Pesquisa Alemã Mostra Como o Chocolate Aumenta em 10% seu Emagrecimento

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Quem nunca ficou meio temeroso de dar uma engordadinha depois de comer um pedacinho de chocolate no meio do dia? Isso porque a ideia que temos a respeito dessa deliciosa guloseima é que ela não faz nada bem para a manutenção da boa forma.

Pois saiba que o conceito pode não estar tão certo assim no final das contas. Isso porque, indo contra essa ideia, uma pesquisa alemã realizada com pessoas entre 19 e 67 anos de idade, descobriu que o chocolate não apenas pode contribuir com a diminuição da cinturinha, como também reduz as taxas de colesterol e até ajuda a dormir bem.

Como isso ocorre? É graças à presença de compostos bioativos – substâncias que são associadas a uma série de efeitos positivos à saúde – no chocolate.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores separaram os voluntários do estudo em três grupos: um deles seguia uma dieta pobre em carboidratos, o segundo também seguia uma dieta com baixo consumo de carboidratos, porém que determinava a ingestão de 42 g de chocolate amargo por dia, enquanto o último continuava com a sua alimentação habitual.

Além disso, os participantes também tiveram o peso e a medição química do sangue registrados e tiveram que responder questionários que perguntavam sobre o seu bem estar e a qualidade do sono.

Como já era de se esperar, o pessoal que estava no primeiro grupo, com a dieta restrita em carboidratos, conseguiu perder peso. O surpreendente foi que os voluntários que consumiram poucos carboidratos e comeram chocolate diariamente eliminaram 10% a mais de peso.

E não é só isso: enquanto quem estava comendo poucos carboidratos sem consumir chocolate recuperou o peso perdido dentro de três semanas – no chamado efeito sanfona – quem comeu o doce não teve os quilos perdidos de volta.

Isso sem contar que os participantes que comeram chocolate durante o experimento também declararam terem tido melhores noites de sono e os níveis de colesterol no sangue deles ainda foi diminuído.

O diretor de pesquisa de uma instituição de dieta e saúde sem fins lucrativos Johannes Bohannon afirmou que surpreendentemente o efeito positivo do chocolate realmente é verdadeiro, mas ressaltou o fato de que não basta simplesmente comer a guloseima para obter seus benefícios.

“Não é suficiente simplesmente consumir chocolate, mas combinar com exercícios e uma redução (no consumo) de carboidratos. Nossos dados indicam que o chocolate pode ser um acelerador da perda de peso. Os pesquisadores sugerem que chocolates ricos em cacau podem melhorar outras dietas também”, explicou.

Ficou claro então que apesar do chocolate não ser o vilão da dieta e inclusive poder contribuir com ela, não adiantará nada se empaturrar da guloseima e esperar emagrecer. É preciso escolher o tipo certo do doce, tendo em vista que a pesquisa foi feita com chocolate amargo e o especialista citou os ricos em cacau na sua explicação, e não deixar de seguir uma dieta apropriada.

O estudo foi divulgado na publicação International Archives of Medicine (Arquivos Internacionais de Medicina, tradução livre).

Você acredita que o chocolate possa te ajudar no emagrecimento mesmo? Com que frequência costuma comer um pedacinho? E de que tipo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário