Ver resumo
- Pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, criaram uma alga nutritiva que ganha sabor de bacon quando frita.
- O cientista Chris Langdon e sua equipe do Centro de Ciências Marítimas de Hatfield levaram 15 anos para desenvolver e patentear o alimento.
- A alga pertence à espécie Palmaria palmata, cresce nas costas dos Oceanos Pacífico e Atlântico e é vendida seca, como suplemento nutricional.
- Segundo os pesquisadores, 16% do peso seco da alga é composto por proteínas, além de vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo descrita como um superalimento com o dobro do valor nutricional da couve.
- A equipe da universidade já desenvolveu produtos feitos com a alga, como um biscoito de arroz à base da erva marinha e um molho para salada.
Quando você pensa em um alimento nutritivo que opções de comida vêm à sua cabeça? Frutas? Verduras? Legumes? Grãos? Qualquer que tenha sido a alternativa que passou por sua mente, certamente o bacon não foi uma delas, não é mesmo?
Pois saiba que agora já é possível aproveitar todo o sabor suculento dessa comida e ao mesmo tempo abastecer o organismo com nutrientes. Tudo isso graças a um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos. Eles foram os responsáveis pela criação de uma alga altamente nutritiva, cujo gosto é igual ao do bacon.
Conforme explicou um dos cientistas da instituição, Chris Langdon, ao ser fritada é que a alga ganha um sabor bastante forte de bacon. Langdon e os seus colegas do Centro de Ciências Marítimas de Hatfield demoraram 15 anos para desenvolver e patentear o alimento.
De acordo com os estudiosos, 16% de seu peso seco é composto por proteínas e a alga também é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Além disso, ela faz parte da espécie Palmaria palmata, trata-se de uma variação de uma alga que cresce nas costas dos Oceanos Pacífico e Atlântico, é comercializada em seu formato seco, como suplemento nutricional e possui folhas vermelhas, que lembram a alface.
Segundo o membro do corpo docente da Faculdade de Negócios da Universidade Estadual de Oregon, Chuck Toombs, a alga é um superalimento que contém o dobro do valor nutricional da couve.
Agora, Toombs tem trabalhado com o Centro de Inovação em Alimentos da universidade e uma equipe inclusive já produziu alguns itens feitos à base da alga nutritiva com sabor de bacon. Foram desenvolvidos um biscoito de arroz à base de erva marinha e um molho para salada.