Drenagem linfática – Benefícios, dicas e como fazer!

Especialista:
atualizado em 30/09/2020

A drenagem linfática é um tratamento de massagem, suave e rítmico, que estimula a circulação do fluido linfático e traz uma série de benefícios.

Isso ajuda a eliminar resíduos e toxinas e também pode auxiliar na prevenção de inchaço após uma lesão ou cirurgia, além fortalecer o sistema imunológico.

Abaixo, vamos conferir os benefícios da drenagem linfática, e as principais dicas para ajudar no funcionamento do sistema linfático e assim potencializar os seus efeitos.

benefícios da drenagem linfática
Drenagem linfática

O que é o sistema linfático?

O sistema linfático faz parte do sistema imunológico do corpo. Ele também mantém o equilíbrio de fluidos e desempenha um papel importante na absorção de gorduras e nutrientes solúveis em gordura.

Ele envolve uma extensa rede de vasos linfáticos, que passam por quase todos os nossos tecidos, para permitir o movimento de um fluido chamado linfa. A linfa circula pelo corpo de maneira semelhante ao sangue.

Existem cerca de 600 linfonodos no corpo que incham em resposta à infecção, devido a um acúmulo de fluido, bactérias ou outros organismos.

sistema linfático
Ilustração do sistema linfático

Benefícios da drenagem linfática

A drenagem linfática é uma ferramenta importante para manter o sistema linfático em boas condições para uma ótima saúde, pois como vimos, um sistema linfático deficiente pode afetar todas as partes do corpo.

Confira, a seguir, uma lista de benefícios que essa técnica pode te proporcionar:

1. Ajuda a melhorar o humor, combater a ansiedade e relaxar

As massagens tem sido sugeridas para ajudar a melhorar o humor, reduzir a ansiedade e combater a depressão. Além disso, elas também relaxam, pois são silenciosas, envolvem o toque pessoal de um especialista e reduzem os níveis de dor no corpo.

2. Pode aumentar a energia

Ao estimular a circulação do sangue ao redor do corpo com maior vigor, a drenagem linfática também contribui para o bom funcionamento dos órgãos, melhorando a energia e a disposição para realizar as tarefas diárias.

3. Eficaz para o tratamento pós-operatório

A drenagem linfática é indicada no pós operatório da cirurgia plástica. Isso porque esse tipo de massagem regenera tecidos para reduzir cicatrizes, reduz o inchaço, desintoxica o corpo e ajuda na circulação do sangue.

A drenagem linfática, especialmente na barriga, é indicada para quem fez abdominoplastia ou lipoaspiração recentes. Essas cirurgias causam muita retenção de líquidos, que podem causar dor e inchaço.

Vale reforçar que ela não deve ser feita logo após a cirurgia. O adequado é esperar pelo menos 6 semanas antes de receber uma massagem, ou até que um médico libere o paciente.

4. Reduz os desconfortos da gravidez

O edema ou inchaço nos membros inferiores, costuma ser comum na gravidez.

Além disso, outras transformações que podem ocorrer devido à mudanças hormonais são a formação de varizes, sensação de peso, queimação, dormência, coceira e cãibras.

Para mulheres grávidas e lactantes, a drenagem linfática proporciona conforto, especialmente nas pernas e pés, onde ocorre uma retenção maior de fluidos.

5. Melhora a amamentação

A amamentação é a maneira mais saudável de alimentar um bebê, pois o leite materno é cheio de nutrientes e anticorpos. No entanto, algumas mulheres tem dificuldades para amamentar, que podem incluir dutos obstruídos e mamilos doloridos.

Nesses casos, a drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço e desentupir os dutos mamários. A melhora desses dois problemas pode reduzir a dor nos seios e mamilos, levando a uma melhor amamentação.

6. Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico está ligado ao sistema linfático. Por isso se o fluxo de materiais linfáticos diminuir, o sistema imunológico enfraquecerá.

As massagens de drenagem linfática podem melhorar a função do sistema imunológico e aumentar a produção de anticorpos que combatem infecções. Essa massagem também pode prevenir doenças inflamatórias incômodas, como por exemplo, a artrite.

7. Ajuda a modelar o corpo

Apesar de não remover a gordura diretamente, a drenagem linfática pode ajudar a remodelar as coxas, quadril, barriga e braços.

Ela tem um efeito semelhante às substâncias diuréticas, ajudando o corpo a se livrar do excesso de fluidos acumulados. Associada à uma dieta equilibrada e atividade física, a massagem linfática pode ser mais eficaz nesse objetivo.

8. Ajuda o funcionamento do intestino

A drenagem linfática realizada na barriga ajuda o funcionamento correto do intestino e ajuda na eliminação de gases. Logo de cara nota-se que a barriga fica menos inchada depois da massagem.

Antes da massagem, a barriga está cheia de gases e fluidos desnecessários, consequentemente está com volume maior. Depois da massagem, os líquidos são drenados e excluídos, e o abdômen desincha, mas não é possível afirmar que a gordura localizada foi removida.

9. Aumenta a taxa metabólica e ajuda a emagrecer

Mais um dos benefícios da drenagem linfática é impulsionar o metabolismo, livrando o corpo de toxinas através de seus gânglios linfáticos.

Um sistema linfático saudável contribui para uma taxa metabólica saudável, o que favorece o emagrecimento.

Além disso, as massagens linfáticas regulares impedem que sua taxa metabólica basal diminua, ajudando a evitar o ganho de peso.

Dicas para potencializar os benefícios da drenagem linfática

Se você quer ajudar o seu sistema linfático, desintoxicar seu corpo e colaborar com a saúde, confira algumas dicas que podem ajudar a potencializar os benefícios da drenagem linfática.

  • Exercite-se regularmente: a prática de exercícios certamente ajudará a melhorar seu sistema linfático. O exercício físico ajuda a eliminar as toxinas do corpo.
  • Beba muita água: a água é muito importante para o fluido linfático e, sem ela, o sistema linfático simplesmente não funciona. Consuma pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Coma frutas: as frutas estão cheias de ácidos e enzimas que podem ajudar a limpar o seu sistema linfático. Se possível, coma frutas quando seu estômago estiver vazio, pois elas proporcionarão o máximo de benefícios.
  • Respire profundamente e faça exercícios de respiração: a respiração profunda ajuda a levar os fluidos linfáticos de seus tecidos para a corrente sanguínea. Tire alguns minutos por dia para relaxar e respirar profundamente.
  • Coma nozes e sementes: nozes e sementes cruas são cheias de ácidos graxos para ajudar o seu sistema linfático. Amêndoas, nozes, sementes de girassol e sementes de abóbora são ótimas opções.
  • Deite-se com as pernas para cima: deite-se de costas e coloque as pernas contra a parede. Deixe que os fluidos passem dos seus pés para o restante do corpo. Isso ajuda a estimular a drenagem.
  • Faça hidroterapia: na hidroterapia, você alterna os tratamentos com água quente e água fria. Isso estimula o sistema linfático e a liberação de toxinas armazenadas.

Efeitos colaterais

A drenagem costuma ser indolor e na maioria das vezes não apresenta riscos, porém alguns efeitos colaterais podem acontecer.

Em alguns casos, hematomas podem ocorrer no local onde a pressão firme é aplicada.

Além disso, náuseas e vômitos são dois efeitos colaterais raros, mas que podem acontecer depois de uma sessão de drenagem linfática.

Fontes e Referências Adicionais

O que você achou dos benefícios da drenagem linfática que separamos acima? Pretende experimentar o procedimento para que intuito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Drenagem linfática – Benefícios, dicas e como fazer!”