Pesar-se Diariamente Estimula a Perda de Peso, Indica Pesquisa

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

De acordo com uma recente pesquisa americana, realizada pela Universidade Duke, localizada no estado da Carolina do Norte, conferir o próprio peso todos os dias pode estimular as pessoas a terem comportamentos mais saudáveis e obterem mais sucesso na perda de peso.

Segundo os pesquisadores, o estudo identificou que os indivíduos que tiveram o hábito de se pesar diariamente obtiveram maiores benefícios em relação ao emagrecimento, comparando-se com as pessoas que não tinham o costume de fazer isso com a mesma regularidade, porque essas eram justamente as pessoas que escolhiam ter uma alimentação mais saudável e praticar exercícios físicos.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas selecionaram um grupo de 91 pessoas com idade entre 18 e 60 anos, sem nenhum problema de saúde grave, classificados como sobrepesos e obesos e que tivessem acesso à internet. Divididos em dois grupos, os participantes tiveram que preencher um questionário a respeito de sua dieta, prática de atividades físicas e outros aspectos relacionados à saúde.

Ambos os grupos também receberam balanças com tecnologia wireless, que registrava dados do progresso de cada participante ao longo do tempo. Além disso, as pessoas pertencentes a um dos grupos foram instruídas a se pesarem na balança todos os dias.

Os participantes que se pesavam diariamente ainda recebiam mensagens com dicas e estratégias para a perda de peso, enquanto os do outro grupo não recebiam nada. Depois de seis meses, o resultado percebido foi que os que tiveram a recomendação de se pesar a cada dia perderem aproximadamente seis quilos enquanto os que acompanhavam o progresso do emagrecimento na balança a cada cinco dias ou uma vez por semana eliminaram três quilos.

Isso sem contar que os que conferiam o próprio peso diariamente passaram a ter 17 novos hábitos saudáveis – tais como a redução dos lanchinhos feitos entre uma refeição e outra, diminuição do número de refeições realizadas em restaurantes, aumento da prática de exercícios e registro de menor tempo passado em frente à televisão – contra somente novos sete hábitos positivos para a saúde dos participantes que não foram orientados a se pesar todos os dias.

Para uma das responsáveis pelo estudo, a nutricionista e pesquisadora da Universidade Duke, Dori Steinberg, o fato de conferir o peso todos os dias estimula as pessoas a ter uma compreensão sobre os alimentos que estão consumindo e como eles afetam o seu peso.

“Então eles têm uma tendência maior de reduzir suas porções, comer quantias suficientes de vegetais e usar um pedômetro (aparelho que contabiliza os passos dados por um corredor durante um treinamento, alguns modelos do produto também avaliam a velocidade, o ritmo do usuário e informam a quantidade de calorias queimadas por ele)”.

Partindo do princípio que pode ser bastante complicado fazer um registro detalhado da alimentação, os cientistas não incentivaram os participantes do estudo a fazerem isso: “Em vez disso, nós pedimos que eles se focassem em simplesmente se pesarem todos os dias como maneira de verificar se os exercícios e a dieta estavam funcionando”, explicou a nutricionista e pesquisadora Steinberg.

Por outro lado…

A especialista em obesidade pediátrica da Universidade da Califórnia, Kristine Madsen, acredita que a pesquisa da Universidade Duke não é tão definitiva assim devido ao fato de que as pessoas em um dos grupos deviam se pesar todos os dias e poderiam estar motivadas a perder peso de forma geral e não especificamente pelo fato de verificar o peso diariamente.

“Então, nós não sabemos se conferir o peso todos os dias realmente causou algum desses comportamentos saudáveis”.

Os responsáveis pela pesquisa também reconheceram que se trata de um estudo de pequeno porte e que ele não prova necessariamente que se pesar diariamente é o fator responsável por mudanças comportamentais que levam à perda de peso. Eles admitem que isso pode ser um reflexo de um esforço maior em relação ao emagrecimento e não especificamente uma causa para isso.

Mesmo assim, a especialista da Universidade da Califórnia acredita que se pesar todos os dias é uma boa maneira de acompanhar o próprio progresso e para Steinberg, da Universidade Duke, esse hábito não é apenas uma ferramenta útil para se manter em dia com o progresso do processo de emagrecimento, como também algo mais fácil de ser incorporado à rotina ao longo do tempo.

Você tem uma balança em casa e costuma pesar-se com frequência? Acha que isso realmente te ajuda a controlar o peso e estimula o emagrecimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário