Como Ter Motivação Para Fazer Exercícios Físicos

Especialista:
atualizado em 10/06/2015

Por que tantas pessoas não têm motivação e evitam fazer exercícios físicos? Com todos os benefícios que um treino fornece, por que alguém continuaria levando um estilo de vida sedentário?

Para muitos é devido aos pensamento e atitude negativos sobre o treino e atividade física. Você pode pensar que está totalmente consciente e em controle do seu comportamento, mas na verdade é seu subconsciente que o controla. Se você programa seu subconsciente com pensamentos e atitudes negativos, ele irá guiar todo o seu comportamento baseado nisso.

Se você sabe que deve fazer exercícios físicos, mas não consegue se motivar para isso, é provável que pensamentos e atitudes negativas a respeito do exercício permeiem seu subconsciente.

É muito comum que a maioria das pessoas pensem diariamente coisas do tipo “Não adianta… Não vou conseguir emagrecer” ou “esses exercícios são muito chatos, não aguento fazer iso” e por aí vai…

Não importa o quão mal você se sente sobre seu nível de fitness, você nunca irá fazer exercícios físicos de forma regular se não perder essa negatividade e substituir por pensamentos e ações positivas. As pessoas que malham regularmente pensam coisas positivas a respeito da atividade física.

Se você luta constantemente contra a motivação para se exercitar e não tem certeza se jamais será capaz de fazer exercícios físicos regularmente, você precisa aprender como mudar isso agora. Ao alterar seus pensamentos você muda suas atitudes, crenças e hábitos emocionais.

A reprogramação mental tem como alvo seu subconsciente e te ajuda a substituir pensamentos negativos que te fazem evitar a atividade física por outros que fazem com que você queira logo que o próximo treino chegue.

O primeiro passo é você de fato buscar um exercício físico que te dê prazer. No início é possível que não seja tanto prazer assim já que não está habituado com aquilo. Mas o importante é você não se sentir obrigado a fazer uma coisa que odeia.

Muitas pessoas falam que odeiam correr ou pedalar, por exemplo, mas adoram nadar. Ou então, a pessoa não gosta de correr na academia mas adoraria correr ou até andar na ciclovia, vendo outras pessoas, o parque ou a praia.

Além de escolher algo que você goste, veja se não tem algum artifício para você aumentar esse prazer. Pode ser ouvir música com um fone de ouvido, ou então ver televisão enquanto se exercita. Talvez você goste de ouvir um audiobook, um livro narrado. Às vezes um exercício que você achava chato pode ficar legar apenas por estar usando esse artifício.

Para terminar, você precisa diariamente reforçar como o exercício faz bem para você, para sua saúde, para seu humor, para sua boa forma, etc. Liste todos os benefícios que você consegue ao fazer exercícios físicos e lembre-se disso diariamente.

Após algumas semanas neste ciclo você desenvolverá um grande prazer pela atividade física. Você terá descoberto uma forma de ter prazer e terá feito um grande reforço mental de como isso ajuda sua vida. Bem, esse já é um bom começo. Que tal experimentar?

Você tem tido dificuldade para conseguir se motivar para fazer exercícios físicos? Qual é o seu maior problema? Você acha que essa negatividade, citada acima, permeia sua mente e te atrapalha? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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