Como clarear axilas e virilha em casa: 5 opções naturais

atualizado em

As opções naturais para clarear a virilha e as axilas envolvem produtos à base de ingredientes simples e acessíveis, como o bicarbonato de sódio, a argila, a babosa e a cenoura. 

O fundamento desses métodos caseiros é a renovação celular da camada mais superficial da pele, removendo a camada mais escura e proporcionando uma melhor hidratação à pele das axilas e das virilhas. 

Essas regiões tendem a ficar mais escuras do que outras partes do corpo, porque sofrem atritos constantes com as roupas e com lâminas de depilação. 

Essa agressão promove um processo inflamatório, que leva à maior produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Alterações hormonais intensas, como ocorrem na gestação, também podem levar ao escurecimento da pele. 

Caso você busque por soluções mais rápidas e eficientes para o clareamento das manchas, você pode procurar ajuda de profissionais qualificados que realizam procedimentos estéticos específicos, como o peeling químico e a luz pulsada. 

  Continua Depois da Publicidade  

De qualquer forma, você precisará ter paciência e constância com o método escolhido para clarear as axilas e as virilhas, pois trata-se de um processo que demanda tempo. 

Veja algumas opções naturais de como clarear a virilha e as axilas em casa. Mas, atenção: quem tem qualquer problema de pele, ferida, machucado, queimadura, infecção, inflamação ou cicatriz na região deve consultar um dermatologista antes de testar os métodos caseiros.

Esfoliante de bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio
É preciso usar o bicarbonato de sódio na pele com cuidado

O bicarbonato de sódio é um composto salino formado pela união de um ácido com uma base forte. Pelo fato de apresentar uma base forte, o bicarbonato de sódio consegue alcalinizar a região com que tem contato, ou seja, torná-la menos ácida. 

Como a nossa pele é levemente ácida, o contato do bicarbonato de sódio com ela promove um efeito abrasivo e esfoliante leve. 

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com o que a dermatologista Christiane Gonzaga disse ao site Mulher, esse sutil efeito abrasivo do bicarbonato pode ajudar no clareamento de chamas na pele em algumas partes do corpo.

Entretanto, ela alertou que o uso do ingrediente na pele deve ser moderado, devido justamente ao seu efeito abrasivo. É preciso ter muito cuidado ao passar o bicarbonato de sódio, pois ele pode irritar a pele, promovendo uma inflamação local, com vermelhidão e coceira.

Consequentemente, o organismo responde com a piora da pigmentação da pele, isto é, no lugar de clarear, o bicarbonato pode intensificar a mancha escura que já existe. 

Dito isto, é importante ter em mente que deixar o produto mais concentrado, ou deixá-lo por mais tempo na pele, não te ajudará a clarear as axilas e virilhas. 

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres de sopa de água

Como usar:

  1. Misture os dois ingredientes até formar uma pasta e reserve
  2. Limpe a região com água morna e sabonete neutro
  3. Aplique a mistura na região, fazendo movimentos circulares suaves durante cinco minutos
  4. Deixe agir por mais 10 minutos 
  5. Lave a região com água morna, para retirar o produto
  6. Finalize com um creme hidratante
  7. É recomendado que você faça essa esfoliação apenas uma vez por semana

Pasta de argila branca

Acredita-se que a leve ação esfoliante da argila branca pode contribuir com a renovação celular, suavizando manchas.

Entretanto, é importante ter em mente que o seu efeito é mais suave e que a argila branca não clareia como um ácido.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de argila branca
  • 2 colheres de sopa de água

Como usar:

  Continua Depois da Publicidade  
  1. Misture a argila branca com a água em um vasilhame que não seja de metal, até formar uma pasta homogênea e reserve
  2. Lave as axilas e as virilhas com sabonete neutro e água morna e seque
  3. Aplique a pasta de argila branca, com auxílio de um pincel 
  4. Deixe agir por 20 minutos
  5. Depois, retire o produto com água morna e aplique um creme hidratante
  6. Você pode repetir esse procedimento a cada 15 dias

Tônico de água de arroz

O uso da água de arroz é uma prática muito comum na Ásia e recentemente se popularizou no Brasil. Essa substância é conhecida por controlar a oleosidade da pele, acalmar irritações e clarear manchas.

Isso tudo porque os compostos presentes na água de arroz combatem os radicais livres, responsáveis pela hiperpigmentação da pele e pelo seu envelhecimento precoce. 

Conforme a dermatologista Christiane Gonzaga, o ácido kojico, uma substância clareadora encontrada em muitos cremes, vem do arroz. Mas, segundo a especialista, ainda que o arroz seja um adstringente natural, ele não tem grandes concentrações de agentes clareadores.

Ela alertou que embora a água de arroz tenha efeito calmante e refrescante, ela pode apenas auxiliar no clareamento da pele e não é capaz de substituir nenhum tratamento feito com as substâncias apropriadas nas concentrações ideais.

Além disso, é importante saber que jamais deve ser usada a água do arroz que foi feito com óleo, sal ou outro tipo de ingrediente. 

Ingredientes:

  • 300 mL de água
  • 1 colher de sopa de chá verde
  • 1 colher de sopa de camomila
  • 5 colheres de sopa de arroz

Como usar:

  1. Ferva 300 mL de água
  2. Depois de fervida, acrescente uma colher de sopa de chá verde e uma colher de sopa de chá de camomila (veja como preparar o chá verde e o chá de camomila
  3. Deixe a mistura esfriar e reserve
  4. Em um recipiente de vidro, adicione cinco colheres de sopa de arroz
  5. Acrescente a esse recipiente com arroz, a mistura de chá verde com chá de camomila (depois de fria) 
  6. Deixe descansar por dois dias, sem vedar o recipiente 
  7. Passado esse tempo, transfira a água de arroz para outro recipiente e deixe na geladeira por até quatro dias
  8. Aplique essa loção duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com um algodão na região previamente lavada com água morna e sabonete neutro.
  9. Deixe a loção secar sozinha

Gel de babosa

Babosa
Uma das propriedades da babosa é a capacidade de clarear áreas da pele

A babosa (Aloe vera) é um ingrediente muito popular na indústria da beleza, devido à sua potente ação calmante, cicatrizante, anestésica, antitérmica e anti-inflamatória.

De acordo com o que a dermatologista Christiane Radaic disse ao site Oi Bonita, a pele com manchas tem uma alteração na composição de gorduras, que fazem parte do seu manto lipídico.

Com isso, acredita-se que a babosa pode ajudar a diminuir manchas em virtude do seu efeito hidratante. Segundo a especialista, apenas o fato de cuidar da pele com algo hidratante e anti-inflamatório já ajuda.

No entanto, a dermatologista advertiu que isso não dispensa o principal cuidado que se deve ter com uma pele com tendência a manchas: passar protetor solar três vezes ao dia.

Além disso, a babosa é contraindicada em casos de queimaduras muito graves, infecção ou inflamação cutânea e pele muito ressecada. Ela também não deve ser usada caso provoque sensibilidade, podendo resultar em coceiras e erupções.

Ao Creamy Blog, o médico especialista em dermatologia Luiz Romancini afirmou que considera que o uso da planta diretamente na pele pode ser perigoso porque além dos seus efeitos não terem sido comprovados, não se conhece exatamente a sua composição, o que pode ser um risco para a saúde cutânea.

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa

Como usar:

  1. Lave uma folha de babosa com água e sabão e use uma faca, para abri-la 
  2. Retire o gel de dentro da folha com a ajuda de uma colher e reserve num pote
  3. Lave a região manchada da pele com água e sabonete neutro
  4. Aplique o gel de babosa na região e deixe agir por 15 minutos
  5. Lave a pele com água morna, para retirar o gel
  6. Aplique hidratante na pele
  7. Repita esse procedimento até duas vezes na semana

Creme de cenoura, iogurte e mel

A cenoura é um ótimo ingrediente para ser usado na pele, pois contém altos níveis de vitamina A, um antioxidante que combate os radicais livres associados às manchas e ao envelhecimento. 

A vitamina E, também presente na cenoura, é outro antioxidante que contribui para o clareamento das manchas, pois estimula a produção de colágeno. 

Por sua vez, a função do mel seria a de auxiliar a hidratar e cicatrizar a pele, promovendo assim o crescimento de novas células. No entanto, este creme é contraindicado para pessoas com alergia ao pólen, mel ou própolis. 

Ingredientes:

  • 50 gramas de cenoura ralada
  • 1 embalagem de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar:

  1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador, até obter um creme homogêneo e reserve
  2. Limpe a região com água morna e sabonete neutro
  3. Aplique o creme de cenoura nas axilas e nas virilhas 
  4. Deixe agir por 15 minutos
  5. Depois disso, lave a região com água fria, para retirar o produto, secando com uma toalha macia
  6. Passe um hidratante no local tratado com o creme de cenoura
  7. Você pode repetir esse procedimento de uma a duas vezes por semana

Enquanto estiver fazendo o seu tratamento para clarear a virilha e as axilas, evite fazer depilação com lâminas ou cera, pois essas ações são “entendidas” como uma agressão pelo corpo, que desencadeia um processo inflamatório que promove o escurecimento e endurecimento da pele, como forma de defesa. 

Além disso, evite usar saias sem colocar um short por baixo, para proteger a pele do atrito, e use um creme hidratante, para prevenir ao máximo o atrito da pele com a pele.

As opções naturais realmente funcionam? São seguras?

É importante saber que alguns especialistas não concordam com as estratégias caseiras de como clarear a virilha e as axilas, questionando a sua eficácia e segurança.

Em entrevista para a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-RESP), a dermatologista Tatiane Curi falou sobre as receitas caseiras da internet para clarear a virilha e as axilas.

Para a especialista, não existe receita caseira ou qualquer tipo de mágica para clarear manchas na pele. 

Ela explicou que a pele é um órgão de defesa do corpo, que pode reagir de diversas maneiras ao entrar em contato com as substâncias botânicas, como as opções naturais para clarear a virilha e as axilas, que apresentam diferentes pHs e associações.

A dermatologista afirmou que além do risco dessas receitas não clarearem a mancha escura, elas podem provocar alergias, reações de irritação em contato com a luz do sol e até mesmo piorar uma mancha já existente.

De acordo com o médico especialista em dermatologia Luiz Romancini, certas substâncias químicas presentes nas plantas podem provocar dermatite de contato e fitofotodermatose, que são manchas decorrentes de queimaduras, devido ao contato com substâncias químicas de plantas e à exposição solar.

Fontes e referências adicionais

Você se incomoda com as manchas em suas axilas ou virilhas? Já tentou passar algum produto para clareá-las? Quais dessas receitas você pretende testar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário