Dieta Hipocalórica – Tudo Que Você Precisa Saber

A dieta hipocalórica é bem conhecida, mas não é indicada para qualquer pessoa. Embora tecnicamente se possa afirmar que uma dieta hipocalórica é qualquer dieta com restrição de calorias, onde se gasta mais calorias por dia do que se come, vamos tratar aqui da dieta que é conhecida no meio médico.

Essa é uma dieta receitada por médicos especialmente para pacientes obesos que tenham taxa de IMC (Índice de Massa Corporal) maior ou igual a 30. Médicos especializados são os únicos que podem permitir a dieta hipocalórica, sempre seguida de acompanhamento, uma vez que ela é bastante restritiva. Nessa dieta a ingestão de calorias diárias não deve ser menor e nem maior do que 800 calorias, o que é considerado um valor baixo para o que estamos acostumados.

Alimentos da Dieta Hipocalórica

Nessa dieta existe um equilíbrio de consumo de certos alimentos específicos com shakes e cereais encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais. Por mais que alguns alimentos integrem o cardápio, a dieta consiste basicamente na substituição desses alimentos pelos shakes e, por este motivo, apenas podem ser realizadas por pessoas adultas e realmente obesas, uma vez que o emagrecimento ocorre inicialmente de forma drástica e depois, de maneira gradual.

Apenas pacientes que tiverem hipertensão e estiverem com uma taxa entre 27 e 30 no IMC poderão aderir a essa dieta, caso contrário, pessoas com esse índice de IMC e que não sofrem de hipertensão devem procurar outros métodos para perder peso.

Dieta com atividade física

A dieta hipocalórica tem mais resultados nos pacientes que aliam a atividade física à perda de peso. O ideal é que as atividades físicas sejam realizadas a cada dois dias para que o corpo se movimente e habitue-se com a nova rotina. Deixar de lado o sedentarismo através de atitudes simples, como caminhadas matutinas de uma hora, pode ajudar muito no resultado final e não exige muito tempo nem gasto de dinheiro com academias.

Porém, se preferir realizar certas atividades com acompanhamento de um profissional você poderá frequentar uma academia e realizar exercícios específicos de musculação e aeróbica com a supervisão de um professor. Algumas academias oferecem algumas aulas que podem ser interessantes como pilates, yoga, dentre outras. A natação também é sempre uma ótima escolha, uma vez que trabalha diversos músculos ao mesmo tempo.

Redução do consumo

Além da diminuição de calorias, o cardápio deve ser equilibrado e não pode-se deixar de lado a ingestão de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais, que devem ser consumidos em quantidades ideais, ou seja, nada exagerado. É indicado ficar atento a pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na dieta hipocalórica. São hábitos que podem ser integrados no seu dia a dia.

Importante lembrar que essa dieta exige paciência, força de vontade e disciplina, pois ocorre de forma saudável e gradual e, para pessoas que estão muito acima do peso, pode ser um pouco complicado no começo, mas nada que um estímulo, um objetivo bem traçado e um acompanhamento médico não resolvam.

Dicas Gerais

  • O ideal é fazer cinco refeições ao dia, que seriam o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Não é preciso fazer a ceia, apenas se for realmente muito necessário. O intervalo entre cada alimentação deve ser de três horas.
  • Reduzir as porções de cada refeição também ajuda. Se você costuma fazer um senhor prato, você pode reduzir essa quantidade aos poucos, comendo até se sentir satisfeito e não por prazer ou gula. Saiba controlar seu apetite e sua ânsia por comida. Trocar pratos maiores por menores ajuda bastante nesse controle.
  • Ao optar por determinadas comidas, prefira aquelas mais saudáveis e alimentos menos calóricos como frutas, legumes e verduras. Evite ou consuma com menos frequência frituras, doces, refrigerantes, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.
  • Busque comprar alimentos sempre frescos em feiras e hortifrutis. Evite com todas as suas forças alimentos industrializados e congelados que possuem sódio e gorduras saturadas. Quanto mais processado, maior a quantidade de aditivos químicos e menos nutrientes.
  • Substituir o leite e seus derivados pelos desnatados ajuda, assim como trocar o iogurte natural pelo light, queijos amarelos pelos brancos e assim por diante.
  • Antecipe as refeições principais (almoço e jantar) com um belo prato de salada de entrada. Isso dará saciedade para o prato principal.
  • Prepare as proteínas sempre grelhadas, assadas ou cozidas.
  • Consuma água sem medo, isso irá te manter hidratado e causará mais saciedade. Você pode optar por sucos de frutas que também te deixará nutrido e saciado.
  • Observe as quantidades indicadas na tabela nutricional dos produtos e faça as contas para não ultrapassar as 800 calorias.
  • Elimine o açúcar de vez da sua dieta, utilizando adoçante artificial.
  • Consuma com parcimônia os pães, sejam os normais ou integrais, pois ambos possuem amido que se convertem em glicose (açúcar) no organismo.

Exemplo de dieta hipocalórica

  • Café da manhã: 200 ml de leite desnatado ou chá ou café com adoçante artificial, meio pão francês e uma fatia pequena de queijo minas ou ricota ou cottage.
  • Lanche da manhã: Uma fruta, pode ser uma pêra, uma maçã, um kiwi, laranja ou pêssego. Escolha frutas com baixas calorias, evite banana, melancia, abacate e coco, que são calóricos.
  • Almoço: uma concha cheia de sopa de legumes, 1 filé de peixe cozido a vapor e 150g de salada de brócolis, alface, tomate ou cenoura bem temperado. Para a sobremesa pode ser um iogurte light, uma gelatina ou uma fruta.
  • Lanche da tarde: 2 iogurtes naturais batidos e 1 pão francês com pouca manteiga. Se preferir, você pode fazer um suco de frutas, tomar um chá com torrada ou algo do tipo.
  • Jantar: Uma concha cheia de sopa de legumes e um ovo cozido.
  • Ceia: Se fizer questão de fazer a ceia, tome um copo de leite desnatado e cereais.

Boa sorte!

Você acha que conseguiria passar por uma dieta hipocalórica? Você realmente necessitaria fazer uma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 3,72 de 5)
Loading...

Deixe um comentário