O Que Faz Mal Para os Rins?

Manter o corpo saudável é fundamental para conseguirmos ter uma vida com qualidade e livre de doenças. Existem diversos órgãos importantes no organismo e que possuem muitas funções essenciais.

Os rins, por exemplo, exercem funções que, com problemas, podem prejudicar muitas outras partes do corpo e, por este motivo, devemos manter a saúde deste órgão da melhor forma possível. Saber o que faz mal para os rins pode ajudar na melhora dos hábitos de vida e garantir um corpo livre de problemas e doenças.

Vamos conhecer, então, o que faz mal para os rins e saber como manter a saúde destes órgãos em dia. 

Quais as funções dos rins no organismo?

Os rins são de fundamental importância para o organismo, mas são poucas as pessoas que entendem o seu papel para a saúde como um todo. Mesmo quando ocorre um declínio das funções renais, ainda é possível viver bem, mostrando que os danos causados aos rins nem sempre podem ser percebidos ao longo da vida.

Os problemas renais podem trazer graves sintomas e, caso não sejam adequadamente tratados, podem levar o paciente a óbito em poucos dias. Os rins funcionam como um sistema de gestão bastante sofisticado de resíduos, auxiliando na separação dos tipos de toxinas e mantendo o sangue purificado.

O corpo humano possui dois rins, sendo que cada um deles possui o tamanho de um punho fechado, em formato de feijão, contendo um peso aproximado de 150 gramas. Eles estão localizados nos dois lados da coluna vertebral e estão posicionados abaixo da caixa torácica. Estes órgãos são protegidos por uma camada de tecido adiposo, pelas costelas inferiores e também por uma quantidade grande de músculos que garantem a adequada proteção dos rins.

Cada rim possui a capacidade de filtrar uma grande quantidade de sangue, sendo formado por uma estrutura de um milhão de pequenos filtros conhecidos como nefrónios. Todos os líquidos que estão em excesso e as substâncias que são consideradas tóxicas ou indesejadas serão, posteriormente, transformados em urina e serão expelidas dos rins para a bexiga.

Além disso, os rins também atuam na produção e na regulação de diversos hormônios e de enzimas que ajudam na manutenção da saúde dos ossos, na produção dos glóbulos vermelhos e também no controle da pressão arterial.

O que faz mal para os rins?

Quando se pensa na saúde como um todo, muitas vezes as pessoas subestimam a importância dos rins. Muitos fatores podem estar envolvidos no desenvolvimento das doenças renais e é fundamental que as pessoas tenham consciência dos riscos e que possam ter as atitudes necessárias para que se consiga manter a saúde dos rins e para que sejam evitados possíveis danos a estes órgãos.

Veja, a seguir, o que faz mal para os rins:

1. Beber pouca água

Os rins são responsáveis por drenar os resíduos metabólicos no organismo, auxiliando no equilíbrio da quantidade de glóbulos vermelhos no organismo. E para que isto aconteça de forma eficiente, é necessária uma quantidade mínima de água. A água é fundamental tanto para o transporte de nutrientes no organismo quanto para auxiliar na eliminação dos resíduos. Recomenda-se uma ingestão de pelo menos 35 mL de água por quilo de peso corporal.

2. Fumar

Estudos mostram que fumar pode ser um dos maiores causadores dos problemas renais. Pessoas que fumam possuem três vezes mais chances de apresentar uma função renal reduzida. Além disso, estas pessoas também têm uma probabilidade de quatro a cinco vezes maior de ter um problema de trombose cerebral ou de ter um ataque cardíaco. O Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia já fez referência a inúmeros estudos que mostram a relação entre o tabagismo e a diminuição da função renal.

3. Beber muitos líquidos contendo açúcar

O uso abusivo de açúcar para adoçar diversos alimentos e bebidas, assim como o consumo em excesso de bebidas contendo açúcar como os refrigerantes e os sucos concentrados, pode prejudicar as funções dos rins e gerar muitos problemas de saúde.

Estudos mostram que o consumo de açúcar está relacionado ao aumento dos índices de pressão arterial, diabetes e também de doenças renais. Outra pesquisa realizada em Osaka, no Japão, descobriu que as pessoas que bebem maiores quantidades de refrigerante possuem proteína na urina, que é um dos primeiros sinais de danos nos rins.

4. Dormir pouco

De acordo com uma publicação realizada pela Science Daily, a baixa qualidade do sono pode causar muitas doenças, incluindo doenças renais. Pesquisadores dizem que os tecidos renais são renovados durante a noite, no período em que estamos dormindo e, por este motivo, quando a pessoa não tem uma noite de sono adequada, os rins podem sofrer danos sérios.

5. Consumo excessivo de sal

Assim como o consumo de açúcar pode causar danos aos rins, o mesmo acontece com o excesso de sal. O sódio é importante para o organismo, mas quando em excesso pode aumentar de forma considerável a pressão arterial, gerando maior pressão nos rins. Além disso, o sal também pode causar o desenvolvimento de pedras nos rins, agravando ainda mais os sintomas e provocando náuseas, dores intensas e dificuldade em urinar.

6. Comer muita proteína

O que faz mal para os rins além do sal e do açúcar também é o consumo de altas quantidades de proteínas. Este nutriente é de grande importância para o nosso organismo, mas quantidades muito altas de proteínas podem sobrecarregar os rins, principalmente em pacientes que já apresentam algum problema renal.

O ideal é que se receba a orientação de um profissional da área de saúde para saber quais as porções adequadas e também quais as melhores fontes de proteínas na alimentação.

7. Uso abusivo de álcool

O álcool pode causar graves danos ao organismo como um todo e, principalmente, para os rins. Um estudo mostrou que homens que bebem mais do que 14 doses de bebidas alcoólicas por semana possuem duas vezes mais chance de desenvolver uma doença renal. Em alguns casos, o paciente pode ter graves lesões renais e pode ser necessário o uso de diálise para compensação da função renal perdida através do uso de aparelhos.

8. Uso de medicamentos analgésicos

Estudos mostram que os medicamentos para dor, como o paracetamol, a aspirina e o ibuprofeno, quando são utilizados com frequência e em grandes quantidades, podem causar danos aos rins. O ideal é que se procure um médico para que este possa orientar em relação ao uso deste tipo de remédio, evitando, assim, problemas graves de saúde no futuro.

9. Uso de drogas

As drogas podem causar danos muito graves e irreversíveis no organismo. Pesquisas mostram que drogas como a cocaína, a heroína e a metanfetamina podem gerar danos aos rins de diversas maneiras. Algumas destas drogas podem, por exemplo, aumentar a pressão arterial e isto também gera um aumento na pressão no interior dos rins, sendo uma das maiores causas das doenças renais.

Conclusão

Os rins são de fundamental importância para o organismo, porém são poucas as pessoas que entendem o seu papel para a saúde como um todo. Os problemas renais podem trazer graves sintomas e, caso não sejam adequadamente tratados, podem levar o paciente a óbito em poucos dias.

Os rins funcionam como um sistema de gestão bastante sofisticado de resíduos, auxiliando na separação dos tipos de toxinas e mantendo o sangue purificado. Saber o que faz mal para os rins e aplicar essas dicas no seu dia a dia é fundamental para que se garanta uma saúde completa.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já sabia o que faz mal para os rins e tem o costume de evitar esses hábitos em seu dia a dia? Já teve algum caso de doença ou cálculo renal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...

9 comentários em “O Que Faz Mal Para os Rins?”

  1. Só com o consentimento do nefro pode. Se for lasix 50 mg para este fins não . Acho que nem faça isso. Opte pelo hidrcortiazida 25.
    Cuidado heim.

  2. Quem tem pedra no rins pode tomar cerveja pé de porco salgado essas coisas que vai no feijão pode comer ou não

    • Uma boa noticia é pepino com limonada todos os dias.
      Feijão e rico em oxalato de cálcio. O citrato do limão dis solve justamente com o pepino. Os temidos calculos.
      O pepino de uma pesquisadas,
      Se disolve cálculos.
      A cerveja com abacaxi é diurético, almenta dramaticamente a eliminação dos tipos de calculos.
      E natural e os meus pequenos cálculos sumiram. Outros evaporam.

  3. Olá boa tarde
    Minha filha está com dilatação nos rins e a urina dela não firma na bexiga o q eu poderia fazer ou ela???

    • Dilataçao nos rins pode ter varios motivos.
      Neste caso pode ate ser diabetes.
      Inflamaçao dos rins.
      Dica.
      Ver a cor da urina, ver se está com volume urinario muito alto tem que ser investgado.

  4. Comer carne de porco pimenta beber ovos chupar manga sentia muita dor de cabeça tendo que fazer uso de medicamentos como analgésico e tomar até antibiótico para se livrar da dor

  5. Comer pimenta, carne de porco, comer ovos, chupar manga, me dá uma dor na cabeça muito forte, tendo tomar medicamentos, analgésicos, até antibióticos, para se livrar da dor

Deixe um comentário