Intestino

Pipoca prende ou solta o intestino?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A pipoca é um alimento super prático e democrático, e pode ser extremamente saudável dependendo da forma como é preparada. Ela é uma ótima aliada na manutenção do sistema digestivo, pois contém uma parte significativa de fibras em sua composição.

Esse potente cereal auxilia no trânsito intestinal, contribuindo para redução da absorção de glicose e carboidratos, tornando-se bastante útil no tratamento da constipação e desconforto intestinal.

O consumo moderado da pipoca ainda ajuda a acelerar o metabolismo, promove saciedade, sendo indicada para um programa alimentar cujo objetivo seja a redução de peso.

Os efeitos da pipoca no sistema digestivo

Um excelente indicativo para que possamos descobrir se determinado alimento é capaz de soltar ou prender o intestino é analisar a quantidade de fibras presentes em sua composição nutricional.

A pipoca é rica em fibras e por isso ajuda a soltar o intestino. Em uma porção equivalente a três xícaras de pipoca estourada na pipoqueira a ar quente (sem óleo), encontramos 3,6 g de fibras.

continua depois da publicidade

As fibras passam pelo sistema digestivo sem serem absorvidas, e descem para o cólon, onde alimentam as bactérias benéficas do intestino, favorecendo o equilíbrio da flora intestinal, adicionando volume e amolecendo as fezes, favorecendo o processo de evacuação.

O problema da manteiga e do óleo

A prisão de ventre pode ser causada por uma alimentação pobre em fibras e rica em gorduras. Então, embora a pipoca seja uma boa fonte de fibras, se preparada em óleo ou manteiga, ela se tornará muito gordurosa.

Além disso, encher a pipoca de sal também pode prejudicar os benefícios que ela traz em relação ao combate ao intestino preso.

A forma mais saudável de consumir pipoca é prepará-la em uma panela com um filete de azeite ou óleo de coco, ou então comprar uma pipoqueira caseira, que é uma máquina pequena onde o milho é estourado com o calor do ar, e não há a necessidade de adicionar gordura nenhuma.

continua depois da publicidade

Cuidados exigidos pelo consumo de fibras em geral

Embora os alimentos que contenham fibras possam facilitar o trânsito intestinal, o consumo em excesso desse nutriente pode ser maléfico à nossa saúde.

Se ingerirmos uma quantidade elevada de fibras em um curto espaço de tempo, ao invés desse nutriente promover um alívio no intestino preso, ele pode agravar um quadro de prisão de ventre.

Quem não possui o hábito de ingerir muitas fibras deve aumentar o seu consumo de forma gradual, a fim de evitar uma possível constipação ou problemas digestivos, como inchaço e flatulência.

Além disso, as fibras necessitam de água para passar pelo sistema digestivo e formar o bolo fecal, e quando você consome mais fibras, mas não ingere uma quantidade suficiente de água, pode ocorrer o agravamento de um quadro de intestino preso e ainda sofrer com dores abdominais.

A ingestão de fibras sem a presença da água pode resultar ainda no ressecamento do intestino.

continua depois da publicidade

O excesso de fibras na alimentação

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a orientação para pessoas adultas consiste em consumir de 25 g a 35 g de fibras por dia.  

O consumo exagerado de fibras também pode provocar efeitos adversos, fazendo com que as fezes fiquem moles, ocasionando movimentos intestinais frequentes e diarreia, que também pode vir acompanhada de desidratação. Isso ocorre porque o corpo mobiliza a água presente no organismo para eliminá-las.

Além desses problemas, a ingestão excessiva deste nutriente pode comprometer a absorção de minerais e causar problemas abdominais como gases, inchaço e cólicas.

Vídeo: Pipoca engorda ou emagrece?

Confira o vídeo abaixo para entender como a pipoca pode influenciar outra questão: o peso!

Para você comer pipoca prende ou solta o intestino? Tem o costume de consumi-la como lanche durante a sua dieta? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
4 de 5 (31 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Tenho medo de comer qualquer coisa.Pois,uns dizem que isso engorda,aquilo prende o intestino, esse não pode,pois não tem dinheiro pra comprar.
    Então,compro ameixa seca sem caroço e como...não aguento mais ter que ir para o hospital com 23X18 de pressão,bolo fecal enorme..dor insuportável,ter que por supositório tomar remédio para intestino preso...claro tudo isso,todo esse inferno depois do AVC em 17/6/1018.
    Ainda bem que faço fisioterapia,caminhada,muaythai,judô e ballet clássico mesmo com 74 anos.

    ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ata

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Conteúdo muito exclarecedor, toda vez que como pipoca me da indigestão e gases, pensava que era alguma intolerância mas agora sei que é porque como em excesso

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Estou a 3 dias sofrendo com a ingestão de pipoca, com mta cólica e intestino solto, tô tomando remédio à 2 dias, água mineral gasosa e um isotônico, mesmo assim continua doendo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite