Diabetes

Diabético pode tomar Gatorade (isotônicos)?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

O Gatorade é um isotônico composto basicamente por água, sais minerais e carboidratos. Devido à presença de açúcar, muita gente fica em dúvida se diabético pode tomar Gatorade sem riscos à saúde.

Os diabéticos podem sim tomar isotônicos, como é o caso do Gatorade, Powerade, dentre outros, entretanto eles devem ter alguns cuidados.

continua depois da publicidade

Sabe-se que a ingestão de carboidratos precisa ser controlada quando se tem diabetes. Por isso, é importante conhecer a composição dos isotônicos antes de tomar.

A composição do Gatorade é bem parecida com a do soro fisiológico, já que tem água, sal e açúcar. Mas a bebida também pode conter aromatizantes e corantes artificiais.

Além disso, alguns isotônicos “zero açúcar” podem apresentar adoçantes artificiais que não são a escolha ideal para os diabéticos.

Confira então os cuidados que o diabético precisa ter ao tomar isotônicos e saiba quando o seu consumo se torna perigoso.

continua depois da publicidade

Como o diabético pode tomar isotônicos?

De fato, o isotônico ajuda a repor líquidos e sais minerais como o cálcio, o sódio, o potássio e o magnésio perdidos através da transpiração.

Além disso, a bebida esportiva é a preferida da maioria dos atletas pois repõe a energia e retarda a fadiga muscular graças à presença do carboidrato maltodextrina.

Dessa forma, durante a prática esportiva, o Gatorade e outros isotônicos ajudam a repor a água e os eletrólitos eliminados pelo suor.

Assim como qualquer outra pessoa, o diabético também precisa se hidratar muito bem. Isso porque a diabetes eleva os níveis de glicose no sangue e, em uma tentativa de se livrar de tal excesso, os rins eliminam o açúcar através da urina.

Porém, ao mesmo tempo, esse mecanismo diminui a quantidade de fluidos no corpo e pode levar à desidratação.

continua depois da publicidade

O isotônico é muito bom para uma hidratação rápida e eficaz, mas é importante lembrar que ele contém muitos carboidratos.

Embora ele previna a hipoglicemia durante um treino físico intenso repondo a energia rapidamente, o excesso de carboidratos e o alto índice glicêmico (89) do isotônico podem causar picos de açúcar no sangue.

É por esse motivo que os médicos recomendam que os diabéticos evitem sucos industrializados e bebidas isotônicas no dia a dia. Até mesmo os isotônicos com adoçantes artificiais elevam os níveis de insulina e podem prejudicar o controle da glicemia.

Aliás, pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar os isotônicos não só por causa do açúcar, mas também devido ao alto teor de sódio nesse tipo de bebida, que pode elevar a pressão sanguínea.

Como devo me hidratar com segurança?

Assim, a forma mais segura de se hidratar quando se tem diabetes é através da ingestão de muita água e água de coco. Também é possível tomar sucos de frutas sem açúcares adicionados, mas com moderação.

continua depois da publicidade

É claro que um diabético fisicamente ativo pode se beneficiar do consumo de Gatorade para se hidratar e evitar a hipoglicemia e a fadiga. Mas isso precisa estar sempre em equilíbrio com uma dieta balanceada

A recomendação nos dias quentes é aumentar a quantidade de água ingerida e isso vale para qualquer pessoa. O Gatorade pode ajudar, mas ele não deve substituir a água e nem ser usado em excesso.

Além disso, vale a pena contar com o apoio do seu médico para controlar a ingestão de carboidratos ingeridos ao longo do dia e não ter problemas com a concentração de glicose sanguínea.

Fontes e referências adicionais

Você tem o costume de tomar bebidas isotônicas? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Eu sou diabética e tomo Gatorade todos os dias.parece que a bebida me deixa mais disposta.agora faço pedal 3 x por semana durante 2 horas.e a minha glicose não é controlada. Os remédios metiformina e glicazida estavam me deixam próstata.parei de tomar por conta própria. Sei que está errado mas os fármacos estavam me matando.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite