Recentemente, a cantora Meghan Trainor falou no seu podcast, Workin’ On It, a respeito das dificuldades que enfrenta nas relações sexuais com o seu marido, o ator Daryl Sabara, admitindo que o sexo pode ser doloroso para ela.
A cantora contou que recebeu a notícia que possui uma condição chamada vaginismo. Ela revelou que os seus sintomas podem incluir uma espécie de sensação de ardor e dificuldade para andar após o sexo com penetração.
Meghan, que anunciou no começo do ano que está grávida do seu segundo filho, disse ainda que para ela foi difícil fazer sexo por um ano após o nascimento do seu primeiro filho, Riley, em 2021.
Mas, o que é vaginismo?
O vaginismo é a reação automática do organismo ao receio de algum ou de todos os tipos de penetração vaginal. A disfunção sexual atinge mulheres que têm vida sexual ativa e é caracterizada por uma série de espasmos e contrações involuntárias da vagina, que podem causar muita dor e desconforto durante as relações sexuais.
Segundo a ginecologista Anne Henderson, os músculos da vagina são surpreendentemente fortes. “Se eles estão contraindo involuntariamente, isso fica muito, muito rígido. Tente empurrar qualquer coisa e a dor pode ser um oito ou nove (em uma escala) de 10”, ela explicou ao Yahoo Life UK.
De acordo com Anne, não é um tipo de dor que você pode usar um pouco de lubrificante para ficar tudo bem, por exemplo. Não há como a mulher se forçar a relaxar, pois os músculos não estão sob um controle voluntário, completou a ginecologista.
Em alguns casos, a mulher pode ter vaginismo mesmo se já tiver usufruído de sexo com penetração sem dor no passado. A condição também não reflete necessariamente a habilidade de ficar excitada ou de aproveitar outros tipos de contato sexual.
Acredita-se que a raiz do problema seja psicológica, ao passo que o seu tratamento pode incluir medicamentos, terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia de casal. Objetos no formato de pênis também podem ser usados: eles são inseridos na vagina para ajudar a mulher a se acostumar com a penetração. As informações são do Yahoo Life UK e da Rede D’Or São Luiz.
Aproveite que está por aqui e conheça os exercícios que podem melhorar a vida sexual, assim como os alimentos que podem prejudicar a libido.