Jovens que Fazem Bronzeamento São Mais Propensos a Terem Distúrbios Alimentares, Mostra Pesquisa

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Um estudo da New York University School of Medicine (Escola de Medicina, da Universidade de Nova Iorque) mostrou a relação que o hábito de fazer bronzeamento artificial em câmaras, pode ter com costumes não muito saudáveis. De acordo com a pesquisa, jovens, homens e mulheres, que aderem a esse tipo de procedimento possuem maior tendência de desenvolverem distúrbios alimentares.

Além disso, esses jovens também são mais propensos a vomitar, tomar laxantes, comprimidos e substâncias em pó ou líquido para emagrecer e ficar em jejum. Tudo isso com o objetivo de manter o peso em controle.

No estudo foram analisados 27 mil adolescentes, dos quais uma em cada quatro garotas e um em cada vinte rapazes afirmaram terem feito bronzeamento artificial recentemente (à realização da pesquisa).

A pesquisa também identificou que as meninas que se submetem a esse tipo de procedimento apresentam uma tendência maior a ter hábitos alimentares não saudáveis.

Para colocar em miúdos, os moços que fazem bronzeamento se mostraram ser setes vezes mais propensos a vomitar ou tomar laxantes, quatro vezes a ingerir comprimidos ou substâncias em pó ou líquidas para emagrecer e duas vezes mais a permanecer sem comer.

Já entre as adolescentes do sexo feminino analisadas, 1/5 se apresentou com maior tendência a ficar em jejum, 2/5 a vomitar ou tomar laxantes e duas vezes mais a consumir pílulas ou substâncias em pó ou líquidas para perder peso.

O estudo foi publicado no Journal of Developmental & Behavioural Paediatrics (Jornal Comportamental e de Desenvolvimento Pediátricos, tradução livre)

Em relação à pesquisa, o professor da Universidade de Nova Iorque, o Dr. Michael Weitzman afirmou que apesar de não existir uma conexão definitiva entre o bronzeamento artificial e os problemas de saúde relacionados a má alimentação, ele sugere que os adolescentes que fazem o procedimento têm maiores índices de comportamentos em prol do controle de peso que podem ser ligados aos distúrbios alimentares.

Esse trabalho científico pode ser uma forma de complementar o alerta quanto ao bronzeamento feito em câmaras, que aumenta o risco de câncer de pele, e contribuir com o atendimento dos pediatras aos seus pacientes, como disse o Dr. Weitzman: “Maior atenção a esses problemas por parte dos pediatras pode ajudar a reduzir o número de adolescentes em riscos de potencialmente enfrentar consequências fatais”.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário