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Como Escolher Um Medidor de Frequência Cardíaca

Um dos acessórios mais usados por praticantes de atividades aeróbicas como correr, caminhar e andar de bicicleta é o medidor de frequência cardíaca. Abaixo iremos entender um pouco melhor sobre esse acessório, para que assim possa ser realizada uma escolha consciente e satisfatória na hora da compra.

O que é?

O medidor de frequência cardíaca é uma ferramenta útil para monitoramento dos seus batimentos cardíacos por minuto. Ele constantemente apresenta a sua frequência cardíaca. Dessa forma, ele possibilita uma melhor gestão do funcionamento do organismo de uma forma geral, já que informa quando os batimentos aceleram e desaceleram.

A frequência cardíaca importa porque vários tipos de treinamento levam isso em consideração. Vale lembrar que treinamentos baseadoa em velocidade ou peso podem ter níveis de dificuldade muitosdiferentes para pessoas bem condicionadas ou mal preparadas. Dessa forma, vários treinamento utilizam faixas de frequência cardíaca para determinar a intendidade de uma sessão de exercício.

Funcionalidades de um frequencímetro cardíaco

Atualmente, eles não só oferecem o serviço de monitores cardíacos, como também se destacam como gadgets, possuindo funções como GPS, muito utilizada por ciclistas e corredores, e ainda disponibilizam informações como distância percorrida e velocidade média.

Há aqueles modelos que ainda podem ser sincronizados ao seu computador, onde você pode realizar os registros de suas sessões e ainda analisar as performances através de gráficos. Os modelos mais básicos podem medir frequência cardíaca, frequência cardíaca média e frequência cardíaca máxima.

Há outros monitores cardíacos que são mais recomendados para aqueles que buscam perder peso. Neles, você pode inserir as calorias consumidas, e então o relógio de frequência cardíaca poderá calcular as calorias queimadas durante sua atividade física. Ele se destaca por informar quando você estiver com valor excedido de calorias.

Diversas opções de bicicleta contam com sensor de velocidade e cadência para sua bicicleta, assim ajudando a manter o ritmo de ciclismo. Muitas versões de medidor de frequência cardíaca usam baterias de consumo substituível ou recarregáveis para simplificar a manutenção.

Para que serve?

Com todas as funcionalidades oferecidas, fica difícil reconhecer todas as competências do frequencímetro cardíaco.

Vamos lá, o relógio de frequência cardíaca pode informar, caso você esteja em um treinamento de duração mais longa, se você precisa reduzir o ritmo para um nível inferior. O acompanhamento dos batimentos cardíacos também pode ser feito durante os intervalos de exercícios, assim poderá notar a queda do ritmo dos batimentos durante a sua recuperação.

Afirma-se que no primeiro minuto, se a sua frequência cardíaca reduzir por mais de 40 batidas, é classificada como excelente, de 20 a 30 é considerado bom e 12 ou inferior é reconhecida como baixa ou pobre, o que exige uma maior atenção.

Tipos 

O medidor de frequência cardíaca não só é adotado devido à sua contribuição de monitoramento, como também se destaca como acessório estético, podendo ser usado não apenas como relógio de pulso, mas de acordo com a sua escolha.

Vejamos abaixo algumas descrições dos principais modelos, para que assim você possa escolher um medidor de frequência cardíaca que lhe agrade.

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– Modelo com sensor de dedo

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Esse medidor de frequência cardíaca exige um toque do dedo sobre o sensor do aparelho para que seja ativado o monitoramento dos batimentos. Esse modelo se destaca devido à sua precisão de dados, que é tida como 95%. Alguns fabricantes destes se destacam devido à tecnologia V-linc, que consiste na medição através do auxílio de fones de ouvido. Ele se destaca por ser simples e não necessitar da cinta, o que não gera desconfortos, além de seu valor ser inferior aos demais. O aspecto negativo do medidor com sensor de dedo é que ele exige que seja feita uma pausa para a medição da frequência e sua precisão é inferior à cinta peitoral.

– Modelo de cinta

medidor2

Este medidor de frequência cardíaca conta com um sensor sem fio em uma cinta, onde detecta o seu pulso de forma eletrônica e envia os dados para um receptor similar a um relógio de pulso, o qual exige o ritmo cardíaco. Esse modelo se destaca por ser reconhecido pela sua exatidão nos resultados.

– Modelo simples (relógio)

Consiste em um sensor embutido em uma pulseira que deve ser utilizada no pulso, sendo esse um dos modelos mais simples.

Quem deve usar um medidor de frequência cardíaca? 

  • Corredores e praticantes de caminhadas: Eles podem se beneficiar com o uso do frequencímetro cardíaco da mesma forma que atletas de corrida avançados;
  • Atletas de corrida: O medidor de frequência cardíaca pode auxiliar no equilíbrio para evitar picos de frequência de batimentos cardíacos em treinamentos mais intensos e também demais atividades aeróbicas;
  • Ciclistas: O acessório pode acompanhar o seu desempenho durante treinamentos de resistência, ritmo e também intervalos de recuperação. É muito utilizado por ciclistas de estrada e com percursos extensos, assim fazendo uso também da função de GPS, sensor de cadência ou pedômetro;
  • Alpinistas e esquiadores: Adotam o uso do medidor de frequência cardíaca para condicionar qual a forma mais segura e eficaz para subir até o pico das montanhas;
  • Pessoas que estão se dedicando à perda de peso: Os monitores cardíacos podem ajudar nos exercícios regulares e também em uma dieta saudável. A maioria das calorias queimadas durante um treino podem ser expostas pelo acessório, sendo possível a notificação sobre a queima máxima de gordura;
  • Pacientes em recuperação: O medidor se torna um acessório valioso para pacientes em recuperação de uma lesão ou doença, incluindo aqueles que vivenciaram incidentes cardíacos. Os dados podem ajudar a garantir um retorno gradual a plena força e resistência física de forma mais segura.

Frequência cardíaca máxima 

Um dos principais benefícios da gestão do frequencímetro cardíaco é que ele ajuda no monitoramento até a frequência cardíaca ideal para o seu objetivo específico. Há modelos mais avançados que podem informar através de um display digital, e há outros que informam através de áudios, o que pode ser utilizado como critério na hora da escolha.

Há formas mais tradicionais de calcular a frequência cardíaca máxima (FCMáx), a qual você pode utilizar para conferir os valores expostos pelo medidor, que é através da subtração de 220 pela sua idade, ou seja:

FCMáx = 220 – (sua idade)

Características e recursos 

O relógio de frequência cardáaca fornece dados em tempo real sobre a eficiência de seu treino. A maioria dos modelos fornece a taxa média de batimentos do coração, bem como a alta, a baixa e a meta objetivada.

  • Zonas-alvo: Os modelos básicos oferecem até 3 zonas-alvo, enquanto os avançados disponibilizam de 3 a 6 zonas-alvo. Com a capacidade de diversas zonas-alvo, você pode pré-programar o monitor de frequência cardíaca para uma série de exercícios diferentes, como aeróbicos, anaeróbicos e exercícios de resistência. Se o medidor oferece apenas uma única zona alvo aeróbica, você vai precisar reprogramá-lo todas as vezes que desejar alterar os parâmetros de exercícios.
  • Sport Watch: Engloba os recursos tradicionais, dentre eles um cronômetro de contagem regressiva, calendário, alarme e relógio.
  • Cronômetro e lap/tempos parciais: Após cada volta em uma pista ou a cada quilômetro em uma pista de corrida, marca-se a distância, ao apertar o botão de “Lap”, marcará a mudança de ritmo durante todo o treino e/ou corrida.
  • Modo de frequência cardíaca de recuperação: Controla o tempo que leva o seu coração a voltar ao seu normal, taxa referente ao período de descanso. É um bom indicador da aptidão cardiovascular e especialmente importante se os seus treinos incluem sprints ou intervalos.
  • Tempo na zona-alvo: Controla o tempo que você gasta para se exercitar dentro de sua zona-alvo. Algumas zonas necessitam de mais tempo do que outras.
  • Contador de calorias: Realiza estimativas de calorias queimadas durante o exercício. Isso pode ser especialmente útil se os seus treinos constituem parte de um programa de perda de peso.
  • Monitor de velocidade e distância: Calcula a velocidade e mede a distância percorrida em um treino particular. Isso geralmente é feito através de um receptor GPS para uso ao ar livre ou um pedômetro para uso em área interna, ou em uma área externa, com recepção via satélite limitada. Um pedômetro usa um acelerômetro para determinar o comprimento de cada passo.
  • Interface Digital: Liga o monitor de frequência cardíaca ao seu computador de casa ou smartphone para que você possa baixar as estatísticas de treinamento para análise, compartilhamento e armazenamento. Isso pode ser via wireless ou através de uma conexão via cabo com um computador.
  • Tethering: Recurso sem fio com o seu smartphone, assim permitindo o controle de pulso de funções do telefone, tais como mensagens de texto, música, notificações push, aplicativos Fitness e redes sociais sem tirar o telefone do bolso ou braçadeira.
  • Trainer Fitness: Esse recurso possibilita o fornecimento de alertas para níveis de intensidade, ou seja, você pode ser informado quando houver queda ou aumento de suas zonas de treinamento.
  • Transmissor Codificado: Criptografa as transmissões a partir do sensor de cinta de peito para a unidade de pulso, assim evitanto o crosstalk (sinais dos HRMs sem fio de outras pessoas que exerçam em torno de você).

Preço 

Esse é um dos principais aspectos que são analisados no momento de uma compra, por isso, analise cada modelo dos medidores cardíacos, pois assim você fará um investimento consciente e compatível a seu uso. Por isso, fique atento, você pode encontrar modelos mais básicos de R$ 50,00 até aqueles mais sofisticados e completos, com valores em torno de R$ R$ 2000,00.

Qual escolher?

Sabemos que há um excesso de informações, mas esse é o fator principal que você deve levar em consideração quando decidir escolher um medidor de frequência cardíaca.

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Pudemos notar que eles podem funcionar de diversas formas, e podem fazer a medição não só através do pulso, mas também com o auxílio da cinta. Os preços e recursos em excesso também devem ser levados em consideração para que você não faça um investimento em algo que será pouco utilizado, já que não compete com as suas atividades. A escolha é algo pessoal e que você deve avaliar de acordo com suas atividades e tarefas.

De forma geral, se você quer apenas o recurso de acompanhar seus batimentos cardíacos e que o medidor informe quando você está acima ou abaixo do esperado, você pode investir em um modelo básico de medidor com cinta.

Você tem vontade ou necessidade de adquirir um medidor de frequência cardíaca? Qual é o seu caso ou motivo? Já procurou e tem algumas marcas e modelos preferidos? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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9 comentários em “Como Escolher Um Medidor de Frequência Cardíaca”

  1. Gente, na boa, espero muuuuito encontrar uma resposta aqui, pois estou a horas procurando e não acho resposta. Existe, e, em caso afirmativo, qual ou quais, monitor cardíaco sensor de pulso que possa ser programado para alertar a pessoa, caso os batimentos dela atinjam níveis críticos? (se tiver medidor de P.A. junto melhor ainda). Meu objetivo não é atletismo, fitness, e bla bla bla, procuro um para uma pessoa que no dia-a-dia, normal, ao dirigir ou brigar com alguém, acaba tendo alterações dos batimentos, e nem percebe, assim, o tal monitor de pulso, nesse caso, vibraria, ou soaria um alarme, para ‘avisar’ a pessoa que ela está entrando nesse estado.

  2. Olá!!! Sou fã do monitor cardíaco da marca POLAR, tenho um que ja dura mais de 15 anos, só venho trocando a bateria, e funciona direitinho, dá o gasto calórico, após concluída a atividade, percurso, tempo e zona alvo (min/max). Sou educadora física, e utilizo sempre que treino. Recentemente a cinta dele rachou pelo tempo de uso e não tem mais para reposição do modelo que tenho, um pouco antigo.. rsrs
    Mas os modelos atuais me parecem ótimos. Prefiro os que tem gasto calórico e zona alvo.
    Espero quer ajudado e contribuído.

  3. Olá. Minha cardiologista me indicou a usar um monitor cardíaco, pois tenh0o aceleramento quando me esforço um pouco até durante uma caminhada normal. Mas na internet encontrei muita informação e que dificulta para decidir qual o melhor. Eu preciso usar no dia a dia até para ir trabalhar. Então gostaria de um modelo de relógio e de preferencia sem a cinta. Sou bem magra e tenho os pulsos bem fininhos. hehe. Qual modelo você me sugere? Muito obrigada!

  4. Olá, estou iniciando atividades físicas com caminhadas em esteira, e hoje faço de 5 a 7 Km caminhando 3 vezes por semana, e sempre corro por 2 minutos e volto a caminhar.
    Para que eu tenha esse acompanhamento estou vendo alguns relógios que tem no mercado, e confunde muito a nossa cabeça de iniciante, vejo que existe relógios de R$89,00 a R$2.500.
    Isso esta me deixando muito confuso para uma nova aquisição e peço um dica de um relógio que não vire um acumulo na gaveta.
    Cheguei a ver até uma modelo da TOM TOM com GPS, só que nao consigo nem achar comentários sobre o mesmo.
    modelo: Relógio para Corrida TomTom Runner Unissex com GPS – Preto

    Muito obrigado desde já,

  5. Olá, faço academia em torno de 3 vezes por semana, musculação e esteira. Tenho 58 anos e estou uns 15 kg acima do meu peso, portanto meu objetivo maior é sua redução. Gostaria de saber que tipo de medidor de frequência cardíaca usar. Das explicações que li acima, não entendi se preciso usar a cinta no tórax para conseguir monitorar ou SE SÓ O RELÓGIO É SUFICIENTE. Se for possível usar só o relógio, sem a cinta, prefiro, pois transpiro muito. Quando uso na esteira o programa QUEIMA INTENSA, a esteira pede que mantenha o tempo todo as mãos na manopla ou então que use uma cinta de controle de batimentos. Preciso de um equipamento que responda a essa exigência da esteira. Apenas um relógio funcionaria? Muito obrigada.

  6. Bom dia, eu queria saber qual seria indicado para o meu caso, o seguinte, é minha saúde, quando eu durmo, acordo com forte ardencia nas pernas, e fui,informada por uma acumputurista, que meu problema pode ser no coração, então eu queria um medidor que mostra o batimento quando estou dormindo, porque eu acordada fico muito bem não sinto nada acredito que tem algo errado com meu coração somente quando durmo porque ele é responsável pela circulação do sangue, e a ardencia nas pernas parece circulaçao, qual aparelho eu poderia comprar, que nao seja caro e que me atende? Obrigada

  7. Preciso comprar um aparelho para medir meus batimentos cardiacos não profissional da area sou apenas um cosumidor que preciso usar 3 vezes ao dia gostaria que vocês me recomende um aparelho correto para meu uso.

  8. Tive um infarto recentemente, estou liberado pra retornar às minhas atividades…Estou pesquisando a compra de um monitor de frequência cardíaca. Tem algum básico que sincronize com computador?