Bicarbonato de sódio – Benefícios e como usar!

Especialista:
atualizado em 30/09/2020

O bicarbonato de sódio é muito versátil. Bom para limpeza doméstica, tem ação antifúngica e antibacteriana, traz alívio para problemas digestivos, é usado para clarear os dentes e preservar a saúde bucal, sem contar que é um ingrediente amplamente utilizado na culinária.

bicarbonato de sodio
bicarbonato de sodio

Benefícios do bicarbonato de sódio

Conheça um pouco sobre os possíveis benefícios que o bicarbonato de sódio pode trazer para a saúde do seu organismo e da sua casa:

Alivia a azia

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, que neutraliza o ácido gástrico em excesso, ajudando no alívio da azia e dores provocadas por úlceras gástricas.

Para que ocorra esse benefício, dissolva 1 colher de chá de bicarbonato em 1 xícara de água fria e beba lentamente. Sua ação é mais eficaz se for consumida 1 hora antes da refeição.

Conheça mais sobre a função do bicarbonato no alívio da azia.

Bom para o desempenho físico

Dados publicados no Nestle Nutrition Institute Workshop Series mostraram que o bicarbonato de sódio ajuda a melhorar o desempenho em exercícios prolongados ou de alta intensidade.

Isso ocorre porque ajuda a neutralizar o acúmulo de ácido lático, substância responsável pela sensação de cansaço e dor muscular.

Reduz a evolução da doença renal

Uma pesquisa publicada no Journal of the American Society of Nephrology mostrou redução da evolução da doença renal crônica, através da suplementação de bicarbonato de sódio, em pessoas com baixos níveis de bicarbonato no sangue.

Alívio dos sintomas da infecção de urina

Um artigo científico publicado no International Urogynecology Journal mostrou que o bicarbonato de sódio possui propriedades que reduzem os sintomas da infecção de urina.

Conheça com mais detalhes sobre o bicarbonato no alívio das infecções de urina.

O bicarbonato de sódio no câncer

Um estudo publicado no Cancer Research, feito em animais com câncer de mama avançado, mostrou que a sua suplementação com bicarbonato de sódio preveniu o desenvolvimento de metástases. Entretanto, os seus mecanismos de ação ainda não estão bem esclarecidos.

Além disso, a quimioterapia pode causar, como efeito colateral, a inflamação na boca e garganta. Nesse caso, o gargarejo com bicarbonato de sódio pode ajudar a prevenir e reduzir essa inflamação.

Misture ½ colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 pitada de sal em 1 xícara de água morna e lave a boca 3 vezes ao dia. Depois enxágue a boca com água morna para remover os resíduos.

Saúde da pele e do cabelo

São vários os benefícios do bicarbonato de sódio nos cuidados com a pele e com os cabelos.

  • Desodorante natural: ajuda a eliminar a sujeira, os odores ruins e as bactérias. Entenda melhor como bicarbonado funciona como desodorante.
  • Esfoliante caseiro: auxilio na retirada das células mortas da pele. Pode ser feito através de uma pasta com bicarbonato de sódio e água.
  • Dores da queimaduras: além de esfoliante, a pasta ajuda aliviar as dores da queimaduras do sol ou machucados causados por alergias.
  • Limpeza dos cabelos: ajuda na remoção de sujeira e redução da oleosidade. Para esse benefício adicione 1 colher de chá de bicarbonato ao seu shampoo.
  • Proteção contra leveduras e fungos: pesquisa publicada no Mycopathologia mostrou efeito protetor contra as leveduras e fungos, que causam infecções nas unhas e na pele.

Saúde bucal e clareamento dos dentes

É comum encontrar o bicarbonato na composição das pastas de dentes. Ele auxilia na limpeza profunda e clareamento dos dentes, além de eliminar bactérias que podem estar associada ao desenvolvimento de cáries e mau hálito.

Ao escovar os dentes, adicione o bicarbonato na sua pasta de dente ou dê preferência por pastas que já tenham essa substância na sua composição. Conheça mais sobre o clareamento dos dentes com bicarbonato de sódio.

Limpeza da casa

O bicarbonato de sódio possui propriedades que podem ajudar na limpeza da sua casa, principalmente porque ajuda a remover as placas de sujeiras mais profundas.

  • Lavagem da louça: para tornar a louça difícil mais fácil, deixe de molho em uma solução de bicarbonato de sódio por 15 minutos.
  • Limpeza de tapetes e cobertores a seco: polvilhe o bicarbonato de sódio em pó por toda a superfície e deixe o produto agir por cerca de 20 minutos. Depois é só aspirar, pois irá absorver toda a sujeira e umidade que estava no local.
  • Limpeza das roupas: adicione 1 xícara de bicarbonato no seu sabão em pó para potencializar a sua limpeza e deixar as roupas mais macias. O bicarbonato de sódio é ótimo para remover manchas.
  • Desentupir a pia e ralos: para auxiliar no processo de desentupir a pia e ralos, jogue na pia uma mistura de vinagre com bicarbonato, e logo em seguida água quente.
  • Neutralizar cheiros: basta deixar um copo ou recipiente aberto com bicarbonato em pó dentro da geladeira e armários para reduzir o mau cheiro.

Efeitos colaterais e cuidados do bicarbonato de sódio

Como qualquer outra substância, o bicarbonato de sódio não deve ser consumida em excesso, pois pode interferir no funcionamento do organismo, causando dor abdominal, náuseas e vômitos.

Não consuma o bicarbonato se estiver com estômago cheio, pois pode causar ruptura gástrica. Além disso, o seu consumo exagerado também pode aumentar a liberação de potássio, levando a uma deficiência nesse mineral.

Contraindicações

É contra indicado para gestantes, lactantes, hipertensos, pessoas que com doenças cardiovasculares, hepáticas ou renais.

Devido a ser rico em sódio, em pessoas com hipertensão não é indicado o seu consumo, pois, em altas doses, pode causar inchaço, aumentar a pressão, e em casos mais graves, resultar em insuficiência cardíaca. Entenda um pouco mais os seus efeitos na pressão.

Alguns medicamentos podem interagir com o bicarbonato, aumentando ou diminuindo o seu efeito, como a aspirina, cálcio, corticosteroides, diuréticos, quinidina, antiácidos, barbitúricos e lítio.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia tantos benefícios do bicarbonato de sódio? Pretende incluir mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário