É normal sentir a prótese de silicone se mexer? Como saber se ela se mexeu?

atualizado em

Você acabou de realizar uma cirurgia de implante de prótese de silicone até que começa a sentir que ela está se mexendo. Isso te deixa preocupada? Saiba que você não está sozinha nessa situação.

Afinal, qualquer paciente que passar pelo incômodo certamente se perguntará se isso não pode ser um sinal de que algo está errado.

Vamos explicar as possíveis causas dessa movimentação, aprender como saber se algo está errado e quando é necessário procurar ajuda médica. 

É muito importante saber como prevenir a movimentação da prótese de silicone e como cuidar dela após a cirurgia.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a colocação de prótese de silicone envolve riscos e requer cuidados especiais durante o pós-operatório. Por isso, é importante seguir as orientações médicas para garantir uma recuperação tranquila e segura.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você utiliza ou pretende utilizar próteses de silicone, é importante conhecer como elas são colocadas, entender porque uma prótese pode se mexer, saber identificar os sintomas desse movimento e quando buscar ajuda médica. Veja abaixo se é normal sentir a prótese de silicone se mexer. 

Como as próteses de silicone são colocadas

Silicone
A prótese de silicone funciona como uma almofada entre o tecido mamário e a parede torácica

O procedimento de colocação da prótese de silicone é realizado com a paciente sedada, sob anestesia geral. Existem duas técnicas principais: via submamária e via periareolar. 

Na via submamária, é feita uma incisão na dobra natural abaixo da mama, enquanto na via periareolar, a incisão é feita ao redor da aréola (pele mais escura ao redor dos mamilos).

Após a incisão, o cirurgião cria um espaço na mama para acomodar a prótese de silicone. Veja aqui sobre a cicatriz de mamoplastia, cuidados para cicatrizar e como tirar

  Continua Depois da Publicidade  

As próteses de silicone são fixadas por meio de uma cápsula de tecido fibroso que se forma naturalmente em volta da prótese, em um processo chamado de capsulotomia.

Elas podem ser fixadas de duas formas principais: 

  • Submuscular: Na técnica submuscular, a prótese é colocada abaixo do músculo peitoral.
  • Subglandular: Na técnica subglandular, a prótese é colocada abaixo da glândula mamária. 

A escolha da técnica adequada para a colocação da prótese de silicone deve ser feita em conjunto com o cirurgião, considerando o perfil da paciente e suas expectativas em relação ao resultado da cirurgia. 

Uma vez fixada, a prótese de silicone funciona como uma almofada entre o tecido mamário e a parede torácica, aumentando o volume dos seios e melhorando a sua aparência estética.

A sensação ao toque pode variar de paciente para paciente, mas geralmente a prótese de silicone tem uma textura macia e semelhante a do tecido mamário natural.

  Continua Depois da Publicidade  

É importante lembrar que as próteses de silicone têm uma vida útil e podem precisar ser substituídas ao longo do tempo. Por isso é importante seguir as orientações médicas para cuidados e manutenção adequados da prótese.

Veja mais informações aqui sobre a mamoplastia de aumento: como funciona, antes e depois, preço e cuidados

É normal uma prótese de silicone se mexer? Por que isso pode acontecer?

Se você fez uma cirurgia plástica de aumento nos seios e está preocupada com a possibilidade da prótese de silicone se mover, é importante ficar atenta a qualquer movimentação anormal ou desconforto.

Não é considerado normal sentir a prótese de silicone se mexer. Pelo contrário, a sensação mais comum é de naturalidade, de que os seios sempre foram lindos, volumosos e firmes daquele jeito. Portanto, se as mamas naturais não se mexem, o implante também não pode se mexer.

Por isso é importante estar atento a qualquer movimentação anormal e buscar ajuda médica se necessário.

  Continua Depois da Publicidade  

Em casos raros, a prótese pode se deslocar devido à falta de cuidado no pós-operatório ou a um acidente, mas as superfícies texturizadas do produto aderem bem aos tecidos do corpo, tornando o deslocamento incomum.

Outro caso em que a prótese pode se mexer é quando o seu alojamento, ou o local onde ela foi inserida, estiver maior do que o volume do implante. Uma prótese de silicone que se mexe com frequência pode ser sinal de que o implante de mama está solto.

Por outro lado, existem casos em que sentir a prótese se mexer pode ser algo psicológico. Se a mama já possuía algum volume antes de por silicone, é natural que a prótese acompanhe o movimento quando a região for movimentada. A prótese segue o movimento dos seios.

Sintomas de uma prótese de silicone que se mexeu

Alguns dos sintomas incluem a sensação de movimentação ou deslocamento do implante, assimetria ou deformidade na mama, dor, desconforto, rugas ou ondulações na mama, e até mesmo a presença de uma massa na mama.

Além disso, é importante observar se a prótese está alinhada com as aréolas dos seios. Durante a cirurgia de mamoplastia de aumento, o médico posiciona a prótese dessa forma para que a ponta da prótese corresponda à localização da aréola. 

Se a prótese se deslocar, a parte mais alta pode não coincidir com os mamilos, deixando evidente a movimentação inesperada.

Não se esqueça de fazer o acompanhamento médico regularmente para garantir a saúde e o bem-estar dos seus seios.

Quando é necessário buscar ajuda médica 

Caso note algum dos sintomas mencionados acima, saiba que é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.

Para confirmar se a prótese de silicone se deslocou, é necessário realizar exames como ultrassom, mamografia com prótese de silicone ou ressonância magnética.

Se a prótese realmente estiver deslocada, o médico pode avaliar a gravidade do problema e decidir o melhor tratamento, como uma nova cirurgia para reposicionar a prótese ou substituí-la.

9 dicas e cuidados para evitar que a prótese de silicone se mexa

Prótese de silicone
É importante escolher o profissional adequado para a cirurgia e fazer acompanhamento regular

Veja a seguir nove dicas e cuidados para evitar que a prótese se mexa e fique mal posicionada:

  1. Escolha um médico especialista e qualificado em cirurgia plástica para realizar a cirurgia de colocação de prótese de silicone mamária.
  2. Verifique se o profissional escolhido possui experiência na área, analisando trabalhos anteriores, hospitais que atua e tire todas as suas dúvidas com ele.
  3. Certifique-se de que a clínica ou hospital onde será realizado o procedimento cirúrgico tem comprometimento com a segurança das pacientes.
  4. Faça o acompanhamento médico regularmente e siga as recomendações e orientações do seu cirurgião ou cirurgiã plástico(a).
  5. Evite atividades físicas intensas que possam colocar pressão excessiva nos seios.
  6. Evite dormir de barriga para baixo, pois isso pode causar movimentos na prótese.
  7. Utilize um sutiã adequado para o tamanho das suas mamas e com boa sustentação.
  8. Evite carregar pesos excessivos, pois isso pode afetar a sustentação da prótese.
  9. Informe o profissional de saúde sobre a presença das próteses antes de realizar qualquer outro procedimento invasivo, para evitar qualquer dano ao implante,
Fontes e referências adicionais

Você já sentiu ou teve a impressão de que a sua prótese de silicone se movimentou? Esse pensamento já causou medo em você? Quais foram os seus maiores receios ao colocar a prótese de silicone? Comente abaixo! 

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário