Lipostabil

Lipostabil – Efeitos Colaterais e Cuidados

Com a quantidade de anúncios publicitários veiculados na televisão, estampados em revistas, jornais, outdoors e em todos os sites que são acessados na internet, parece impossível fugir da tentação de obter produtos que dizem fazer isso ou aquilo.

Alguns dos produtos mais comuns são medicamentos que prometem emagrecer ou aumentar o ganho de massa muscular. Pessoas que procuram resultados imediatos tendem a cair em algumas armadilhas e nem sempre os produtos são o que prometem, pois muitos não passam de esteroides anabolizantes ou anfetaminas disfarçadas. Por isso, é importante sempre ter cuidado ao escolher um medicamento ou suplemento, sempre lendo a rotulagem, consultando especialistas e buscando por indicações de usuários.

Um dos medicamentos que tem atraído a atenção das pessoas é o Lipostabil que tem a função de quebrar gordura, principalmente dos vasos sanguíneos. Vamos conhecer aqui um pouco mais sobre o Lipostabil – efeitos colaterais, composição e utiliações. Será que realmente vale a pena o risco? Entenda mais no artigo abaixo.

O que é Lipostabil

O Lipostabil tem o nome científico de fostadilcolina e é um derivado da soja que tem como função queimar gordura e reduzir o tecido adiposo do corpo. A questão principal é que este medicamento é indicado para pessoas que sofrem de doenças do coração, procurando combater o acúmulo de gordura dos vasos sanguíneos interligados ao órgão, fazendo com que o fluxo de sangue corra com mais liberdade. Porém, muitas pessoas que querem emagrecer vêm usando esse medicamento de forma indiscriminada, sem ter problemas cardíacos ou iminência de ter e isso pode causar alguns problemas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) teve de proibir o uso para efeitos estéticos devido aos efeitos colaterais do Lipostabil para pessoas saudáveis.

Lipostabil – Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Lipostabil mais recorrentes são desconfortos e dores no estômago, alergias, diarreia, anorexia, depressão e inclusive problemas cardíacos em pessoas que não apresentavam esse problema anteriormente. Esteticamente pode causar manchas, sangramento das mucosas, úlceras, alergias, prostração, etc. Sabe-se que alguns animais foram testados com a substância em 10 sessões e alguns morreram devido à intensidade dos efeitos colaterais.

Segundo a própria Anvisa, o medicamento não foi criado com finalidade estética e nem existem pesquisas detalhadas e que confirmem efeitos saudáveis para o emagrecimento. Por combater a gordura dos vasos sanguíneos e desobstruir as artérias, é bem possível que ocorra o emagrecimento como uma consequência, mas este não é o foco principal do medicamento e nem deve ser utilizado como tal por pessoas que buscam a perda de peso incessantemente. Quando utilizado para tratamentos de saúde de doenças do fígado e do coração, a substância é completamente liberada, mas para fins estéticos não é indicado pela escassez de pesquisas no segmento.

Utilização em cirurgias de remoção de gordura

A fostadilcolina é utilizada em tratamentos de fígado, doenças do coração, arteriosclerose e angina. É uma lipoproteína que está ligada à função de degradar gorduras presentes no interior das células que são eliminadas pelo organismo. Por este motivo passou a ser utilizada em algumas cirurgias estéticas, principalmente de remoção de gordura localizada.

O procedimento é realizado injetando a substância sob o tecido cutâneo. Utiliza-se uma agulha fina que é aplicada em toda a extensão da área a ser tratada, com um intervalo de 2 cm. Cada sessão dura em média 20 minutos e talvez, dependendo da gravidade e quantidade de gordura, pode ser necessária mais de uma sessão.

No período entre uma sessão e outra a paciente deve usar uma cinta. Os locais mais comuns de aplicação são o abdômen, coxa, sobrecoxas, braços, culote e pálpebras inferiores. Deve ser respeitado um intervalo de 15 a 20 dias entre uma sessão e outra. Diz-se que o procedimento não causa dor, ainda mais quando utilizados cremes anestésicos, mas depois da realização a região pode ficar levemente inchada, dolorida e avermelhada por até dois dias. Após o procedimento indica-se a realização da drenagem linfática para auxiliar na eliminação de gordura. O valor por sessão não costuma ultrapassar R$ 300.

Lipostabil injetável

O Lipostabil injetável, que foi proibido pela Anvisa, é comparado ao procedimento de lipoaspiração, por também ter o mesmo efeito de quebra e eliminação de gordura do corpo, entretanto, diferente da lipo, que é um procedimento cirúrgico, o lipostabil injetável é um procedimento não-invasivo, ou seja, não é realizado com cortes como ocorre na cirurgia e nem é necessária a aplicação de anestesia geral nem local, no máximo alguns cremes anestésicos.

O que a paciente sente é apenas a picada da aplicação da injeção momentânea e depois um leve inchaço e dor na região, mas nada muito aparente. Porém, os efeitos colaterais, como já mencionados, vão muito além desses desconfortos e podem ser bem mais preocupantes.

Melhor alternativa

Como o uso estético do Lipostabil está proibido pela Anvisa, não confie em nenhum consultório que realize tal aplicação. Como não existem pesquisas suficientes dessa substância para fins estéticos o ideal é evitar arriscar e esperar por mais resultados e autorização do órgão competente para não comprometer sua saúde em prol da beleza. Saiba que qualquer procedimento estético a ser realizado deve ser conversado com o clínico geral antes de qualquer decisão.

A melhor solução para emagrecer ainda é uma dieta alimentar equilibrada e a prática de atividades físicas, por isso converse com sua nutricionista e personal trainer e desenvolva um plano alimentar e de atividades específicas que se encaixem na sua rotina, preferências e tempo disponível. Boa sorte!

Para você, os efeitos colaterais do Lipostabil e sua proibição pela Anvisa não são suficientes para evitar o uso para emagrecer? Conhece alguém que tenha o utilizado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (73 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

15 comentários

  1. Alguns anos atrás eu usei e foi fantástico! Reduziu muito meu culote. Fiz as aplicações e sessões de drenagem linfática. Foi [email protected]

  2. Fiz 3 aplicações porém 15 minutos depois que terminava comemeçava uma dor muito forte ficava umas 2 horas sentindo muita dor

  3. Oi pessoal comprei a lipo e eu mesmo apliquei ,fica dolorido no local e um pouco inchado mais pelo resultado vale a pena , é a segunda vez que aplico com exercícios espero ter mais resultado.

  4. Ola boa noite .onde vc comprou???

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*