O explante de prótese de silicone consiste na remoção completa dos implantes dos seios. Durante o procedimento, o formato das mamas pode ser restaurado através da reposição dos tecidos naturais da paciente ou por meio da enxertia de gordura, sem a utilização de implantes mamários. Veja também: Existem alimentos que aumentam os seios mesmo?
Já no caso da troca dos implantes, o cirurgião realiza uma incisão na mesma área para remover o implante atual e substituí-lo por um de tamanho menor ou maior, conforme a preferência da paciente. Confira: 7 melhores exercícios para os seios.
Motivos para realizar o explante ou a troca da prótese de silicone
Segundo o cirurgião plástico Marcelo Kolling, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a decisão de realizar o explante ou a troca da prótese de silicone depende de cada caso individualmente.
Essa escolha pode ser motivada por questões de saúde ou simplesmente pela vontade da paciente.
Por exemplo, há diversas razões que podem levar à necessidade de um explante. O cirurgião plástico menciona problemas médicos e reações adversas, especialmente aquelas de origem imunológica que resultam em dor crônica, rigidez, inflamação ou contratura capsular (quando o tecido cicatricial se forma ao redor do implante e o comprime).
- Confira também: Dor nos seios, o que pode ser e como tratar.
- E aqui temos: Sensibilidade no bico da mama, o que pode ser e o que fazer.
Além disso, outros fatores como ruptura ou vazamento do implante também podem ser motivos para o explante.
A mudança de preferência também é uma razão válida. Algumas pacientes simplesmente mudam de opinião e desejam remover os seus implantes mamários por motivos pessoais, como a insatisfação com o tamanho ou a forma dos seios. As informações são do Metrópoles.