Benefícios do Chá Verde Comprovados Cientificamente!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Auxílio ao controle do peso, à diminuição do risco de doenças cardiovasculares e à função cerebral: conheça os benefícios do chá verde e como fazer!

O chá é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo (ficando atrás apenas da água) e nada menos que 20% desse total é do tipo verde.

Utilizado pelos chineses e indianos há pelo menos 4 mil anos, o chá verde sempre esteve associado a propriedades medicinais, tendo sido utilizado para tratar desde males digestivos até problemas de pele.

O chá verde é pouco calórico, contendo somente 2 calorias por xícara. Os principais nutrientes são: vitamina K, ácido fólico (vitamina B9) riboflavina (vitamina B2), ácido ascórbico (vitamina C), potássio, magnésio, cobre, flúor, manganês, os antioxidantes polifenóis (catequinas) e a cafeína.

A bebida tem sido pesquisada por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e calmantes (graças à atuação da teanina). Estudos preliminares indicam que o composto pode ajudar a prevenção da osteoporose e auxiliar o tratamento das dores da artrite. Pesquisadores têm estudado ainda um possível efeito protetor da cavidade oral.

Para que serve o chá verde?

Os benefícios do chá verde têm sido apontados por pesquisas e análises. Confira para que serve a bebida:

  • Potente ação antioxidante contra os radicais livres;
  • Auxílio ao controle do peso, estimulando a queima de gordura e aumento do metabolismo;
  • Auxílio à prevenção da diabetes;
  • Ajuda na redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • Melhora da função cerebral, sobretudo por conta da presença da cafeína;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Benefícios do chá verde: saiba como fazer!

Veja aqui como preparar chá verde para melhores resultados para a saúde e a boa forma. Recomenda-se tomar duas xícaras de chá verde por dia, mas é aconselhável evitar tomá-lo depois das 16h, para evitar que a cafeína presente na composição bebida não atrapalhe a ter uma boa noite de sono, que é importante para diversos aspectos da saúde.

Tipos de chá

Embora sejam todos obtidos a partir da mesma planta – Camellia sinensis – os chás podem ser divididos em preto, verde, branco e oolong, de acordo com a oxidação sofrida pelas folhas.

Enquanto o chá preto passa por mais etapas de processamento (e tempo de oxidação), o chá verde tem oxidação mínima – característica que ajuda a preservar suas substâncias benéficas à saúde.

O chá oolong tem propriedades intermediárias entre o preto e o verde, e o chá branco é produzido com botões que cresceram e não sofreram oxidação (apesar de não ter clorofila, há quem diga que ele seria tão ou até mais poderoso que o chá verde).

Efeitos colaterais

Há indícios de que a bebida poderia dificultar a absorção de ácido fólico e deveria assim ser evitada por gestantes – principalmente no início da gravidez.

Reações adversas ao chá podem ser observada em algumas pessoas com intolerância à cafeína. A substância pode causar dores de cabeça, agitação, taquicardia, náuseas e insônia. Saiba mais a respeito dos efeitos da cafeína no seu corpo.

Outros cuidados

Caso você tenha intolerância à cafeína ou algum outro problema de saúde que seja agravado ou tenha o tratamento atrapalhado pela cafeína, consulte o médico antes de começar a tomar o chá verde.

Algumas marcas de chá verde à venda podem conter outras substâncias em sua formulação; portanto, na hora de escolher o seu chá verde, preste muita atenção aos rótulos e procure adquirir somente os que forem o chá verde realmente puro.

Quer saber mais sobre os benefícios do chá verde? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o chá pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia estes benefícios do chá verde para a boa forma e saúde? Tem o costume de tomá-lo com frequência para ajudar na perda de peso ou outros motivos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 4,54 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios do Chá Verde Comprovados Cientificamente!”

  1. Eh um cha maravilhoso. Tomo diariamente ha mais de 18 anos, nunca adoeci nesse periodo, nem de resfriado, mesmo morando no RS e sem tomar vacina. Invistam no cha verde, ele traz beneficios no curto e no longo prazo.

  2. Os artigos daqui são muito bem escritos e me ajudaram bastante. Super grato pela generosidade pessoal!

  3. O chá verde é mesmo muito bom para a saúde, não só para emagrecer. Com o tempo, você se acostuma com o gosto.

  4. O chá verde com o gengibre é milagrososo mesmo, emagreci muito. O problema é o gosto que é horrível! Então optei em tomar em capsulas contendo mais indredientes além do chá verde.

  5. Tem 1 mês que estou tomando o chá verde, minha vida mudou completamente acordava cansada sem nenhuma disposição para realizar o serviço doméstico na minha casa agora acordo às 7,30 todos os dias com uma disposição maravilhosa, tinha dores nas juntas hoje estou livre dessas dores, o mais importante de tudo 1 mês tomando chá verde já eliminei 3 kg, o melhor na barriga onde não conseguia perder essa gordura, não tenho mais enxaqueca,poderia ficar horas aqui falando tudo que esse chá está fazendo por mim, sempre fiz dieta eliminação peso mais voltava o dobro da parava com a dieta, agora acabou com minha ansiedade estou começando a amar meu corpo de novo, tomo 3 xícaras por dia sendo a primeira em jejum, o que compro e o chá verde torrado, fervo a água coloco uma colher de chá e coloco água fervente em cima tampo é qdo esfria eu tomo puro sem adoçar já acostumei com o gosto.nao fico mais sem esse maravilhoso chá.tomam depois conte aqui os resultados.fiquem com Deus!

    • Nossa amei seu comentário vou começar hoje mesmo a tomar pode me responder se você perdeu este peso só com o chá ou você também faz dieta desde já te agradeço um super abraço

    • Amei seu comentário, preciso de mais disposição nessa correria da vida. Deus te abençoe, grande abraco🌹🌈