O jucá, ou Caesalpinia ferrea, é uma das plantas medicinais mais usadas no Brasil, principalmente porque existe a crença de que ele emagrece.
Mas, além desse suposto efeito emagrecedor, o uso do jucá pode trazer outros benefícios para a saúde, pois a planta é rica em cumarinas e flavonoides, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória.
Então, vamos agora conhecer melhor esta planta medicinal e seus benefícios para a saúde e a boa forma, e descobrir se ela emagrece ou não.
O jucá é uma árvore utilizada na medicina tradicional, e é conhecida por muitos nomes, dependendo da região em que é utilizado. São eles:
Não há pesquisas que indiquem definitivamente que o jucá emagrece, então não podemos indicar o uso do seu chá para tal finalidade.
Mas, devido aos seus benefícios para a saúde, seu uso pode ser incluído em uma rotina de emagrecimento, juntamente com a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta balanceada.
Além disso, quando preparada sem açúcar, a bebida pode ser usada para substituir sucos e refrigerantes, diminuindo assim a ingestão calórica diária.
Apesar de não ajudar a emagrecer, o jucá possui diversas propriedades medicinais, algumas ainda sendo estudadas por diversos pesquisadores.
Vamos conhecer as principais:
O extrato do jucá demonstrou, em um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, um bom efeito antibacteriano.
Entretanto, os próprios pesquisadores afirmam que mais estudos são necessários para entender melhor esse efeito e sua aplicação.
O jucá é rico em compostos antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, substâncias conhecidas por danificar o DNA das células.
Assim, o consumo da planta medicinal pode ajudar a tratar e mesmo a prevenir algumas condições de saúde, como:
Pesquisadores brasileiros demonstraram, em um estudo realizado em 2010, que o extrato do jucá possui propriedades cicatrizantes, acelerando assim o processo de cura de feridas.
Esse efeito, quando somado ao poder antibacteriano da planta, pode ajudar ainda mais no cuidado de ferimentos, pois contribui para a prevenção de infecções no local.
Além dos benefícios que vimos anteriormente, o jucá é utilizado com outras finalidades, como:
Mas é importante ter em mente que esses efeitos não foram demonstrados em pesquisas, e se baseiam somente em relatos de algumas pessoas que utilizam esta planta medicinal.
É extremamente importante consultar o médico sempre que sentir sintomas fora do normal, principalmente se eles não desaparecerem com o tempo. Além disso, o uso de plantas medicinais pode acabar mascarando o problema, e atrasando o diagnóstico.
Por isso, converse com seu médico antes de começar a usar algum tratamento com o jucá ou outras plantas.
Não foram encontrados efeitos colaterais associados ao uso do jucá. Entretanto, deve-se tomar cuidado com a quantidade e evitar exagero, pois ele pode provocar efeitos tóxicos.
Então, utilize no máximo duas ou três xícaras do chá, e suspenda o uso caso comece a sentir algum sintoma diferente.
Por fim, o chá de jucá deve ser evitado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, uma vez que o uso nesses grupos de pessoas ainda não foi bem estudado.
O jucá pode ser facilmente encontrado em sites especializados na internet e em lojas de produtos naturais.
Mas é preciso sempre verificar se os fornecedores são de confiança, para não consumir produtos de baixa qualidade ou contaminados.
Veja Todos Comentários
COMO É FEITO O CHÁ?
Tbem queria saber como faz o chá
Eu lavo bem, deixo de molho e depois quebro esmagando, fica forte e horrível. Mas resolve