11 poderosos antioxidantes para pele

Especialista:
atualizado em 12/11/2020

Se você está à procura de bons produtos para os cuidados com a sua pele, veja quais são os mais poderosos antioxidantes para pele!

Os antioxidantes são compostos naturais essenciais para quem quer ter uma pele jovial e saudável. Eles já são encontrados em vários cosméticos que ajudam a reduzir a produção e ação dos radicais livres que causam danos à pele.

O uso correto e regular de antioxidantes para pele ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento, a reduzir inflamações e a proteger a pele da exposição à luz solar, por exemplo.

Além dos produtos e cuidados com a pele, uma boa alimentação é fundamental para que a saúde e beleza da pele sejam preservadas. Não deixe de checar quais são os alimentos bons para a pele que não podem ficar de fora da sua dieta.

Entenda mais sobre o que são os antioxidantes e veja quais têm o efeito antioxidante mais potente!

A ação antioxidante e os radicais livres

Os radicais livres são compostos instáveis que se formam no nosso corpo. São naturalmente criados durante reações que acontecem no sistema digestivo, por exemplo, mas também podem se desenvolver em excesso por causa da exposição ao sol, à poluição, à radiação ou à fumaça.

No que diz respeito à saúde da pele, o excesso de radicais livres pode danificar as células e causar alguns problemas.

Benefícios dos antioxidantes para a pele

Não há como bloquear totalmente a produção de radicais livres pelo nosso corpo, pois esse é um processo natural. Mas é possível colaborar para que essa produção não seja tão intensa ou que os efeitos nocivos dos radicais livres sejam minimizados.

De acordo com um estudo publicado em 2008 no International Journal of Biomedical Science, a aplicação de antioxidantes na pele pode ajudar no combate aos danos causados pelos radicais livres e auxiliar na recuperação da pele.

Se houver antioxidantes suficientes para desativar os radicais livres, eles não estarão aptos a danificar as células. Assim, a aplicação tópica de antioxidantes pode tratar problemas de pele, promover o combate ao envelhecimento e proteger a pele contra danos gerais.

Veja que benefícios o uso de poderosos antioxidantes para pele pode te proporcionar:

  • Corrigem os sinais do envelhecimento;
  • Reparam a pele;
  • Previnem queimaduras solares;
  • Clareiam a pele e previnem o desenvolvimento de manchas;
  • Ajudam a prevenir o câncer de pele.

Poderosos antioxidantes para pele

Conheça agora uma seleção com os melhores antioxidantes para pele que, portanto, podem deixar a sua muito mais bonita, uniforme e saudável.

1. Vitamina C

Definitivamente, a vitamina C é o antioxidante para mais conhecido e bem estudado para aplicação tópica.

A vitamina é capaz de eliminar o excesso de radicais livres, além de estimular a produção de colágeno e reduzir a hiperpigmentação (manchas escuras na pele). Confira ainda mais benefícios da vitamina C para a pele.

2. Vitamina E

A vitamina E tem um potente efeito antioxidante. Além disso, ainda é um ótimo hidratante e cicatrizante para a pele.

Se você prestar atenção nos ingredientes presentes nas fórmulas de cremes hidratantes, vai notar que a vitamina E vai estar no rótulo – especialmente se for um produto voltado para a pele seca.

3. Retinol ou vitamina A

O retinol é um retinoide derivado da vitamina A que é capaz de penetrar nas camadas mais profundas da pele. São muitos os benefícios da vitamina A para a pele, já que esse antioxidante estimula a produção de colágeno, além de acelerar o processo de renovação e de reparo celular.

Por isso, ajuda assim a suavizar marcas de expressão e a uniformizar o tom da pele.

A tretinoína ou ácido retinóico também é um derivado da vitamina A com propriedades antioxidantes incríveis, mas esse tipo de retinoide só pode ser usado quando prescrito por um dermatologista porque trata-se de um composto mais agressivo para a pele.

4. Resveratrol

Esse ótimo antioxidante para pele é encontrado em cascas de frutas como uvas, no amendoim, no vinho tinto e em alguns chás.

O resveratrol apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem a pele contra os efeitos nocivos da poluição, da luz solar e de climas extremos como frio ou calor intenso.

Além disso, também pode aumentar a produção de proteínas importantes como o colágeno e a elastina.

5. Coenzima Q10

A coenzima Q10, conhecida também como ubiquinona, é uma enzima encontrada naturalmente no nosso corpo, mas que vai se tornando cada vez menos disponível conforme envelhecemos. A falta da enzima deixa a pele mais propícia a rugas e ao envelhecimento.

Felizmente, é possível suplementar a pele com coenzima Q10 por meio da aplicação tópica do produto que combate os danos causados pelo estresse oxidativo e mantém as células epiteliais saudáveis.

Além disso, a enzima é facilmente absorvida através da pele e ajuda no estímulo à produção de colágeno, contribuindo assim para uma melhor elasticidade e textura da pele.

6. Niacinamida ou vitamina B3

A vitamina B3 é um antioxidante muito poderoso que melhora a textura e o tom da pele, suavizando a aparência de linhas, rugas e hiperpigmentação. Além disso, a vitamina B3 tem propriedades anti-inflamatórias que podem ser úteis no alívio de sintomas de rosácea ou de acne.

O mais interessante é que a niacinamida pode ser combinada com outros ingredientes como a vitamina A e a vitamina C, por exemplo.

7. Polifenóis

Os polifenóis são compostos antioxidantes comumente encontrados em vegetais, frutas e em chás. A curcumina é um bom exemplo de especiaria com efeito antioxidante significativo.

Além da ação antioxidante, eles apresentam propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras que evitam danos na pele causados pela radiação ultravioleta do sol.

Além disso, também podem melhorar a defesa natural da pele contra o estresse oxidativo, o que ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele e na inibição do câncer de pele.

8. Flavonoides

Os flavonoides também são antioxidantes pertencentes à classe dos polifenóis. Encontramos essas substâncias principalmente no chá verde e no chá preto, por exemplo. Suas propriedades também são capazes de aliviar a inflamação e reduzir o estresse oxidativo.

Tanto os polifenóis quanto os flavonoides são antioxidantes potentes que diminuem a degradação do colágeno, retardam o envelhecimento da pele e inibem o câncer de pele. Veja os alimentos mais ricos em flavonoides para incluir a partir de hoje na sua alimentação.

9. Glutationa

Trata-se de um antioxidante muito importante para o reparo celular e para a proteção de diversos órgãos como o fígado, o cérebro, o rim e a pele, por exemplo.

O efeito antioxidante para pele da glutationa ajuda a desintoxicá-la e a reduzir a aparência de rugas, deixando a pele mais macia e suave. Além disso, o composto também tem propriedades que ajudam a clarear a pele.

10. Ácido ferúlico

O ácido ferúlico é mais um antioxidante para pele natural que encontramos em vegetais como farelo de arroz e de milho, por exemplo.

Ele protege a pele dos danos causados pela exposição ao sol. É ainda mais eficaz quando usado em conjunto com vitaminas de uso tópico como a vitamina C e a vitamina E.

11. Extratos botânicos ou fitoextratos

Por fim, muitos extratos botânicos têm ótimas propriedades antioxidantes para pele. É o caso de compostos como o alecrim, a calêndula, o chá verde e o café, por exemplo, mas a lista completa é infinita.

Praticamente qualquer chá ou compostos extraído de planta tem efeito antioxidante que beneficia o corpo e a pele.

Dicas

Cuidados para pele

Agora, não deixe de conhecer como usar os antioxidantes para pele que listamos acima e aproveite os benefícios de todos eles ao máximo!

Use vários antioxidantes de uma só vez

Procure produtos que combinem vários antioxidantes em uma só fórmula, pois isso potencializa a acao antioxidante de tais produtos, os tornando mais eficazes nos cuidados com a pele.

Consuma alimentos antioxidantes

Conforme vimos, podemos encontrar antioxidantes na forma de suplementos e de cosméticos para a pele. No entanto, você também pode obtê-los por meio da alimentação.

Os alimentos como frutas e vegetais frescos, além de nozes e sementes, são ricos em antioxidantes que nutrem não só a pele como todo o resto do corpo. Por exemplo, veja quais as melhores frutas antioxidantes para incluir no seu dia a dia.

Trate a sua pele diariamente

O tratamento a longo prazo é essencial para a obtenção de bons resultados, ou seja, não é de um dia para o outro que você notará melhoras na sua pele. É preciso fazer a aplicação tópica diariamente para nutrir sua pele de forma contínua.

Proteja a pele do sol

Por fim, sua pele também merece e precisa ser protegida do sol.

Independentemente do tipo de antioxidante que você escolher, é indispensável usar um protetor solar no fim da rotina de cuidados com a pele ou procurar um creme ou uma base que tenha um fator de proteção solar em sua fórmula.

Quanto mais você proteger a sua pele dos danos causados pela radiação solar e de outros fatores externos como a poluição, por exemplo, menos estresse oxidativo terá e o resultado será uma pele cada vez mais bonita e bem cuidada.

Fontes e Referências adicionais:

Você já ouviu falar e usou algum produto que continha algum destes antioxidantes para pele? Como foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário