial elevada, doença hepática, doença renal ou edema devem evitar a ingestão de bicarbonato. Grávidas e lactantes também estão mais seguras se não usarem o bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio não deve ser usado ao mesmo tempo em que medicamentos como aspirina, cálcio, corticosteroides, diuréticos, quinidina, antiácidos, barbitúricos e lítio.

O uso oral por mais de 2 semanas sem melhora dos sintomas deve ser comunicado a um médico de para que ele possa indicar o melhor tratamento para a sua condição, obtendo assim um resultado mais satisfatório.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia tantos benefícios do bicarbonato de sódio? Pretende incluir mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário