Treino de Crossfit – 8 Dicas para Melhores Resultados

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

A modalidade do crossfit, que propõe a realização de exercícios de alta intensidade, promete benefícios como a queima de calorias e a melhoria na mobilidade das articulações. Você verá seguir, 8 dicas imperdíveis para que você possa alcançar os melhores resultados no seu treino de crossfit.

Trata-se ainda de um programa de treinamento de força e condicionamento utilizado por academias de polícia, unidades militares, equipes de operações táticas, campeões de artes marciais e atletas profissionais em todo o mundo.

  Continua Depois da Publicidade  

Você também pode aprender como fazer crossfit em casa para poder aproveitar todos os benefícios do crossfit sem sair do conforto do seu lar.

Por fim, também vale a pena se informar sobre as 7 coisas que você precisa saber antes de começar a treinar o crossfit.

As rotinas do treino de crossfit geralmente são variadas, o que faz com que o praticante não repita a mesma série toda semana, e envolvem elementos de exercícios aeróbicos, levantamento de peso, ginástica e treino de core.

8 dicas para melhores resultados no treino de crossfit 

Vamos reunir algumas sugestões que podem lhe ajudar a ter melhores resultados em seu treino de crossfit a seguir:

1. Escute o seu corpo 

O nosso organismo nos indica por meio de dores e incômodos quando algo não está bem. Para ter bons resultados com o seu treino de crossfit, você precisa escutar o seu corpo. Ignorá-lo e manter o mesmo treino de sempre pode causar problemas e atrasar a sua evolução.

Malhar quando você está desgastado aumenta os riscos de lesão, algo que pode lhe obrigar a ficar por um bom tempo sem aparecer no box. Portanto, se um movimento ou exercício causa dor ou incômodo, trate de informar ao seu treinador para que ele verifique o problema e veja se dá para encontrar outra maneira de treinar sem que seu corpo saia prejudicado.

2. Aprenda a técnica

Dominar a técnica dos exercícios de crossfit faz com que você tire melhores proveitos da sessão de treinamento, permite que você treine de maneira mais rápida e que possa trabalhar com pesos maiores, além de prevenir o aparecimento de lesões.

Assim, saiba escutar também o que o seu treinador fala e atenda todas as orientações que ele fizer em relação às técnicas e aos exercícios que você deve executar.

  Continua Depois da Publicidade  

3. A refeição antes do treino

O seu corpo precisa estar com combustível (energia) suficiente para aguentar a alta intensidade de um treino de crossfit, logo, não comer de maneira suficiente antes dele é prejudicial. Ao mesmo tempo, comer errado e fazer uma refeição com alimentos processados ou rica em gordura também não faz bem.

Por exemplo, uma refeição rica em gorduras demora para ser digerida e pode causar uma perturbação estomacal durante o treino. Já não fornecer a energia necessário ao corpo na alimentação pode fazer com que você se sinta letárgico enquanto estiver treinando.

O Crossfit NYC indica que a refeição antes do treino de crossfit seja rica em carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras. Alguns exemplos de cardápio seriam: frango grelhado com arroz integral e salada ou uma tigela de macarrão com vegetais e frango ou sanduíche de peru e uma maçã ou dois ovos mexidos com vegetais ou batata-doce e iogurte grego.

A recomendação é que a refeição seja feita de duas a quatro horas antes da sessão de crossfit. Entretanto, caso o treino do dia seja mais longo ou a pessoa precise de mais combustível em seu corpo, ela pode acontecer de 30 a 60 minutos antes do treinamento.

Porém, esses aspectos podem mudar de acordo com o horário e as características do treinamento (duração, intensidade). Por isso, sempre vale a pena contar com a ajuda de um nutricionista e do próprio treinador para definir a refeição pré-treino ideal para o seu caso.

O modelo de refeição que passamos é, como o nome já diz, um modelo para você ter uma noção de como isso pode funcionar. Entretanto, cada pessoa é diferente e o que funciona para alguém pode não dar certo no seu caso. Daí a importância de contar com o acompanhamento individualizado de profissionais.

4. A alimentação geral

Além de se importar com o que come antes do treino, é fundamental ficar de olho em toda a dieta. Você tem um objetivo de construir músculos ou emagrecer e perder gorduras? Então saiba que para que os seus esforços no crossfit valham a pena, sua dieta também precisa estar adequada.

Com a ajuda de um nutricionista, escolha uma dieta que se encaixe aos seus objetivos e estilo de vida e que forneça tudo o que o seu corpo e saúde precisam para funcionar corretamente.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Registre os seus resultados

Para saber como você tem evoluído e o que precisa melhorar, registre os resultados que tem obtido a partir do treino de crossfit. Anote também com que tipo de exercícios e pesos tem trabalhado. Assim, você poderá avaliar como tem sido sua performance ao longo do tempo, se está satisfeito com os resultados e identificar se o treino tem dado certo ou carece de mudanças, cortando o risco de que fique estagnado e nem mesmo saiba disso.

Outro ponto vantajoso de fazer isso é que ao perceber o quanto melhorou e evoluiu, você se motiva para seguir em frente e melhorar ainda mais.

6. Mude quando precisar

Se por meio de seus registros você notar que algo não vai como você esperava, sente com seu treinador e converse sobre a possibilidade de modificar ou adaptar o seu treinamento. Mas faça isso sempre conforme os seus objetivos e respeitando seus limites e saúde.

7. Faça exercícios de aquecimento

Antes de começar o treino do dia, não deixe de fazer corretamente o aquecimento do seu corpo. Isso é importante porque quando os grupos musculares não foram aquecidos adequadamente, eles correm maiores riscos de sofrerem uma lesão ao serem submetidos a níveis altos de exigência de força.

Além disso, também é uma boa fazer atividades de mobilidade e prevenção de lesões depois do término do treino de crossfit.

8. Tenha paciência e persistência

Ter paciência significa entender que os resultados não aparecerão da noite para o dia. Trata-se de um processo que exige dedicação e empenho. Mas é melhor que demore mais tempo para aparecer e traga resultados a longo prazo do que ter os resultados logo de cara e vê-los durarem pouco tempo, não é mesmo?

Ter persistência significa continuar com os treinos mesmo quando ainda não viu os resultados ou naqueles dias em que não tem a menor vontade de malhar ou acha que não vai gostar do treino do dia. Até porque faltar nas sessões não é o que vai fazer com que os resultados apareçam.

Cuidados com o treino de crossfit

Antes de começar a fazer crossfit, consulte o seu médico para se certificar de que você está apto fisicamente a praticar a modalidade. Assim, você evita sofrer com algum tipo de lesão, o que prejudica não somente a sua saúde, como também atrasa em relação aos seus objetivos físicos.

Uma vez que tiver recebido o aval do médico, procure uma boa box, que conte com profissionais capacitados e habilitados a lhe guiar durante os treinamentos. Assim, você terá a segurança de receber as orientações apropriadas quanto à execução de cada movimento e de receber ajuda caso se machuque ou lesione.

Por fim, você também pode encontrar outros tipos de treinamento que são tão bons quanto o crossfit, como é o caso do treinamento funcional e do treino de crosscore.

Você já experimentou fazer um treino de crossfit? O que achou dos exercícios e resultados da prática? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário