Especialista da Área:

Hidrobike Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas

A sensação é similar à de pedalar uma bicicleta ergométrica comum, mas mais agradável. E o fato de estar dentro d’água torna a atividade divertida e fora do comum. Muitas pessoas relatam ser mais refrescante, mesmo que a dificuldade possa ser grande também para quem quer pegar pesado.

Mas será que fazer exercícios na hidrobike emagrece mesmo? Como se deve fazer para ter os melhores resultados? O que esperar de benefícios e calorias gastas?

Como começou

As francesas estão sempre em busca de novidades para se manterem em forma. A prática de hidrobike virou moda em Paris, e em várias cidades na França, desde 2008. Resultado de mais de 15 anos de experiências e estudos, foi comprovado que a hidrobike emagrece, sem contar outros inúmeros benefícios. No período de três a quatro anos, foram abertos 200 centros para o desenvolvimento dessa prática de exercícios. E é alvo de noticiários na imprensa e TV.

Inicialmente, a hidrobike, ou bicicleta ergométrica aquática, foi idealizada para recreação e exercícios na água, em família ou grupos, visando o divertimento. Os benefícios do ciclismo aquático para a saúde podem ser comparados com as atividades de skate, kayake, corrida e prática de aeróbica.

No entanto, a hidrobike superou essas expectativas, principalmente por poder ser praticada por pessoas com condicionamento, idade e pesos diversos, e até mesmo por aquelas em tratamento de reabilitação.

O aquaspinning ou hidrospinning, outras nomenclaturas da hidrobike, é uma modalidade esportiva que usa uma bicicleta especial, fabricada com material anti-ferrugem, feita para funcionar na água.

Segundo o professor de hidrobike, João Luís Martins, a água acaba facilitando a atividade. “O principal fator é o tipo de cansaço. Atividades fora d’água levam ao cansaço central, quando o coração dispara e há grande produção de suor. Já nas atividades aquáticas, o cansaço é periférico, somente dos membros trabalhados”, ele afirma. Então, o movimento cíclico é o mesmo que andar numa biclicleta, mas sem muito esforço.

A maior parte dos frequentadores dos centros de hidrobike são mulheres, de todas as idades, mas também homens que buscam recuperação física. A prática desse esporte também é recomendado para atletas de alto nível, para mulheres em estado de gestação, obesos, e pessoas com idade avançada.

A hidrobike emagrece?

Uma aula de hidrobike dura geralmente 45 minutos. Você pedala constantemente, mesmo havendo variações de intensidade em função do grau de treinamento individual. Há alternância das posições em pé e sentada, conforme as ondulações presentes na água.

O resultado é a perda de peso através dessa atividade aeróbica, fortalecimento dos músculos como glúteos, e pernas, e eliminação de celulite, além de melhorar o sistema cardiovascular. A prática de hidrobike queima cerca de 550 calorias em uma hora, variando conforme a velocidade e esforço empregados.

Ela é segura também para ser usada em treinamentos de reabilitação. O movimento da água não exige esforço das juntas, nem da coluna vertebral, além do ritmo cardíaco.

Vale ressaltar que a hidrobike emagrece desde que você também tenha cuidado com a sua alimentação. Para emagrecer, você deve queimar mais calorias no seu dia-a-dia do que você consome. A hidrobike ajuda no processo de perda de peso porque faz você queimar muitas calorias, e dessa forma, fica mais fácil gerar esse gasto diário superior ao consumo.

Calorias

Frank Katch, Professor de Ciência do Exercício da Universidade de Massachusetts, e Victor Katchwater, Professor Ciência do Movimento, da Universidade de Michigan, afirmam que o ciclismo aquático promove uma perda de calorias na ordem de 8% a mais do que uma atividade de ciclismo ao ar livre, fora da água, considerando-se a velocidade de dez a doze milhas por hora.

A perda calórica na hidrobike corresponde a uma queima de 546 calorias por hora, em média. Portanto, um enorme benefício para quem quer emagrecer.

Benefícios da hidrobike para a saúde

Como vimos, a prática da hidrobike é ideal para perda de peso, e também serve para aqueles que não sabem nadar. O efeito da água é refrescante e relaxante, e a prática é divertida e prazerosa.

O movimento de pedalar reforçado pela resistência da água, massageia os músculos e os fortalece.

Confira as principais vantagens:

  • Como melhora a circulação sanguínea, também evita o acúmulo de gorduras.
  • Trabalha a condição cardiorrespiratória.
  • Ajuda no recondicionamento físico.
  • Enrijece os membros inferiores.
  • Tem impacto zero para as articulações.
  • Auxilia no alongamento muscular.
  • É de fácil aceitação pelos sedentários, pois é um exercício divertido.
  • Trabalho aeróbico de baixo impacto.
  • Trabalho com todo o corpo.
  • Bem estar total.
  • Relaxamento.
  • Esforço mínimo requerido para um resultado de alto nível.
  • Auxilia a melhora da flexibilidade muscular e mobilidade.
  • Queima calórica ao trabalhar coxas.
  • Estabilidade da água reduz ou elimina trepidação.
  • Ótima atividade para problemas na base da coluna.
  • Fortifica e tonifica os músculos das coxas.
  • Fortifica e tonifica os músculos dos braços e peito.
  • Posição sentada fortalece as costas e abdômen.
  • Músculos abominais podem ser focalizados no enrijecimento enquanto pedala.
  • Na prática, não existem contra-indicações para a prática de hidrobike.

Dicas

Antes de se decidir pela hidrobike, vale a pena ir até o local e pedir para experimentar a bicicleta. Você terá uma noção de dificuldade, saberá se a água é climatizada, se o ambiente é fechado e demais detalhes que vão impactar no seu conforto e segurança.

Já existem locais que alugam a hidrobike. Então, seja por desejo de emagrecer ou por uma reabilitação de lesão, você pode preferir alugar uma hidrobike e utilizar em sua própria piscina.

Você já tinha ouvido falar dessa prática? Alguém já tinha falado que a hidrobike emagrece? Tem vontade de experimentar esse exercício? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...

2 comentários em “Hidrobike Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas”

Deixe um comentário