Jucá emagrece? Para que serve e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

O jucá, ou Caesalpinia ferrea, é uma das plantas medicinais mais usadas no Brasil, principalmente porque existe a crença de que ele emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, além desse suposto efeito emagrecedor, o uso do jucá pode trazer outros benefícios para a saúde, pois a planta é rica em cumarinas e flavonoides, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória.

Então, vamos agora conhecer melhor esta planta medicinal e seus benefícios para a saúde e a boa forma, e descobrir se ela emagrece ou não.

O que é o jucá?

O jucá é uma árvore utilizada na medicina tradicional, e é conhecida por muitos nomes, dependendo da região em que é utilizado. São eles:

  • Pau-ferro;
  • Jucaína;
  • Icainha;
  • Miraobi;
  • Miraitá;
  • Muiraitá;
  • Guratã;
  • Ipu;
  • Árvore leopardo;
  • Muirapixuna.
pé de jucá
pé de jucá

É verdade que jucá emagrece?

Não há pesquisas que indiquem definitivamente que o jucá emagrece, então não podemos indicar o uso do seu chá para tal finalidade.

Mas, devido aos seus benefícios para a saúde, seu uso pode ser incluído em uma rotina de emagrecimento, juntamente com a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta balanceada.

Além disso, quando preparada sem açúcar, a bebida pode ser usada para substituir sucos e refrigerantes, diminuindo assim a ingestão calórica diária.

Benefícios do jucá

Apesar de não ajudar a emagrecer, o jucá possui diversas propriedades medicinais, algumas ainda sendo estudadas por diversos pesquisadores.

Vamos conhecer as principais:

1. Pode ajudar a combater infecções

O extrato do jucá demonstrou, em um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, um bom efeito antibacteriano.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, os próprios pesquisadores afirmam que mais estudos são necessários para entender melhor esse efeito e sua aplicação. 

2. Efeito antioxidante 

O jucá é rico em compostos antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, substâncias conhecidas por danificar o DNA das células.

Assim, o consumo da planta medicinal pode ajudar a tratar e mesmo a prevenir algumas condições de saúde, como:

  • Inflamações: Um dos efeitos mais importantes dos antioxidantes é a capacidade anti-inflamatória, uma vez que eles ajudam a regular o sistema imunológico;
  • Envelhecimento precoce da pele: Os antioxidantes presentes no jucá contribuem para a prevenção do estresse oxidativo na pele, e assim ajudam a evitar o aparecimento de sinais precoces de envelhecimento.

3. Melhora a cicatrização

Pesquisadores brasileiros demonstraram, em um estudo realizado em 2010, que o extrato do jucá possui propriedades cicatrizantes, acelerando assim o processo de cura de feridas.

Esse efeito, quando somado ao poder antibacteriano da planta, pode ajudar ainda mais no cuidado de ferimentos, pois contribui para a prevenção de infecções no local.

Propriedades ainda não confirmadas

Além dos benefícios que vimos anteriormente, o jucá é utilizado com outras finalidades, como:

  • Afrodisíaco, para melhorar a performance sexual e aumentar a libido;
  • Sedativo, uma vez que algumas pessoas relatam melhora do sono quando utilizam o chá de jucá à noite.

Mas é importante ter em mente que esses efeitos não foram demonstrados em pesquisas, e se baseiam somente em relatos de algumas pessoas que utilizam esta planta medicinal.

Dicas e cuidados

É extremamente importante consultar o médico sempre que sentir sintomas fora do normal, principalmente se eles não desaparecerem com o tempo. Além disso, o uso de plantas medicinais pode acabar mascarando o problema, e atrasando o diagnóstico.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, converse com seu médico antes de começar a usar algum tratamento com o jucá ou outras plantas. 

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foram encontrados efeitos colaterais associados ao uso do jucá. Entretanto, deve-se tomar cuidado com a quantidade e evitar exagero, pois ele pode provocar efeitos tóxicos. 

Então, utilize no máximo duas ou três xícaras do chá, e suspenda o uso caso comece a sentir algum sintoma diferente.

Por fim, o chá de jucá deve ser evitado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, uma vez que o uso nesses grupos de pessoas ainda não foi bem estudado.

Onde encontrar?

O jucá pode ser facilmente encontrado em sites especializados na internet e em lojas de produtos naturais.

Mas é preciso sempre verificar se os fornecedores são de confiança, para não consumir produtos de baixa qualidade ou contaminados.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o jucá emagrece? Já conhecia essa planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média 3,81)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Jucá emagrece? Para que serve e benefícios”

  1. Olha boa tarde nunca tinha ouvido falar dessa planta medicinal… agora pesquisando sobre plantas que vi e fiquei curiosa pra saber sobre as plantas

    Responder