Dieta

O que é ovo orgânico? Benefícios e diferenças

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A busca por alimentos orgânicos vem aumentando a cada dia, já que esses produtos são considerados mais nutritivos, saudáveis e saborosos.

Um alimento orgânico é aquele cuja produção é sustentável. Além disso, não são usados produtos químicos artificiais ou substâncias prejudiciais à saúde. Dessa forma, na produção orgânica não ocorre o uso de fertilizantes, agrotóxicos sintéticos ou transgênicos, por exemplo.

Vários estudos indicam que os alimentos orgânicos são melhores e mais saudáveis do que os alimentos tradicionais. O ovo orgânico, por exemplo, é um deles.

Apenas observar as características de um ovo não é suficiente para identificar um ovo orgânico. Por exemplo, a cor da casca do ovo está relacionada à raça da galinha e não ao fato de o alimento ser orgânico ou não. Assim, é possível ter ovos orgânicos brancos ou marrons.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o ovo orgânico deve ser produzido em um sistema de manejo equilibrado, que respeita a saúde dos animais e do solo. Além disso, a alimentação das galinhas deve ser exclusivamente feita com ingredientes cultivados de forma orgânica.

Para que o ovo seja considerado orgânico, também é preciso que as galinhas tenham espaço para circular livremente. Por último, esses animais também não podem receber antibióticos rotineiramente para prevenção de doenças nem hormônios que estimulam o crescimento. Porém, ainda é possível usar certos antibióticos para tratar doenças, quando necessário.

Assim, é preciso cumprir e comprovar todos esses requisitos para que o produtor dos ovos obtenha o selo de certificação de produto orgânico pelo IBD (Instituto Biodinâmico).

Benefícios do ovo orgânico

O ovo, não só o orgânico, é um dos alimentos mais completos em relação aos nutrientes que oferece. Confira então os benefícios de consumir ovos.

É extremamente nutritivo

Devido aos cuidados com a alimentação das aves, o ovo orgânico pode ser mais nutritivo do que o ovo tradicional.

Um ovo orgânico contém cerca de 74 calorias e aproximadamente 6 gramas de proteína. Além disso, o alimento é rico em vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, D, E, K e do complexo B, além de fósforo, cálcio, zinco e selênio.

É bom para o colesterol

Apesar do alto nível de colesterol presente em um ovo, ingerir o alimento com moderação dentro de uma dieta equilibrada não causa complicações de saúde. Na verdade, o ovo ajuda a aumentar os níveis de colesterol HDL, considerado o colesterol bom. Assim, quando consumido sem excessos, o ovo não prejudica os níveis de colesterol total presente no sangue.

Pode melhorar a saúde do cérebro

O ovo é uma ótima fonte de colina, um nutriente indispensável para a saúde mental. A colina participa da produção de moléculas responsáveis por enviar sinais essenciais ao bom funcionamento do cérebro.

Contribui para a saúde dos olhos

Os antioxidantes luteína e zeaxantina presentes nas gemas do ovo ajudam a manter os olhos saudáveis. Essas substâncias agem prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de problemas na visão, como a catarata e a degeneração macular, por exemplo.

Ajuda a ganhar massa muscular

Por ser uma ótima fonte de proteínas, o ovo ajuda na hipertrofia muscular. De fato, o ovo contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para manter ou aumentar a massa muscular.

É rico em gorduras saudáveis

O ovo oferece ácidos graxos insaturados, principalmente o ômega 3. Esse tipo de gordura reduz os níveis de triglicerídeos no organismo, o que pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Vale ressaltar que ovos orgânicos geralmente apresentam níveis mais altos de ômega 3 do que os ovos tradicionais.

Pode ajudar a emagrecer

Como o ovo é rico em proteínas, ele ajuda a promover a sensação de saciedade. Isso se deve à digestão lenta das proteínas pelo organismo. Assim, consumir ovo pode diminuir a fome, o que pode contribuir para um menor consumo de calorias e a perda de peso.

No entanto, também é importante seguir uma dieta hipocalórica, incluindo alimentos saudáveis, para emagrecer mais rapidamente e manter a boa saúde.

Diferenças entre ovo orgânico e outros tipos

Hoje em dia existem muitos tipos de ovos, incluindo o orgânico, o caipira e o cage free. Para evitar confusões e saber exatamente o que você está comendo, confira as principais características de cada um deles.

Diferenças entre ovo orgânico, caipira, cage free e de granja

Além de ser alimentada exclusivamente com alimentos orgânicos, a galinha que produz o ovo orgânico deve ter acesso livre ao ambiente externo sempre que as condições climáticas estiverem favoráveis. Elas também devem ter acesso à sombra sem ter que disputar por espaço com outras aves.

Já o ovo caipira é produzido por galinhas caipiras criadas em um galinheiro, mas que tem acesso a uma área externa pelo menos durante o dia. A ração dessas galinhas não contém nenhum tipo de pigmento artificial e elas também comem verduras, legumes e ervas.

Há também o ovo cage free, que algumas pessoas confundem com o ovo orgânico. Nesse caso, tem-se galinhas livres de gaiolas, mas que não têm acesso ao ambiente externo. Elas vivem em um ambiente “livre” que contém ninhos, poleiros e luminosidade controlada. Além disso, sua alimentação é balanceada mas não é restrita a alimentos orgânicos.

Por último, o ovo de granja (ou industrial), é o ovo tradicional produzido por galinhas criadas em gaiolas e alimentadas com ração à base de milho e soja. Apesar de ter a saúde controlada, essas galinhas podem ser expostas mais frequentemente a antibióticos, transgênicos e alimentos produzidos com agrotóxicos sintéticos.

Vídeo: Erros comuns ao consumir ovos

Fique de olho nos erros que você precisa evitar quando for comer ovos!

Você já consumiu ovo orgânico? Notou alguma diferença em relação ao ovo tradicional? Comente abaixo!

5 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite