Lipocavitação: O Que é e Como Funciona na Gordura Localizada

Especialista:
atualizado em 10/09/2019

A tecnologia contribui para o surgimento de diversos procedimentos estéticos para auxiliar a esculpir o corpo da forma que desejamos. Os métodos são diversos e eles podem proporcionar inúmeros benefícios que podem evidenciar ainda mais toda a dedicação e determinação aplicada em dietas nutricionais e atividades físicas regulares.

A lipocavitação é um dos procedimentos que têm se destacado e vem sido adotada por diversas mulheres que desejam reduzir a incômoda gordura localizada e ainda tornar as celulites menos evidentes. A partir de agora você poderá conhecer mais um pouco sobre a lipocavitação e todas as informações que possam esclarecer como funciona e convencer você de adotar os benefícios oferecidos por ela ou não.

O que é lipocavitação?

A lipocavitação é feita com um aparelho de ultrassom. O equipamento é utilizado com o cabeçote voltado para a região a ser submetida, dessa forma o ultrassom é emitido sobre a pele. Utiliza-se um gel para lubrificar e otimizar os resultados esperados. O efeito sobre a pele proporciona a formação de bolhas no interior das células de gorduras, os chamados adipócitos. Essas bolhas se multiplicam e aumentam de proporção, o que gera um estímulo extra no interior das células, ocasionando o rompimento das mesmas.

Gordura localizada

O procedimento estético é indicado para a redução de gordura localizada. Ele é capaz de auxiliar na eliminação daqueles quilinhos que você afirma não conseguir perder. Vale ressaltar que a lipocavitação não será completamente eficiente se você mantiver uma alimentação irregular e uma vida sedentária. Ela é realmente utilizada como ferramenta de apoio, e não como método principal e funcional para queimar a gordura abdominal e de outras áreas específicas do seu corpo. A lipocavitação não é um procedimento contra obesidade.

Efeitos da lipocavitação

O método reduz de 20 a 30% das gorduras contidas na região submetida ao ultrassom. Ela não só pode reduzir as células de gorduras, mas também pode eliminar algumas imperfeições de celulites que podem incomodar ou influenciar sua autoestima.

Os efeitos podem ser notados a partir da primeira sessão, mas é recomendável que você busque tratamentos de pelo menos 10 intervenções. Eles podem ser melhor notados se você buscar uma drenagem linfática como suporte à lipocavitação.

Dica

Para que não haja dúvidas e reações inesperadas, é recomendável que você faça exames de triglicerídeos, colesterol e uma ultrassonografia de seu fígado, para que assim você possa se reconhecer apto a ser submetido ao procedimento.

Sessões

Não são necessários cuidados antes do procedimento. A duração pode variar de acordo com as regiões a serem submetidas, mas a média é que dure cerca de 30 minutos. Há a possibilidade de aplicar o ultrassom sobre mais de duas regiões em uma mesma sessão, mas dessa forma não seria possível garantir os bons resultados e o método poderia se tornar mais cansativo para você.

Efeitos colaterais da lipocavitação

A manipulação incorreta do equipamento pode ocasionar queimaduras e até consequências a alguns órgãos, como o fígado.

Contra indicações

Pessoas com altos níveis de colesterol e com problemas de gordura no fígado, como esteatose hepática devem evitar a lipocavitação para eliminar a gorduras localizada. Pessoas com históricos de tumores ou câncer também devem descartar a possibilidade de auxílio da lipocavitação. Recomenda-se que gestantes adiem o procedimento, pois pode proporcionar desconfortos e consequências à formação do feto.

Profissionais

É indispensável que você avalie a qualificação do profissional que irá ministrar o aparelho durante o seu procedimento. O equipamento só pode ser administrado por médicos, fisioterapeutas ou esteticistas certificados. O acompanhamento e indicação de um dermatologista pode ser um diferencial na hora da decisão pela lipocavitação.

Dieta

A lipocavitação pode ajudar a queimar gordura abdominal, mas é importante que você reconheça que ela não é utilizada para tratamento de obesidade e sobrepeso. Sendo assim, os efeitos oferecidos pela lipocavitação só poderão ser reconhecidos se você se adequar a uma dieta equilibrada e principalmente, muito nutritiva.

A intervenção estética é utilizada para você eliminar as pequenas imperfeições de difícil reparo, mas não oferece efeito milagroso ou sem fundamento. As refeições funcionais é que induzirão seu corpo a reagir melhor ao ultrassom.

Exercícios físicos

A maioria das pessoas que buscam a lipocavitação pratica esportes e musculação para tonificar e fortalecer o corpo. Eles reconhecem que há gordurinhas que nem mesmo os exercícios localizados e de alta intensidade podem eliminar. Não é recomendável a interrupção dos exercícios físicos, muito pelo contrário, já que não há qualquer cuidado pós-procedimento. É fundamental que a prática de exercícios seja mantida para que você alcance melhores resultados com a realização das sessões de lipocavitação.

Onde fazer?

Clínicas estéticas disponibilizam o serviço, mas é importante que você busque referências sobre a estrutura e suporte oferecido pelo estabelecimento.

Preços

Os valores das sessões de lipocavitação podem variar de R$ 95,00 até R$ 220,00. É importante que você avalie as condições oferecidas pelos estabelecimentos, pois se objetiva realizar mais de uma sessão, pode buscar pacotes promocionais com preços ainda mais acessíveis.

Você conhece alguém que já fez lipocavitação para eliminar a gordura localizada? Como foi o resultado? Faria você também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (128 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Lipocavitação: O Que é e Como Funciona na Gordura Localizada”

  1. Treino 3 dias por semana e sou bastante ativa e como tive duas gravides tenho uma gordurinha na barriga e tbm tenho um pouco de culotes que não sai de jeito nenhum. Fiz a carboxiterapia e mesmo sendo indicada para tal procedimento, porque vc tem que fazer exercícios pro organismo trabalhar mais rápido e o resultado ser mais rápido é melhor. Sinceridade? Muita dor pra praticamente nada de resultado. Fiz 21 sessões e não faria novamente nem de graça, simplesmente porque não vi resultado nenhum. Sobre a lipocavitacao também fiz o mesmo número de sessões, não doe mas onde tem estria, e as minhas apesar de muito poucas e fininhas, durante o tratamento ficaram sensíveis demais, como se eu tivesse me queimado. O tratamento foi feito corretamente e numa clínica conceituda, mas acho que é uma inovação que vai durar pouco no mercado, pq realmente não tem muita eficácia. É um dinheiro perdido. Acho até que toda clínica deveria devolver o dinheiro uma vez que vc não tem nada de resultado.

    • Há uma série de fatores para que resultados desejados não sejam alcançados! Idade, sedentarismo, hábitos alimentares, entre outros. Cabe ao profissional de saúde fazer a anamnese e orientar o paciente que nenhum procedimento estético faz milagre. Tive pacientes que eliminaram 09 cm de circunferência abdominal, e outros que chegaram a 22,5 cm, com o mesmo número de sessões. É uma diferença bastante significativa de um paciente para o outro. É um trabalho de parceria por que de nada adianta o procedimento se seus hábitos de vida continuarem os mesmos!

      • Concordo com vc Débora. Sabemos que de nada adianta sair da drenagem ou dos procedimentos da lipocavitação, ultra-som, academia e se ENTUPIR DE MASSAS, ALCOOL E DOCES.