Vida Íntima

Conheça o vaginismo, condição que afeta a cantora Meghan Trainor

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Recentemente, a cantora Meghan Trainor falou no seu podcast, Workin’ On It, a respeito das dificuldades que enfrenta nas relações sexuais com o seu marido, o ator Daryl Sabara, admitindo que o sexo pode ser doloroso para ela.

A cantora contou que recebeu a notícia que possui uma condição chamada vaginismo. Ela revelou que os seus sintomas podem incluir uma espécie de sensação de ardor e dificuldade para andar após o sexo com penetração.

continua depois da publicidade

Meghan, que anunciou no começo do ano que está grávida do seu segundo filho, disse ainda que para ela foi difícil fazer sexo por um ano após o nascimento do seu primeiro filho, Riley, em 2021.

Mas, o que é vaginismo?

O vaginismo é a reação automática do organismo ao receio de algum ou de todos os tipos de penetração vaginal. A disfunção sexual atinge mulheres que têm vida sexual ativa e é caracterizada por uma série de espasmos e contrações involuntárias da vagina, que podem causar muita dor e desconforto durante as relações sexuais.

Segundo a ginecologista Anne Henderson, os músculos da vagina são surpreendentemente fortes. “Se eles estão contraindo involuntariamente, isso fica muito, muito rígido. Tente empurrar qualquer coisa e a dor pode ser um oito ou nove (em uma escala) de 10”, ela explicou ao Yahoo Life UK.

De acordo com Anne, não é um tipo de dor que você pode usar um pouco de lubrificante para ficar tudo bem, por exemplo. Não há como a mulher se forçar a relaxar, pois os músculos não estão sob um controle voluntário, completou a ginecologista.

continua depois da publicidade

Em alguns casos, a mulher pode ter vaginismo mesmo se já tiver usufruído de sexo com penetração sem dor no passado. A condição também não reflete necessariamente a habilidade de ficar excitada ou de aproveitar outros tipos de contato sexual.

Acredita-se que a raiz do problema seja psicológica, ao passo que o seu tratamento pode incluir medicamentos, terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia de casal. Objetos no formato de pênis também podem ser usados: eles são inseridos na vagina para ajudar a mulher a se acostumar com a penetração. As informações são do Yahoo Life UK e da Rede D’Or São Luiz. 

Aproveite que está por aqui e conheça os exercícios que podem melhorar a vida sexual, assim como os alimentos que podem prejudicar a libido.

Você já sentiu dor ou incômodo durante a relação sexual? Já tinha ouvido falar do vaginismo? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma