Lipo sem Corte: Como Funciona?

Especialista:
atualizado em 08/09/2020

A lipo sem corte foi lançada após longos estudos em Israel, país fabricante que comprovou sua eficácia na redução de gordura corporal. O procedimento é autorizado pela ANVISA e, quando chegou ao Brasil, foi apresentado em congressos em diferentes estados.

Lipo sem cirurgia é possível?

A lipo sem cirurgia é voltada para pessoas que estão no peso ideal, mas não conseguem se livrar dos excessos de gordurinhas. Mulheres e homens que possuem receio da cirurgia podem realizar esse procedimento sem os riscos atrelados a ela, e com uma recuperação mais rápida do que a cirúrgica.

Esse procedimento é realizado com aparelhos especiais como o Ultracontour e Ultrashape. Apesar de não ser feito nenhum corte, os especialistas afirmam que os resultados são equivalentes e satisfatórios.

Como funciona a lipo sem corte?

O procedimento é realizado à base de ultrassom focalizado, o que significa que as ondas ultrassônicas atuam diretamente nas células de gordura da pele encontradas na camada subcutânea.

Durante o processo, as células são rompidas, sem interferir ou lesionar vasos sanguíneos, nervos ou tecidos. Após isso, a gordura que estava presente nas células move-se para o fígado, que é o órgão responsável por metabolizá-la, e libera-a na forma de fezes e urina.

O procedimento é feito principalmente na região do abdômen, coxas, nádegas, cintura e braços. É importante ressaltar que a perda de peso não é um objetivo de quem faz o procedimento, mas sim lapidar o corpo, tornando-o ainda mais enxuto ao atacar a gordura localizada.

Por mais incrível que a lipo sem corte seja, ela não pode ser feita o tempo todo e toda vez que uma gordurinha indesejada aparecer. Assim, evite realizar sessões sucessivas, dando um intervalo de tempo entre elas para não sobrecarregar o fígado.

Benefícios da lipo

O principal benefício inerente à lipo sem corte está na ausência de dor por parte do paciente, além dele não precisar ser sedado com anestesia, o que reduz os riscos atrelados ao procedimento.

Além disso, a lipo sem cirurgia não tem o perigo de deixar nenhuma marca de cirurgia, e a recuperação é muita mais rápida do que um procedimento cirúrgico.

Outro benefício é a eliminação de gordura, que pode ser de 300 a 500 mililitros de gordura subcutânea, o que altera cerca de 2 a 4 cm na medida do local do procedimento.

O tratamento recomendado para retirada completa da gordura sem sobrecarregar o fígado é de três sessões com intervalos de três semanas para cada sessão, sendo que cada sessão dura em média uma hora.

Os resultados já são perceptíveis logo na primeira sessão. O paciente deve realizar uma avaliação prévia para saber se existe alguma restrição ou impedimento para que a concretização do procedimento.

Cuidados com a lipo

Apesar desse método ser muito mais seguro do que o tradicional, é preciso ainda tomar certas precauções. Por mais que o procedimento em si seja muito seguro e o resultado muito satisfatório, existem certas pessoas que não podem se submeter à lipo sem corte, devido à sua condição física e possíveis contraindicações.

Alguns exames para avaliar o estado do fígado são obrigatórios, pois ele precisa estar saudável para conseguir metabolizar a gordura. Pessoas com doenças hepáticas, com marcapasso, desfribilador cardíaco e grávidas não podem realizar o procedimento.

Para realizar o método, o ideal é a mudança do hábito alimentar algumas semanas antes, com a redução da ingestão de carboidratos e gorduras, mantendo uma dieta balanceada e saudável.

Um outro procedimento que combina muito bem com a lipo sem corte é a drenagem linfática, utilizada para eliminar resíduos de gordura das células adiposas.

Tipos de lipo sem cirurgia

Existem basicamente dois tipos: lipocavitação e criopólise.

A primeira destrói as células de gordura por implosão e é mais indicada para outras regiões do corpo além do abdômen, como coxas, braços, pernas e cintura. Serve para retirar excessos de gorduras que não somem com exercícios físicos, tornando o corpo ainda mais bonito e livre de imperfeições.

Já a criopólise destrói as células de gordura por congelamento. Nesse procedimento, um aparelho é acoplado na região da gordura e suga toda a gordura da região. Após isso, um processo de congelamento é realizado nessa área, chegando a -15º C.

Após uma hora, a sessão é finalizada e a pessoa pode realizar as atividades diárias sem preocupação. Esse último tratamento é mais indicado para a região abdominal.

Certificações

Na dúvida por optar pela lipocavitação ou criopólise, lembre-se de que a primeira atinge resultados mais rápidos e o segundo procedimento atinge mais camadas de gordura de uma única vez.

O mais importante é certificar-se de escolher um salão de estética com credibilidade, assim como um profissional de confiança para realizar o método, independente de qual ele for.

Conheça quais são os aparelhos disponíveis e consulte se o consultório possui o selo da Anvisa. Se preferir uma combinação dos dois procedimentos, há a possibilidade, mas pode variar de caso a caso.

O tratamento não é barato, pois por mais que não seja cirúrgico, exige equipamentos ultramodernos, precisão e qualidade dos profissionais. O valor varia, mas geralmente fica na faixa de R$ 1000.

Deve-se considerar também os custos com a alimentação, pois após a primeira sessão proíbe-se o consumo de gorduras e incentiva-se uma dieta com bastantes proteínas.

Riscos

Na cripólise, com o congelamento por mais de 40 minutos, existe o risco de surgirem reações adversas. Entre elas, hiperemia, entorpecimento, dormência e certo desconforto, que geralmente desaparecem após uns dias.

Na lipocavitação, devido ao derretimento das células, você pode ter queimaduras de tecidos internos. Não há nada muito sério, mas é preciso estar ciente dos pequenos riscos atrelados aos dois procedimentos. Boa sorte!

Você se submeteria a uma lipo sem corte? Qual dos dois tipos parece ser o melhor para você e por quê? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (132 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

11 comentários em “Lipo sem Corte: Como Funciona?”

  1. Gente, isso é o maior engodo que já conheci, NÃO perde um centimilímetro de GORDURA, digo isso por experiência própria. Fiz 10 sessões de cada e além da criolipolis, fiz criofrequencia. Favor não jogue seu dinheiro fora.

  2. Amei a matéria!! Tenho uma amiga que fez esse procedimento na Master Health e ficou suuuuper satisfeita! Disse que o Dr. estava certo em indicar esse procedimento pra elaa

  3. Sim, eu faria, sou diabetica,magra e sempre tive essa incomoda barriginha, que depois da menopausa ficou ainda maior e sim faco atividades fisicas. Queria alguns nomes de lugares que fazem esse procedimentos.